Fenómeno de investigação : fundamentos do dever de informar do enfermeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ana Sofia Castro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/36542
Resumo: O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem, na área de especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica: Enfermagem à pessoa em situação crítica. Tem como objetivo descrever e analisar o percurso realizado, com recurso a metodologia reflexiva, de modo a demonstrar as competências adquiridas e fundamentar a obtenção, tanto do título de mestre em Enfermagem, como de enfermeiro especialista na especialidade referida. Para o desenvolvimento das competências de mestre, nos termos do artigo 15º do regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior, realizei uma revisão scoping intitulada os “Fundamentos do Dever de Informar do Enfermeiro”. Esta revisão, posteriormente, fundamentou inúmeras atividades com vista ao desenvolvimento das competências de enfermeiro especialista. A informação é devida à pessoa, não só para promover o respeito pela autonomia, mas também, como um dos requisitos do princípio da beneficência. Em Portugal o dever de informação encontra-se previsto, no artigo 105º da Deontologia Profissional, mas carece de instrumentos de qualidade, orientadores da prática dos enfermeiros, para a transmissão da informação. A componente prática deste percurso académico e profissional teve lugar numa unidade de cuidados intensivos e num serviço de urgência geral. A análise das competências foi realizada à luz dos regulamentos que regulam as especialidades em enfermagem. Das competências comuns do enfermeiro especialista destaco o “domínio da responsabilidade ética e legal” onde demonstro competências de tomada de decisão ética e defesa dos princípios fundamentais. O desenvolvimento das competências específicas do enfermeiro especialista, nesta área de especialidade, foi transversal nos dois contextos de estágio sendo que as competências para cuidar da pessoa submetida a ventilação mecânica invasiva tiveram especial destaque na articulação com o dever de informar do enfermeiro.No fim deste percurso considero ter atingido os objetivos propostos, tendo desenvolvido cuidados de Enfermagem especializados. Acredito que esta jornada é o início do meu desenvolvimento como profissional que não prevê um fim, mas sim uma evolução contínua.
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Esta revisão, posteriormente, fundamentou inúmeras atividades com vista ao desenvolvimento das competências de enfermeiro especialista. A informação é devida à pessoa, não só para promover o respeito pela autonomia, mas também, como um dos requisitos do princípio da beneficência. Em Portugal o dever de informação encontra-se previsto, no artigo 105º da Deontologia Profissional, mas carece de instrumentos de qualidade, orientadores da prática dos enfermeiros, para a transmissão da informação. A componente prática deste percurso académico e profissional teve lugar numa unidade de cuidados intensivos e num serviço de urgência geral. A análise das competências foi realizada à luz dos regulamentos que regulam as especialidades em enfermagem. Das competências comuns do enfermeiro especialista destaco o “domínio da responsabilidade ética e legal” onde demonstro competências de tomada de decisão ética e defesa dos princípios fundamentais. O desenvolvimento das competências específicas do enfermeiro especialista, nesta área de especialidade, foi transversal nos dois contextos de estágio sendo que as competências para cuidar da pessoa submetida a ventilação mecânica invasiva tiveram especial destaque na articulação com o dever de informar do enfermeiro.No fim deste percurso considero ter atingido os objetivos propostos, tendo desenvolvido cuidados de Enfermagem especializados. Acredito que esta jornada é o início do meu desenvolvimento como profissional que não prevê um fim, mas sim uma evolução contínua.This report arises in the scope of the master’s degree in Medical-Surgical Nursing in the field of nursing for people in critical situations. It aims to describe and analyze the path taken, using reflective methodology, in order to demonstrate the skills acquired and justify obtaining both the title of Master of Nursing Science, as well as a specialist nurse in the mentioned field. For the development of the master’s degree skills, under the terms of article 15 of the legal system of degrees and diplomas in higher education, I carried out a scoping review entitled “Foundations of Duty to Inform: Nursing Practice”. This review subsequently grounded numerous activities with a view to developing the skills of the medical-surgical nurse. The information is due to the person not only to promote respect for autonomy, but also, as one of the requirements of beneficence. In Portugal, the duty of information is nested in article 105 of Professional Deontology, but it lacks instruments to guide the practice of nurses, regarding information. The practical component of this academic and professional path took place in an intensive care unit and in a general emergency service. The analysis of competences was carried out in the light of the regulations that regulate nursing specialties. Of the common skills of the specialist nurse, I highlight the “domain of ethical and legal responsibility” where I demonstrate skills of ethical decision-making and defense of fundamental principles. The development of the specific skills of the Medical-Surgical nurse, was transversal in the two internship contexts, and the skills to care for the person submitted to invasive mechanical ventilation had special emphasis on the articulation with the nurse's duty to inform. At the end of this journey, I consider that I have reached the proposed goals, having developed the ability to perform specialized nursing care. I believe that this journey is the beginning of my development as a professional and does not foresee an end, but a continuous evolution.Deodato, SérgioVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCorreia, Ana Sofia Castro2022-01-24T10:27:35Z2020-06-1820202020-06-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36542TID:202893960porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36542Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:42.078029Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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