O efeito moderador da reserva cognitiva na associação negativa entre depressão e cognição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Inês Filipa Alves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/37508
Resumo: Enquadramento Teórico: A Perturbação Depressiva Major (PDM) é uma patologia psiquiátrica cujas manifestações clínicas se evidenciam ao nível emocional, cognitivo e funcional, sendo considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a maior causa de incapacidade no mundo. Contudo, as manifestações cognitivas entre sujeitos com PDM, mais frequentes ao nível da atenção, das funções executivas e da memória, parecem não ser homogéneas, observando-se doentes com alterações mais severas do que outros. Uma das possíveis explicações para a heterogeneidade encontrada entre estudos, poderá ser a Reserva Cognitiva (RC), um conceito que sugere que a estimulação cognitiva ao longo de toda a vida, através de diversos tipos de atividades, resulta numa maior capacidade do cérebro para lidar com os danos decorrentes de uma patologia. Assim, este estudo pretende averiguar a influência da RC, medida pela Cognitive Reserve Index questionare (CRIq), na performance cognitiva de sujeitos com PDM, em comparação com um grupo de controlo através de testes neuropsicológicos. Metodologia: Foram recrutadas, através de uma amostragem por conveniência, catorze pessoas de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 51 e os 67 anos e escolaridade entre os 4 e os 22 anos, com diagnóstico clínico de PDM. Doze pessoas sem história prévia de doenças psiquiátricas ou neurológicas, com idades compreendidas entre os 50 e os 69 anos e escolaridade entre os 4 e os 22 anos, foram também recrutadas por conveniência. Aplicou-se o MoCA, a prova de Vocabulário da WAIS-III, a Memória Lógica I e II, Pares de Palavras I e II e a Sequência de Letras e Números (SLN) da WMSIII, o Trail Making Test parte A e parte B (TMT A e B) e a prova de Fluência Verbal Fonémica, na avaliação neuropsicológica. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas no desempenho entre os grupos na Memória Lógica II e na Fluência Verbal Fonémica. No Grupo Clínico III observaram-se correlações significativas entre a RC total e o desempenho no TMT A, TMT B-A, SLN e na Fluência Verbal Fonémica. A CRI-Tempo Livre apresentou correlações significativas exatamente com as mesmas provas que a CRI-Total; a CRIescola apresentou correlações significativas com todas as provas e a CRI-Trabalho só apresentou uma correlação significativa com a SLN. No Grupo de Controlo, apenas se observaram correlações significativas entre a CRI-Escola e a Memória Lógica II, Pares de Palavras II e a SLN; e a CRI-Tempo Livre com o TMT A. Conclusões: A RC parece desempenhar um papel relevante na manutenção do funcionamento cognitivo na PDM, embora fatores como a escolaridade, mas sobretudo as atividades de tempo livre, pareçam ter um peso maior do que fatores como a profissão. Os resultados obtidos sugerem a RC pode atuar como um mecanismo compensatório da cognição de sujeitos com PDM, particularmente ao nível do funcionamento executivo.
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spelling O efeito moderador da reserva cognitiva na associação negativa entre depressão e cogniçãoThe moderating effect of cognitive reserve in the negative association between depression and cognitionPerturbação Depressiva MajorReserva cognitivaCRIqMajor Depressive DisorderCognitive reserveDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaEnquadramento Teórico: A Perturbação Depressiva Major (PDM) é uma patologia psiquiátrica cujas manifestações clínicas se evidenciam ao nível emocional, cognitivo e funcional, sendo considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a maior causa de incapacidade no mundo. Contudo, as manifestações cognitivas entre sujeitos com PDM, mais frequentes ao nível da atenção, das funções executivas e da memória, parecem não ser homogéneas, observando-se doentes com alterações mais severas do que outros. Uma das possíveis explicações para a heterogeneidade encontrada entre estudos, poderá ser a Reserva Cognitiva (RC), um conceito que sugere que a estimulação cognitiva ao longo de toda a vida, através de diversos tipos de atividades, resulta numa maior capacidade do cérebro para lidar com os danos decorrentes de uma patologia. Assim, este estudo pretende averiguar a influência da RC, medida pela Cognitive Reserve Index questionare (CRIq), na performance cognitiva de sujeitos com PDM, em comparação com um grupo de controlo através de testes neuropsicológicos. Metodologia: Foram recrutadas, através de uma amostragem por conveniência, catorze pessoas de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 51 e os 67 anos e escolaridade entre os 4 e os 22 anos, com diagnóstico clínico de PDM. Doze pessoas sem história prévia de doenças psiquiátricas ou neurológicas, com idades compreendidas entre os 50 e os 69 anos e escolaridade entre os 4 e os 22 anos, foram também recrutadas por conveniência. Aplicou-se o MoCA, a prova de Vocabulário da WAIS-III, a Memória Lógica I e II, Pares de Palavras I e II e a Sequência de Letras e Números (SLN) da WMSIII, o Trail Making Test parte A e parte B (TMT A e B) e a prova de Fluência Verbal Fonémica, na avaliação neuropsicológica. