Para uma fundamentação antropológica e ética da educação, a escola como lugar de hospitalidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/22463 |
Resumo: | presente texto reflete sobre os fundamentos antropológicos e éticos da educação, tentando explorar o poder heurístico da noção de hospitalidade no quadro de uma filosofia da educação escolar indexada a valores de alteridade. Na linha de autores como Emmanuel Lévinas e Jacques Derrida, sustentamos que a experiência de acolhimento do outro, reconhecido e valorizado enquanto outro, constitui o acontecimento antropológico fundamental, a partir do qual podemos compreender a fecundidade dos seres mortais, a sua misteriosa, e paradoxal, vocação para a imortalidade e para a transcendência. A inscrição deste pressuposto no campo da educação, ao mesmo tempo que convoca uma reflexão substancial sobre a condição humana, obriga, em nosso entender, a considerar as implicações práticas decorrentes da necessidade de realização do imperativo de acolhimento ético, procurando, concretamente neste caso, indagar sobre as dimensões de ordem organizacional, profissional e pedagógica que nos permitem qualificar a escola, cada escola, como um lugar de hospitalidade. |
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