A CEI como Agente Mobilizador do Cluster da Pedra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral de Melo e Borba Menezes, Rebeca
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/23389
Resumo: O estudo contextualiza o papel da Companhia de Equipamentos Industriais (CEI) como agente mobilizador do Cluster da Pedra, tendo em conta o nível de contributo de outros setores, nomeadamente, do Calçado, para a sua aprendizagem. A implementação das tecnologias Lean Thinking, que se traduziram no movimento leanstone, têm contribuído para a melhoria da eficiência coletiva, para o incremento da inovação e para a qualificação e modernização do agregado económico das empresas que integram o cluster. A interação entre empresas e instituições, criando bases mais consistentes, tende a promover a convergência de estratégias que, por sua vez, promovem o desenvolvimento sustentado das empresas, do setor, e das suas regiões. As empresa envolvidas dinamizam “projetos em consórcio”, o que se afigura como uma mais valia na medida que introduzem e difundem a inovação tecnológica, e, desta forma, aumentam a competitividade. Estas “Redes Colaborativas” são consideradas uma fonte de desenvolvimento do conhecimento e uma ferramenta fundamental para os envolvidos se distinguirem e melhorarem o seu posicionamento no mercado. Através deste estudo, conseguimos avaliar o modelo estratégico utilizado pela CEI como “agente mobilizador” no processo de fertilização cruzada e transferência de tecnologia entre o Cluster dos Recursos Minerais e do Calçado, na região de Alcanede, Santarém, em Portugal. A empresa tem contribuído para a conceção de novas oportunidades, criando os fatores e as condições que facilitam os seus interesses comerciais e de todos os intervenientes no Cluster dos Recursos Minerais, transferindo conhecimento e tecnologia a partir das suas relações com outros Clusters, Centros de Investigação e desenvolvimento do Sistema de Ciência e Tecnologia (SCT), e da interação com outras empresas, clientes e fornecedores de máquinas e equipamentos. A aposta em investigação e inovação, tem potenciado o surgimento de soluções tecnológicas que têm contribuído vivamente para o aumento da criação de valor e, consequentemente, da competitividade do setor.
id RCAP_79779750c814271b6fed884ae33f5f48
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/23389
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A CEI como Agente Mobilizador do Cluster da PedraClusterFertilização cruzadainovaçãoagente mobilizadorO estudo contextualiza o papel da Companhia de Equipamentos Industriais (CEI) como agente mobilizador do Cluster da Pedra, tendo em conta o nível de contributo de outros setores, nomeadamente, do Calçado, para a sua aprendizagem. A implementação das tecnologias Lean Thinking, que se traduziram no movimento leanstone, têm contribuído para a melhoria da eficiência coletiva, para o incremento da inovação e para a qualificação e modernização do agregado económico das empresas que integram o cluster. A interação entre empresas e instituições, criando bases mais consistentes, tende a promover a convergência de estratégias que, por sua vez, promovem o desenvolvimento sustentado das empresas, do setor, e das suas regiões. As empresa envolvidas dinamizam “projetos em consórcio”, o que se afigura como uma mais valia na medida que introduzem e difundem a inovação tecnológica, e, desta forma, aumentam a competitividade. Estas “Redes Colaborativas” são consideradas uma fonte de desenvolvimento do conhecimento e uma ferramenta fundamental para os envolvidos se distinguirem e melhorarem o seu posicionamento no mercado. Através deste estudo, conseguimos avaliar o modelo estratégico utilizado pela CEI como “agente mobilizador” no processo de fertilização cruzada e transferência de tecnologia entre o Cluster dos Recursos Minerais e do Calçado, na região de Alcanede, Santarém, em Portugal. A empresa tem contribuído para a conceção de novas oportunidades, criando os fatores e as condições que facilitam os seus interesses comerciais e de todos os intervenientes no Cluster dos Recursos Minerais, transferindo conhecimento e tecnologia a partir das suas relações com outros