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas no desempenho entre os grupos na Memória Lógica II e na Fluência Verbal Fonémica. No Grupo Clínico III observaram-se correlações significativas entre a RC total e o desempenho no TMT A, TMT B-A, SLN e na Fluência Verbal Fonémica. A CRI-Tempo Livre apresentou correlações significativas exatamente com as mesmas provas que a CRI-Total; a CRIescola apresentou correlações significativas com todas as provas e a CRI-Trabalho só apresentou uma correlação significativa com a SLN. No Grupo de Controlo, apenas se observaram correlações significativas entre a CRI-Escola e a Memória Lógica II, Pares de Palavras II e a SLN; e a CRI-Tempo Livre com o TMT A. Conclusões: A RC parece desempenhar um papel relevante na manutenção do funcionamento cognitivo na PDM, embora fatores como a escolaridade, mas sobretudo as atividades de tempo livre, pareçam ter um peso maior do que fatores como a profissão. Os resultados obtidos sugerem a RC pode atuar como um mecanismo compensatório da cognição de sujeitos com PDM, particularmente ao nível do funcionamento executivo.Theoretical Background: Major Depressive Disorder (MDD) is a psychiatric disorder whose clinical manifestations are evidenced at emotional, cognitive, and functional levels, being considered by the World Health Organization (WHO) as the leading cause of disability worldwide. However, the cognitive manifestations among subjects with MDD, most frequently in attention, executive functions, and memory, do not seem to be homogeneous, with patients with more severe alterations than others. One of the possible explanations for the heterogeneity found between studies may be the Cognitive Reserve (CR), a concept that suggests that cognitive stimulation throughout life, through different types of activities, outcomes in a greater capacity of the brain to deal with the damage resulting from a pathology. Thus, this study aims to investigate the influence of CR, measured by the Cognitive Reserve Index questionnaire (CRIq), on the cognitive performance of subjects with MDD, compared to a control group through neuropsychological tests. Method: Fourteen subjects of both sexes, aged between 51 and 67 years and with an education between 4 and 22 years, with a clinical diagnosis of MDD, were recruited through a convenience sampling. Twelve subjects with no previous history of psychiatric or neurological illnesses, aged between 50 and 69 years, with an education between 4 and 22 years, were also recruited by convenience. We applied the MoCA, the WAIS-III Vocabulary test, the WMS-III Logical Memory I and II, Word Pairs I and II, and Letter and Number Sequence (SLN), the Trail Making Test part A and part B (TMT A and B), and the Phonemic Verbal Fluency test for neuropsychological assessment. Results: Significant differences were found in performance between the groups in Logical Memory II and Phonemic Verbal Fluency. In the Clinical Group, significant correlations were observed between total CR and performance in TMT A, TMT B-A, V SLN and Phonemic Verbal Fluency. The Free-Time CRI showed significant correlations with the same tests as the Total CRI; the School CRI showed significant correlations with all tests and the Work CRI only showed a significant correlation with the SLN. In the Control Group, significant correlations were only observed between the CRI-School and Logical Memory II, Word Pairs II and the SLN; and the CRI-Free Time with the TMT A. Conclusions: CR seems to play a relevant role in maintaining cognitive functioning in MDD, although factors such as schooling, but especially free-time activities seem to have a greater weight than factors such as occupation. The results suggest that CR may act as a compensatory mechanism for cognition in subjects with MDD, especially at the executive functioningNunes, Maria Vânia SilvaRibeiro, FilipaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPereira, Inês Filipa Alves2022-05-11T12:40:59Z2021-12-2120212021-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37508TID:202899993porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:58Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:33.268329Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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