O mito de Orfeo e a ópera no século XVII: um estudo sobre o surgimento da ópera em Itália

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruvinel, Thiago Vaz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8497
Resumo: Durante o século XVII, em Itália, uma série de óperas foram escritas retratando o drama mitológico de Orfeu e Eurídice. O presente trabalho é uma investigação sobre a presença recorrente do mito de Orfeu nos libretos de ópera, especialmente durante as primeiras décadas do século XVII, e sobre a importância dessa história específica para o surgimento e consolidação da ópera como gênero. Essa dissertação divide-se em três grandes capítulos: 1. estudo do contexto histórico, social, político e artístico que culminou na criação da ópera; 2. análise de obras importantes para a história da ópera e que apresentam temática sobre o mito de Orfeu; 3. discussão sobre as questões interpretativas inerentes à preparação e execução de um recital com repertório sobre o tema selecionado.
id RCAP_79b6087017ed97ffabc8cd547ccb489b
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8497
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O mito de Orfeo e a ópera no século XVII: um estudo sobre o surgimento da ópera em ItáliaÓpera antigaOrfeu & EurídiceMúsica barrocaDramma per músicaPrática interpretativaEarly operaOrphean operasEarly baroque musicHistorically informed performanceDurante o século XVII, em Itália, uma série de óperas foram escritas retratando o drama mitológico de Orfeu e Eurídice. O presente trabalho é uma investigação sobre a presença recorrente do mito de Orfeu nos libretos de ópera, especialmente durante as primeiras décadas do século XVII, e sobre a importância dessa história específica para o surgimento e consolidação da ópera como gênero. Essa dissertação divide-se em três grandes capítulos: 1. estudo do contexto histórico, social, político e artístico que culminou na criação da ópera; 2. análise de obras importantes para a história da ópera e que apresentam temática sobre o mito de Orfeu; 3. discussão sobre as questões interpretativas inerentes à preparação e execução de um recital com repertório sobre o tema selecionado.During the seventeenth century, in Italy, a great number of operas were written depicting the mythological drama of Orpheus and Eurydice. This work is an investigation of the recurring presence of the Orpheus myth in opera libretos, especially during the first decades of the seventeenth century, and the importance of that particular story to the emergence and consolidation of the opera as a genre. This Master thesis is divided into three main chapters: 1. study of the historical, social, political and artistic context that culminated in the creation of the opera; 2. analysis of important works in the history of opera that were written about the Orpheus myth; 3. discussion of the interpretative issues related to the preparation and execution of a recital with repertoire on the selected theme.Silva, Pedro Alexandre Sousa eRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCruvinel, Thiago Vaz2016-09-19T11:20:42Z2016-07-212016-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8497TID:201245094porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:11Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8497Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:32.618750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O mito de Orfeo e a ópera no século XVII: um estudo sobre o surgimento da ópera em Itália
title O mito de Orfeo e a ópera no século XVII: um estudo sobre o surgimento da ópera em Itália
spellingShingle O mito de Orfeo e a ópera no século XVII: um estudo sobre o surgimento da ópera em Itália
Cruvinel, Thiago Vaz
Ópera antiga
Orfeu & Eurídice
Música barroca
Dramma per música
Prática interpretativa
Early opera
Orphean operas
Early baroque music
Historically informed performance
title_short O mito de Orfeo e a ópera no século XVII: um estudo sobre o surgimento da ópera em Itália
title_full O mito de Orfeo e a ópera no século XVII: um estudo sobre o surgimento da ópera em Itália
title_fullStr O mito de Orfeo e a ópera no século XVII: um estudo sobre o surgimento da ópera em Itália
title_full_unstemmed O mito de Orfeo e a ópera no século XVII: um estudo sobre o surgimento da ópera em Itália
title_sort O mito de Orfeo e a ópera no século XVII: um estudo sobre o surgimento da ópera em Itália
author Cruvinel, Thiago Vaz
author_facet Cruvinel, Thiago Vaz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Pedro Alexandre Sousa e
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruvinel, Thiago Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv Ópera antiga
Orfeu & Eurídice
Música barroca
Dramma per música
Prática interpretativa
Early opera
Orphean operas
Early baroque music
Historically informed performance
topic Ópera antiga
Orfeu & Eurídice
Música barroca
Dramma per música
Prática interpretativa
Early opera
Orphean operas
Early baroque music
Historically informed performance
description Durante o século XVII, em Itália, uma série de óperas foram escritas retratando o drama mitológico de Orfeu e Eurídice. O presente trabalho é uma investigação sobre a presença recorrente do mito de Orfeu nos libretos de ópera, especialmente durante as primeiras décadas do século XVII, e sobre a importância dessa história específica para o surgimento e consolidação da ópera como gênero. Essa dissertação divide-se em três grandes capítulos: 1. estudo do contexto histórico, social, político e artístico que culminou na criação da ópera; 2. análise de obras importantes para a história da ópera e que apresentam temática sobre o mito de Orfeu; 3. discussão sobre as questões interpretativas inerentes à preparação e execução de um recital com repertório sobre o tema selecionado.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-19T11:20:42Z
2016-07-21
2016-07-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8497
TID:201245094
url http://hdl.handle.net/10400.22/8497
identifier_str_mv TID:201245094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131474212945920