Clusters, Centros de Investigação e desenvolvimento do Sistema de Ciência e Tecnologia (SCT), e da interação com outras empresas, clientes e fornecedores de máquinas e equipamentos. A aposta em investigação e inovação, tem potenciado o surgimento de soluções tecnológicas que têm contribuído vivamente para o aumento da criação de valor e, consequentemente, da competitividade do setor.Moreira de Carvalho, RuiRepositório ComumCabral de Melo e Borba Menezes, Rebeca2018-07-24T14:08:57Z2018-01-162018-06-22T00:00:00Z2018-06-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/23389201954133porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:35Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/23389Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:58.243048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A CEI como Agente Mobilizador do Cluster da Pedra
title A CEI como Agente Mobilizador do Cluster da Pedra
spellingShingle A CEI como Agente Mobilizador do Cluster da Pedra
Cabral de Melo e Borba Menezes, Rebeca
Cluster
Fertilização cruzada
inovação
agente mobilizador
title_short A CEI como Agente Mobilizador do Cluster da Pedra
title_full A CEI como Agente Mobilizador do Cluster da Pedra
title_fullStr A CEI como Agente Mobilizador do Cluster da Pedra
title_full_unstemmed A CEI como Agente Mobilizador do Cluster da Pedra
title_sort A CEI como Agente Mobilizador do Cluster da Pedra
author Cabral de Melo e Borba Menezes, Rebeca
author_facet Cabral de Melo e Borba Menezes, Rebeca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira de Carvalho, Rui
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral de Melo e Borba Menezes, Rebeca
dc.subject.por.fl_str_mv Cluster
Fertilização cruzada
inovação
agente mobilizador
topic Cluster
Fertilização cruzada
inovação
agente mobilizador
description O estudo contextualiza o papel da Companhia de Equipamentos Industriais (CEI) como agente mobilizador do Cluster da Pedra, tendo em conta o nível de contributo de outros setores, nomeadamente, do Calçado, para a sua aprendizagem. A implementação das tecnologias Lean Thinking, que se traduziram no movimento leanstone, têm contribuído para a melhoria da eficiência coletiva, para o incremento da inovação e para a qualificação e modernização do agregado económico das empresas que integram o cluster. A interação entre empresas e instituições, criando bases mais consistentes, tende a promover a convergência de estratégias que, por sua vez, promovem o desenvolvimento sustentado das empresas, do setor, e das suas regiões. As empresa envolvidas dinamizam “projetos em consórcio”, o que se afigura como uma mais valia na medida que introduzem e difundem a inovação tecnológica, e, desta forma, aumentam a competitividade. Estas “Redes Colaborativas” são consideradas uma fonte de desenvolvimento do conhecimento e uma ferramenta fundamental para os envolvidos se distinguirem e melhorarem o seu posicionamento no mercado. Através deste estudo, conseguimos avaliar o modelo estratégico utilizado pela CEI como “agente mobilizador” no processo de fertilização cruzada e transferência de tecnologia entre o Cluster dos Recursos Minerais e do Calçado, na região de Alcanede, Santarém, em Portugal. A empresa tem contribuído para a conceção de novas oportunidades, criando os fatores e as condições que facilitam os seus interesses comerciais e de todos os intervenientes no Cluster dos Recursos Minerais, transferindo conhecimento e tecnologia a partir das suas relações com outros Clusters, Centros de Investigação e desenvolvimento do Sistema de Ciência e Tecnologia (SCT), e da interação com outras empresas, clientes e fornecedores de máquinas e equipamentos. A aposta em investigação e inovação, tem potenciado o surgimento de soluções tecnológicas que têm contribuído vivamente para o aumento da criação de valor e, consequentemente, da competitividade do setor.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-24T14:08:57Z
2018-01-16
2018-06-22T00:00:00Z
2018-06-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/23389
201954133
url http://hdl.handle.net/10400.26/23389
identifier_str_mv 201954133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130041043386368