Carlos Trincheiras: um olhar sobre o legado do coreógrafo português no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/11242 |
Resumo: | Quisemos homenagear, recordando, num ano em que se comemoraram as relações Portugal-Brasil (2013), o coreógrafo português que, uma vez estabelecido no Brasil, em agosto de 1979, se perdeu na forma adormecida das memórias que cada um guarda do seu legado. Procurámos lembrar a sua estadia naquele país, cunho que não terá passado despercebido na cidade de Curitiba, estado do Paraná, onde se estabeleceu. Tomou, como sede do seu trabalho, o Teatro Guaíra, dando um novo ímpeto a um grupo de bailarino(a)s que, até à data, integrava o Corpo de Baile da Fundação Teatro Guaíra, ajudando e apoiando o seu crescimento em número e em experiência, incutindo uma nova dinâmica e filosofia de trabalho, em que o rigor técnico não intimidou a interpretação artística de quem dançava. |
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Carlos Trincheiras: um olhar sobre o legado do coreógrafo português no BrasilCarlos Trincheiras: a look at the legacy of the portuguese choreographer in BrazilCarlos TrincheirasBailadoCoreógrafo portuguêsO Grande Circo MísticoBalletPortuguese choreographerQuisemos homenagear, recordando, num ano em que se comemoraram as relações Portugal-Brasil (2013), o coreógrafo português que, uma vez estabelecido no Brasil, em agosto de 1979, se perdeu na forma adormecida das memórias que cada um guarda do seu legado. Procurámos lembrar a sua estadia naquele país, cunho que não terá passado despercebido na cidade de Curitiba, estado do Paraná, onde se estabeleceu. Tomou, como sede do seu trabalho, o Teatro Guaíra, dando um novo ímpeto a um grupo de bailarino(a)s que, até à data, integrava o Corpo de Baile da Fundação Teatro Guaíra, ajudando e apoiando o seu crescimento em número e em experiência, incutindo uma nova dinâmica e filosofia de trabalho, em que o rigor técnico não intimidou a interpretação artística de quem dançava.We wanted to pay homage, recalling, in a year in which Portugal-Brazil relations (2013) were celebrated, the Portuguese choreographer who, once established in Brasil, in August 1979, lost himself in the dormant form of the memories that each guard of the your legacy. We tried to remember his stay in that country, which have not gone unnoticed in the city of Curitiba, state of Paraná, where he settled. The Guaíra Theater was the headquarters of his work, giving new impetus to a group of ballet dancers who, until then, were part of the Teatro Guaíra Foundation's Ballet, helping and supporting their growth in number and in experience, instilling a new dynamic and work philosophy, in which the technical rigor did not intimidate the artistic interpretation of those who danced.Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter ClodeRepositório AbertoDias, Teresa Norton2021-10-11T08:45:51Z2020-092020-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11242por1647-905Xhttps://doi.org/10.34639/rpea.v10i2.1612183-7481info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:38:39Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:42.493809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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