Da criação à formação: lugar de experimentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Madalena
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16009
Resumo: Os processos de criação que conduzem à construção da obra coreográfica e à possibilidade de se estabelecer um diálogo com modelos de ensino-aprendizagem da composição coreográfica, norteiam a reflexão proposta neste artigo. A época atual, como definida por Louppe (2012), compreende um conjunto de valores como a individualização e a produção, que exprimem a identidade de um projeto insubstituível e que promovem a redefinição e o reposicionamento do corpo e do gesto. O corpo e o movimento assumem múltiplas configurações e uma centralidade reveladora de premissas de exploração e experimentação que se formulam a partir de valores idiossincráticos cuja consideração se torna premente. A reconfiguração dos elementos constitutivos da dança, a redefinição do lugar do coreógrafo e do bailarino/intérprete contemporâneo, as noções de corpo e as premissas de construção de uma linguagem estão, no contexto das práticas coreográficas atuais, ancorados em princípios de abertura e singularidade. Refletindo sobre os processos de ensino-aprendizagem da composição coreográfica encontra-se, igualmente, a necessidade de pensar modelos dinâmicos e que se baseiam em princípios de descoberta. Lavender e Sullivan (2008), por exemplo, através dos Transformative Systems propõem um conjunto de proposições que sistematizam uma prática pedagógica onde se potencia e promove o diálogo com o discurso de coreógrafos sobre os seus processos de criação. Da possibilidade em fazer dialogar os processos de criação coreográfica e os modelos de formação resultará neste artigo a apresentação do Atlas Criativo – criação coreográfica contemporânea, ferramenta pedagógica cuja operacionalização tem como objetivos o desenvolvimento do potencial criativo, a experimentação de diferentes possibilidades e procedimentos implícitos à criação coreográfica contemporânea e o desenvolvimento de capacidades reflexivas, através do registo sistematizado dos processos de criação.
id RCAP_795b1f271e0ccc19f190bbfc2a0f8004
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16009
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da criação à formação: lugar de experimentaçãoCriação coreográficaEnsino-aprendizagemAtlas criativoOs processos de criação que conduzem à construção da obra coreográfica e à possibilidade de se estabelecer um diálogo com modelos de ensino-aprendizagem da composição coreográfica, norteiam a reflexão proposta neste artigo. A época atual, como definida por Louppe (2012), compreende um conjunto de valores como a individualização e a produção, que exprimem a identidade de um projeto insubstituível e que promovem a redefinição e o reposicionamento do corpo e do gesto. O corpo e o movimento assumem múltiplas configurações e uma centralidade reveladora de premissas de exploração e experimentação que se formulam a partir de valores idiossincráticos cuja consideração se torna premente. A reconfiguração dos elementos constitutivos da dança, a redefinição do lugar do coreógrafo e do bailarino/intérprete contemporâneo, as noções de corpo e as premissas de construção de uma linguagem estão, no contexto das práticas coreográficas atuais, ancorados em princípios de abertura e singularidade. Refletindo sobre os processos de ensino-aprendizagem da composição coreográfica encontra-se, igualmente, a necessidade de pensar modelos dinâmicos e que se baseiam em princípios de descoberta. Lavender e Sullivan (2008), por exemplo, através dos Transformative Systems propõem um conjunto de proposições que sistematizam uma prática pedagógica onde se potencia e promove o diálogo com o discurso de coreógrafos sobre os seus processos de criação. Da possibilidade em fazer dialogar os processos de criação coreográfica e os modelos de formação resultará neste artigo a apresentação do Atlas Criativo – criação coreográfica contemporânea, ferramenta pedagógica cuja operacionalização tem como objetivos o desenvolvimento do potencial criativo, a experimentação de diferentes possibilidades e procedimentos implícitos à criação coreográfica contemporânea e o desenvolvimento de capacidades reflexivas, através do registo sistematizado dos processos de criação.RED - Revista Estud(i)os de DançaRCIPLXavier, Madalena2023-05-11T14:08:46Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16009porXavier, M. (2023). Da criação à formação: lugar de experimentação. RED Revista Estúd(i)os de Dança, Vol. 1, nº 1, 1-12.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:14:12Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:37.420526Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da criação à formação: lugar de experimentação
title Da criação à formação: lugar de experimentação
spellingShingle Da criação à formação: lugar de experimentação
Xavier, Madalena
Criação coreográfica
Ensino-aprendizagem
Atlas criativo
title_short Da criação à formação: lugar de experimentação
title_full Da criação à formação: lugar de experimentação
title_fullStr Da criação à formação: lugar de experimentação
title_full_unstemmed Da criação à formação: lugar de experimentação
title_sort Da criação à formação: lugar de experimentação
author Xavier, Madalena
author_facet Xavier, Madalena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Madalena
dc.subject.por.fl_str_mv Criação coreográfica
Ensino-aprendizagem
Atlas criativo
topic Criação coreográfica
Ensino-aprendizagem
Atlas criativo
description Os processos de criação que conduzem à construção da obra coreográfica e à possibilidade de se estabelecer um diálogo com modelos de ensino-aprendizagem da composição coreográfica, norteiam a reflexão proposta neste artigo. A época atual, como definida por Louppe (2012), compreende um conjunto de valores como a individualização e a produção, que exprimem a identidade de um projeto insubstituível e que promovem a redefinição e o reposicionamento do corpo e do gesto. O corpo e o movimento assumem múltiplas configurações e uma centralidade reveladora de premissas de exploração e experimentação que se formulam a partir de valores idiossincráticos cuja consideração se torna premente. A reconfiguração dos elementos constitutivos da dança, a redefinição do lugar do coreógrafo e do bailarino/intérprete contemporâneo, as noções de corpo e as premissas de construção de uma linguagem estão, no contexto das práticas coreográficas atuais, ancorados em princípios de abertura e singularidade. Refletindo sobre os processos de ensino-aprendizagem da composição coreográfica encontra-se, igualmente, a necessidade de pensar modelos dinâmicos e que se baseiam em princípios de descoberta. Lavender e Sullivan (2008), por exemplo, através dos Transformative Systems propõem um conjunto de proposições que sistematizam uma prática pedagógica onde se potencia e promove o diálogo com o discurso de coreógrafos sobre os seus processos de criação. Da possibilidade em fazer dialogar os processos de criação coreográfica e os modelos de formação resultará neste artigo a apresentação do Atlas Criativo – criação coreográfica contemporânea, ferramenta pedagógica cuja operacionalização tem como objetivos o desenvolvimento do potencial criativo, a experimentação de diferentes possibilidades e procedimentos implícitos à criação coreográfica contemporânea e o desenvolvimento de capacidades reflexivas, através do registo sistematizado dos processos de criação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-11T14:08:46Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16009
url http://hdl.handle.net/10400.21/16009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Xavier, M. (2023). Da criação à formação: lugar de experimentação. RED Revista Estúd(i)os de Dança, Vol. 1, nº 1, 1-12.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RED - Revista Estud(i)os de Dança
publisher.none.fl_str_mv RED - Revista Estud(i)os de Dança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133508618158080