O impacto dos influenciadores digitais na perceção das marcas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Rita Lobo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/26758
Resumo: Com o aparecimento dos influenciadores digitais surgiu a necessidade de estudar qual o impacto que estes podem ter na perceção de uma marca à qual se associam e qual o consequente impacto no comportamento do consumidor. Assim, com o objetivo de entender este impacto tanto na perceção da marca como no comportamento do consumidor, estabeleceu-se um modelo concetual composto por um conjunto de consequências. Numa primeira fase testou-se o impacto de diferentes variáveis relacionadas com os influenciadores digitais (a confiança, o conhecimento e a atratividade do influenciador, a ligação emocional, congruência de personalidade entre o influenciador e a marca e a congruência de personalidade entre o influenciador e o consumidor) em diferentes variáveis relacionadas com as marcas que estes próprios influenciadores representam (envolvimento com a marca, credibilidade da marca, satisfação com a marca, atitude em relação à marca e devoção do consumidor). Finalmente testou-se o impacto destas diferentes variáveis relacionadas com as marcas no próprio comportamento do consumidor (WOM, intenção de compra e disponibilidade para pagar mais). De forma a investigar estas relações, recorreu-se a técnicas de regressão linear múltipla. Este estudo determinou que a ligação emocional ao influenciador e a congruência de personalidade entre o influenciador e a marca têm um impacto positivo no envolvimento com a marca e que a confiança no influenciador, a ligação emocional e a congruência de personalidade entre o influenciador e a marca têm um impacto positivo na credibilidade da marca. De igual forma, verificou-se que a confiança no influenciador e a congruência de personalidade entre o influenciador e a marca têm um impacto positivo na satisfação com a marca e que a confiança no influenciador tem um impacto positivo na atitude em relação à marca. Verificou-se também que a ligação emocional ao influenciador tem um impacto positivo na devoção do consumidor e que a credibilidade da marca, a satisfação com a marca, a atitude em relação à marca e a devoção do consumidor todas têm um impacto positivo no WOM. Por fim, o impacto positivo da devoção do consumidor foi corroborado tanto na intenção de compra como na disponibilidade para pagar mais. Destaca-se o facto de os resultados obtidos nesta investigação se terem baseado numa amostra de 202 respondentes, tendo os dados sido recolhidos através de questionários. Este trabalho de investigação constitui-se relevante, uma vez que aumenta o conhecimento sobre o endorsement com influenciadores digitais e as consequências do mesmo para as marcas que o incluam na sua estratégia.
id RCAP_79b3ed845ab0da2dbcbd7f765c581c9b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/26758
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto dos influenciadores digitais na perceção das marcasInfluenciadores digitaisEndorsementAntecedentesConsequênciasPerceção da marcaComportamento do consumidorCom o aparecimento dos influenciadores digitais surgiu a necessidade de estudar qual o impacto que estes podem ter na perceção de uma marca à qual se associam e qual o consequente impacto no comportamento do consumidor. Assim, com o objetivo de entender este impacto tanto na perceção da marca como no comportamento do consumidor, estabeleceu-se um modelo concetual composto por um conjunto de consequências. Numa primeira fase testou-se o impacto de diferentes variáveis relacionadas com os influenciadores digitais (a confiança, o conhecimento e a atratividade do influenciador, a ligação emocional, congruência de personalidade entre o influenciador e a marca e a congruência de personalidade entre o influenciador e o consumidor) em diferentes variáveis relacionadas com as marcas que estes próprios influenciadores representam (envolvimento com a marca, credibilidade da marca, satisfação com a marca, atitude em relação à marca e devoção do consumidor). Finalmente testou-se o impacto destas diferentes variáveis relacionadas com as marcas no próprio comportamento do consumidor (WOM, intenção de compra e disponibilidade para pagar mais). De forma a investigar estas relações, recorreu-se a técnicas de regressão linear múltipla. Este estudo determinou que a ligação emocional ao influenciador e a congruência de personalidade entre o influenciador e a marca têm um impacto positivo no envolvimento com a marca e que a confiança no influenciador, a ligação emocional e a congruência de personalidade entre o influenciador e a marca têm um impacto positivo na credibilidade da marca. De igual forma, verificou-se que a confiança no influenciador e a congruência de personalidade entre o influenciador e a marca têm um impacto positivo na satisfação com a marca e que a confiança no influenciador tem um impacto positivo na atitude em relação à marca. Verificou-se também que a ligação emocional ao influenciador tem um impacto positivo na devoção do consumidor e que a credibilidade da marca, a satisfação com a marca, a atitude em relação à marca e a devoção do consumidor todas têm um impacto positivo no WOM. Por fim, o impacto positivo da devoção do consumidor foi corroborado tanto na intenção de compra como na disponibilidade para pagar mais. Destaca-se o facto de os resultados obtidos nesta investigação se terem baseado numa amostra de 202 respondentes, tendo os dados sido recolhidos através de questionários. Este trabalho de investigação constitui-se relevante, uma vez que aumenta o conhecimento sobre o endorsement com influenciadores digitais e as consequências do mesmo para as marcas que o incluam na sua estratégia.With the appearance of digital influencers, the need to study their impact on the perception of the brands they are associated with and what impact can this have on consumers behavior surfaced. Therefore, with the goal of understanding this impact both on the perception of the brand and on consumers behavior, a conceptual model, including a group of consequences, was established. To begin, tests were carried out to measure the impact of the different variables related to the