Educação gerontológica na contemporaneidade : a gerontagogia, as universidades de terceira idade e os nativos digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Henrique
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5382
Resumo: O artigo pretende apresentar uma contextualização relativa à dinâmica do processo de envelhecimento com uma reflexão acerca das suas diferentes valências. Tendo em consideração o aumento da esperança de vida, torna-se importante promover uma aprendizagem ao longo da vida ‘para’ e ‘com’ os cidadãos mais idosos. Neste âmbito, é realizada uma abordagem multidisciplinar onde se destaca a importância da gerontologia e da gerontagogia, num contexto de formação que se pretende ser mais ajustada às necessidades dos cidadãos mais idosos. Neste particular, de formação ao longo da vida, é dado um particular realce às Universidades da Terceira Idade a funcionar em Portugal, relativamente ao seu contributo educativo e, ao mesmo tempo, o seu contributo social. Atendendo ao facto de cada vez mais a presente sociedade do século XXI assentar em serviços e plataformas digitais, o artigo visa ainda promover uma reflexão crítica relativamente aos designados ‘nativos digitais’ e aos ‘imigrantes digitais’, no que respeita às respetivas competências digitais que lhes permitem exercer os seus direitos e os seus deveres como cidadãos. Neste novo contexto digital, torna-se importante incluir os cidadãos mais idosos no sentido de os capacitar para estes novos desafios proporcionando-lhes condições para que possam usufruir de um melhor e mais adequado envelhecimento.
id RCAP_7945ca31a13c8cbadeec84e3f186c4c9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5382
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação gerontológica na contemporaneidade : a gerontagogia, as universidades de terceira idade e os nativos digitaisEnvelhecimento humanoEducação gerontológicaGerontagogiaInclusão digitalUniversidades da terceira idadeO artigo pretende apresentar uma contextualização relativa à dinâmica do processo de envelhecimento com uma reflexão acerca das suas diferentes valências. Tendo em consideração o aumento da esperança de vida, torna-se importante promover uma aprendizagem ao longo da vida ‘para’ e ‘com’ os cidadãos mais idosos. Neste âmbito, é realizada uma abordagem multidisciplinar onde se destaca a importância da gerontologia e da gerontagogia, num contexto de formação que se pretende ser mais ajustada às necessidades dos cidadãos mais idosos. Neste particular, de formação ao longo da vida, é dado um particular realce às Universidades da Terceira Idade a funcionar em Portugal, relativamente ao seu contributo educativo e, ao mesmo tempo, o seu contributo social. Atendendo ao facto de cada vez mais a presente sociedade do século XXI assentar em serviços e plataformas digitais, o artigo visa ainda promover uma reflexão crítica relativamente aos designados ‘nativos digitais’ e aos ‘imigrantes digitais’, no que respeita às respetivas competências digitais que lhes permitem exercer os seus direitos e os seus deveres como cidadãos. Neste novo contexto digital, torna-se importante incluir os cidadãos mais idosos no sentido de os capacitar para estes novos desafios proporcionando-lhes condições para que possam usufruir de um melhor e mais adequado envelhecimento.Universidade de Passo FundoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGil, Henrique2016-09-23T10:41:59Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5382porGIL, Henrique (2015) - Educação gerontológica na contemporaneidade : a gerontagogia, as universidades de terceira idade e os nativos digitais. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (RBCEH). ISSN 2317-6695. Vol. 12, nº 3, p. 212-233.2317-6695http://dx.doi.org/10.5335/rbceh.v12i3.6005info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:44:23Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5382Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:08.419781Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação gerontológica na contemporaneidade : a gerontagogia, as universidades de terceira idade e os nativos digitais
title Educação gerontológica na contemporaneidade : a gerontagogia, as universidades de terceira idade e os nativos digitais
spellingShingle Educação gerontológica na contemporaneidade : a gerontagogia, as universidades de terceira idade e os nativos digitais
Gil, Henrique
Envelhecimento humano
Educação gerontológica
Gerontagogia
Inclusão digital
Universidades da terceira idade
title_short Educação gerontológica na contemporaneidade : a gerontagogia, as universidades de terceira idade e os nativos digitais
title_full Educação gerontológica na contemporaneidade : a gerontagogia, as universidades de terceira idade e os nativos digitais
title_fullStr Educação gerontológica na contemporaneidade : a gerontagogia, as universidades de terceira idade e os nativos digitais
title_full_unstemmed Educação gerontológica na contemporaneidade : a gerontagogia, as universidades de terceira idade e os nativos digitais
title_sort Educação gerontológica na contemporaneidade : a gerontagogia, as universidades de terceira idade e os nativos digitais
author Gil, Henrique
author_facet Gil, Henrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento humano
Educação gerontológica
Gerontagogia
Inclusão digital
Universidades da terceira idade
topic Envelhecimento humano
Educação gerontológica
Gerontagogia
Inclusão digital
Universidades da terceira idade
description O artigo pretende apresentar uma contextualização relativa à dinâmica do processo de envelhecimento com uma reflexão acerca das suas diferentes valências. Tendo em consideração o aumento da esperança de vida, torna-se importante promover uma aprendizagem ao longo da vida ‘para’ e ‘com’ os cidadãos mais idosos. Neste âmbito, é realizada uma abordagem multidisciplinar onde se destaca a importância da gerontologia e da gerontagogia, num contexto de formação que se pretende ser mais ajustada às necessidades dos cidadãos mais idosos. Neste particular, de formação ao longo da vida, é dado um particular realce às Universidades da Terceira Idade a funcionar em Portugal, relativamente ao seu contributo educativo e, ao mesmo tempo, o seu contributo social. Atendendo ao facto de cada vez mais a presente sociedade do século XXI assentar em serviços e plataformas digitais, o artigo visa ainda promover uma reflexão crítica relativamente aos designados ‘nativos digitais’ e aos ‘imigrantes digitais’, no que respeita às respetivas competências digitais que lhes permitem exercer os seus direitos e os seus deveres como cidadãos. Neste novo contexto digital, torna-se importante incluir os cidadãos mais idosos no sentido de os capacitar para estes novos desafios proporcionando-lhes condições para que possam usufruir de um melhor e mais adequado envelhecimento.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-09-23T10:41:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5382
url http://hdl.handle.net/10400.11/5382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GIL, Henrique (2015) - Educação gerontológica na contemporaneidade : a gerontagogia, as universidades de terceira idade e os nativos digitais. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (RBCEH). ISSN 2317-6695. Vol. 12, nº 3, p. 212-233.
2317-6695
http://dx.doi.org/10.5335/rbceh.v12i3.6005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130820948000768