Polissemias : o corpo múltiplo e as suas representações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/8567 |
Resumo: | Este texto analisa as representações corporais e os limites da sua representabilidade, numa sociedade predominantemente visual. Tendo em consideração, por um lado, os contributos teóricos de Michel Foucault e, nomeadamente, a sua noção de corpo dócil e, por outro lado, o conceito de um corpo vivido, postulado por Merleau-Ponty, reflecte-se sobre a forma como o corpo social e “construído” interage com o meio e sobre a possibilidade de se construírem definições precisas e estáveis de uma noção de corpo. O meio escolar é palco privilegiado para a investigação de representações normativas e estereotípicas do corpo, bem como para o estudo das consequências da padronização social de corpos idealizados. |
id |
RCAP_79392069c132b2168bafa1b16f40c85e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8567 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Polissemias : o corpo múltiplo e as suas representaçõesEDUCAÇÃOIMAGÉTICACORPO HUMANOREPRESENTAÇÕES SOCIAISIDENTIDADEESTEREÓTIPOSGÉNEROINTERAÇÃO SOCIALSOCIEDADEEDUCATIONIMAGERYHUMAN BODYSOCIAL REPRESENTATIONSIDENTITYSTEREOTYPESGENDERSOCIAL INTERACTIONSOCIETYEste texto analisa as representações corporais e os limites da sua representabilidade, numa sociedade predominantemente visual. Tendo em consideração, por um lado, os contributos teóricos de Michel Foucault e, nomeadamente, a sua noção de corpo dócil e, por outro lado, o conceito de um corpo vivido, postulado por Merleau-Ponty, reflecte-se sobre a forma como o corpo social e “construído” interage com o meio e sobre a possibilidade de se construírem definições precisas e estáveis de uma noção de corpo. O meio escolar é palco privilegiado para a investigação de representações normativas e estereotípicas do corpo, bem como para o estudo das consequências da padronização social de corpos idealizados.This essay examines bodily representation and the challenging of its limits under the scrutiny of a predominantly visual society. Relying on the writings of Michel Foucault (namely on his concept of “docile bodies”) and on the concept of a lived body developed by Merleau-Ponty, this text considers the ways in which the body as a social construct interacts with its environment while it questions the possibility of defining a stable and fixed body. Schools are a privileged space for researching normative and stereotypical representations of the body as well as for analyzing the consequences of a social standardization of idealized bodies.Edições Universitárias Lusófonas2018-03-01T17:14:36Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8567por2183-2102Almeida, Valentina deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:17Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8567Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:04.194119Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Polissemias : o corpo múltiplo e as suas representações |
title |
Polissemias : o corpo múltiplo e as suas representações |
spellingShingle |
Polissemias : o corpo múltiplo e as suas representações Almeida, Valentina de EDUCAÇÃO IMAGÉTICA CORPO HUMANO REPRESENTAÇÕES SOCIAIS IDENTIDADE ESTEREÓTIPOS GÉNERO INTERAÇÃO SOCIAL SOCIEDADE EDUCATION IMAGERY HUMAN BODY SOCIAL REPRESENTATIONS IDENTITY STEREOTYPES GENDER SOCIAL INTERACTION SOCIETY |
title_short |
Polissemias : o corpo múltiplo e as suas representações |
title_full |
Polissemias : o corpo múltiplo e as suas representações |
title_fullStr |
Polissemias : o corpo múltiplo e as suas representações |
title_full_unstemmed |
Polissemias : o corpo múltiplo e as suas representações |
title_sort |
Polissemias : o corpo múltiplo e as suas representações |
author |
Almeida, Valentina de |
author_facet |
Almeida, Valentina de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Valentina de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO IMAGÉTICA CORPO HUMANO REPRESENTAÇÕES SOCIAIS IDENTIDADE ESTEREÓTIPOS GÉNERO INTERAÇÃO SOCIAL SOCIEDADE EDUCATION IMAGERY HUMAN BODY SOCIAL REPRESENTATIONS IDENTITY STEREOTYPES GENDER SOCIAL INTERACTION SOCIETY |
topic |
EDUCAÇÃO IMAGÉTICA CORPO HUMANO REPRESENTAÇÕES SOCIAIS IDENTIDADE ESTEREÓTIPOS GÉNERO INTERAÇÃO SOCIAL SOCIEDADE EDUCATION IMAGERY HUMAN BODY SOCIAL REPRESENTATIONS IDENTITY STEREOTYPES GENDER SOCIAL INTERACTION SOCIETY |
description |
Este texto analisa as representações corporais e os limites da sua representabilidade, numa sociedade predominantemente visual. Tendo em consideração, por um lado, os contributos teóricos de Michel Foucault e, nomeadamente, a sua noção de corpo dócil e, por outro lado, o conceito de um corpo vivido, postulado por Merleau-Ponty, reflecte-se sobre a forma como o corpo social e “construído” interage com o meio e sobre a possibilidade de se construírem definições precisas e estáveis de uma noção de corpo. O meio escolar é palco privilegiado para a investigação de representações normativas e estereotípicas do corpo, bem como para o estudo das consequências da padronização social de corpos idealizados. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010 2018-03-01T17:14:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/8567 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/8567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131227995766784 |