Touristic destination image: A study on Lisbon’s touristic destination image

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Dulce Rosa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6815
Resumo: A presente dissertação estuda a imagem turística de Lisboa, analisando, em detalhe, a sua estrutura e determinantes. O Turismo é um dos sectores mais importantes para qualquer economia. O enquadramento teórico sugere que conhecer a estrutura da Imagem de Destino Turístico, para uma localização específica, pode ter impactos significativos no marketing e estratégia turística. Apesar de não existir acordo, sobre qual o melhor modelo, o valor de aplicar o conhecimento teórico à área do Turismo é altamente reconhecido. Propõe-se uma metodologia que, primeiramente, analise as diferentes perspectivas de profissionais do meio, através de entrevistas. De seguida, e através de um questionário, pretende-se a recolha das perspectivas de turistas estrangeiros sobre a imagem turística de Lisboa, permitindo assim testar o modelo especificado, em termos das relações entre variáveis. Os resultados apontam para uma imagem muito positiva de Lisboa, em termos da imagem cognitiva, afectiva e geral. Os resultados permitem, também, concluir que imagem cognitiva e afectiva influenciam a imagem geral. No entanto, a influência de características demográficas, motivações pessoais e fontes de informação não é clara, com base nos resultados deste estudo. Conclui-se que a imagem de destino turístico obedece a uma estrutura que é valiosa para a avaliação da posição competitiva do destino. A maioria dos itens pertencentes à imagem cognitiva são bem classificados, tanto na importância como no desempenho, mas para turistas que não tenham visitado a cidade, muitos destes atributos parecem ser desconhecidos, algo que a promoção do destino necessita de melhorar.
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