influencer (trust, knowledge and attractiveness, emotional connection, personality congruence between the influencer and the brand and personality congruence between the influencer and the consumer) on the different variables related to the brand the influencer is associated with (brand involvement, brand credibility, brand satisfaction, attitude towards the brand and consumer devotion). Finally, tests were conducted to measure the impact of the different variables related to the brand can have on consumers behavior (WOM, purchase intention and willingness to pay more). To investigate these relationships, multiple linear regression techniques were used. This study determined that the emotional connection to the influencer and the personality congruence between the influencer and the brand both have a positive impact on the brand involvement and that trust in the influencer, emotional connection and personality congruence between influencer and brand have a positive impact on brand credibility. Equally, it was possible to verify that trust in the influencer and personality congruence between influencer and brand has a positive impact on brand satisfaction and trust in the influencer has a positive impact on attitude towards the brand. Additionally, it was verified that the emotional connection to the influencer has a positive impact on consumer devotion and that brand credibility, brand satisfaction, attitude towards the brand and consumer devotion all have a positive impact on WOM. Finally, the positive impact of consumer devotion was corroborated for both purchase intention and willingness to pay more. It is important to mention that the results gathered in this study are based on the answer of 202 respondents, obtained through a survey. This research work represents a contribution to the knowledge about endorsement with digital influencers and the consequences this has for brands that include it on their strategy.2019-10-16T14:46:24Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/26758TID:202237494porPinho, Rita Loboinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:51:52Zoai:ria.ua.pt:10773/26758Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:40.579978Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto dos influenciadores digitais na perceção das marcas
title O impacto dos influenciadores digitais na perceção das marcas
spellingShingle O impacto dos influenciadores digitais na perceção das marcas
Pinho, Rita Lobo
Influenciadores digitais
Endorsement
Antecedentes
Consequências
Perceção da marca
Comportamento do consumidor
title_short O impacto dos influenciadores digitais na perceção das marcas
title_full O impacto dos influenciadores digitais na perceção das marcas
title_fullStr O impacto dos influenciadores digitais na perceção das marcas
title_full_unstemmed O impacto dos influenciadores digitais na perceção das marcas
title_sort O impacto dos influenciadores digitais na perceção das marcas
author Pinho, Rita Lobo
author_facet Pinho, Rita Lobo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Rita Lobo
dc.subject.por.fl_str_mv Influenciadores digitais
Endorsement
Antecedentes
Consequências
Perceção da marca
Comportamento do consumidor
topic Influenciadores digitais
Endorsement
Antecedentes
Consequências
Perceção da marca
Comportamento do consumidor
description Com o aparecimento dos influenciadores digitais surgiu a necessidade de estudar qual o impacto que estes podem ter na perceção de uma marca à qual se associam e qual o consequente impacto no comportamento do consumidor. Assim, com o objetivo de entender este impacto tanto na perceção da marca como no comportamento do consumidor, estabeleceu-se um modelo concetual composto por um conjunto de consequências. Numa primeira fase testou-se o impacto de diferentes variáveis relacionadas com os influenciadores digitais (a confiança, o conhecimento e a atratividade do influenciador, a ligação emocional, congruência de personalidade entre o influenciador e a marca e a congruência de personalidade entre o influenciador e o consumidor) em diferentes variáveis relacionadas com as marcas que estes próprios influenciadores representam (envolvimento com a marca, credibilidade da marca, satisfação com a marca, atitude em relação à marca e devoção do consumidor). Finalmente testou-se o impacto destas diferentes variáveis relacionadas com as marcas no próprio comportamento do consumidor (WOM, intenção de compra e disponibilidade para pagar mais). De forma a investigar estas relações, recorreu-se a técnicas de regressão linear múltipla. Este estudo determinou que a ligação emocional ao influenciador e a congruência de personalidade entre o influenciador e a marca têm um impacto positivo no envolvimento com a marca e que a confiança no influenciador, a ligação emocional e a congruência de personalidade entre o influenciador e a marca têm um impacto positivo na credibilidade da marca. De igual forma, verificou-se que a confiança no influenciador e a congruência de personalidade entre o influenciador e a marca têm um impacto positivo na satisfação com a marca e que a confiança no influenciador tem um impacto positivo na atitude em relação à marca. Verificou-se também que a ligação emocional ao influenciador tem um impacto positivo na devoção do consumidor e que a credibilidade da marca, a satisfação com a marca, a atitude em relação à marca e a devoção do consumidor todas têm um impacto positivo no WOM. Por fim, o impacto positivo da devoção do consumidor foi corroborado tanto na intenção de compra como na disponibilidade para pagar mais. Destaca-se o facto de os resultados obtidos nesta investigação se terem baseado numa amostra de 202 respondentes, tendo os dados sido recolhidos através de questionários. Este trabalho de investigação constitui-se relevante, uma vez que aumenta o conhecimento sobre o endorsement com influenciadores digitais e as consequências do mesmo para as marcas que o incluam na sua estratégia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2019-10-16T14:46:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/26758
TID:202237494
url http://hdl.handle.net/10773/26758
identifier_str_mv TID:202237494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137651797786624