O mito de Orfeo e a ópera no século XVII: um estudo sobre o surgimento da ópera em Itália
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8497 |
Resumo: | Durante o século XVII, em Itália, uma série de óperas foram escritas retratando o drama mitológico de Orfeu e Eurídice. O presente trabalho é uma investigação sobre a presença recorrente do mito de Orfeu nos libretos de ópera, especialmente durante as primeiras décadas do século XVII, e sobre a importância dessa história específica para o surgimento e consolidação da ópera como gênero. Essa dissertação divide-se em três grandes capítulos: 1. estudo do contexto histórico, social, político e artístico que culminou na criação da ópera; 2. análise de obras importantes para a história da ópera e que apresentam temática sobre o mito de Orfeu; 3. discussão sobre as questões interpretativas inerentes à preparação e execução de um recital com repertório sobre o tema selecionado. |
id |
RCAP_79b6087017ed97ffabc8cd547ccb489b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8497 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O mito de Orfeo e a ópera no século XVII: um estudo sobre o surgimento da ópera em ItáliaÓpera antigaOrfeu & EurídiceMúsica barrocaDramma per músicaPrática interpretativaEarly operaOrphean operasEarly baroque musicHistorically informed performanceDurante o século XVII, em Itália, uma série de óperas foram escritas retratando o drama mitológico de Orfeu e Eurídice. O presente trabalho é uma investigação sobre a presença recorrente do mito de Orfeu nos libretos de ópera, especialmente durante as primeiras décadas do século XVII, e sobre a importância dessa história específica para o surgimento e consolidação da ópera como gênero. Essa dissertação divide-se em três grandes capítulos: 1. estudo do contexto histórico, social, político e artístico que culminou na criação da ópera; 2. análise de obras importantes para a história da ópera e que apresentam temática sobre o mito de Orfeu; 3. discussão sobre as questões interpretativas inerentes à preparação e execução de um recital com repertório sobre o tema selecionado.During the seventeenth century, in Italy, a great number of operas were written depicting the mythological drama of Orpheus and Eurydice. This work is an investigation of the recurring presence of the Orpheus myth in opera libretos, especially during the first decades of the seventeenth century, and the importance of that particular story to the emergence and consolidation of the opera as a genre. This Master thesis is divided into three main chapters: 1. study of the historical, social, political and artistic context that culminated in the creation of the opera; 2. analysis of important works in the history of opera that were written about the Orpheus myth; 3. discussion of the interpretative issues related to the preparation and execution of a recital with repertoire on the selected theme.Silva, Pedro Alexandre Sousa eRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCruvinel, Thiago Vaz2016-09-19T11:20:42Z2016-07-212016-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8497TID:201245094porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:11Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8497Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:32.618750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O mito de Orfeo e a ópera no século XVII: um estudo sobre o surgimento da ópera em Itália |
title |
O mito de Orfeo e a ópera no século XVII: um estudo sobre o surgimento da ópera em Itália |
spellingShingle |
O mito de Orfeo e a ópera no século XVII: um estudo sobre o surgimento da ópera em Itália Cruvinel, Thiago Vaz Ópera antiga Orfeu & Eurídice Música barroca Dramma per música Prática interpretativa Early opera Orphean operas Early baroque music Historically informed performance |
title_short |
O mito de Orfeo e a ópera no século XVII: um estudo sobre o surgimento da ópera em Itália |
title_full |
O mito de Orfeo e a ópera no século XVII: um estudo sobre o surgimento da ópera em Itália |
title_fullStr |
O mito de Orfeo e a ópera no século XVII: um estudo sobre o surgimento da ópera em Itália |
title_full_unstemmed |
O mito de Orfeo e a ópera no século XVII: um estudo sobre o surgimento da ópera em Itália |
title_sort |
O mito de Orfeo e a ópera no século XVII: um estudo sobre o surgimento da ópera em Itália |
author |
Cruvinel, Thiago Vaz |
author_facet |
Cruvinel, Thiago Vaz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Pedro Alexandre Sousa e Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruvinel, Thiago Vaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ópera antiga Orfeu & Eurídice Música barroca Dramma per música Prática interpretativa Early opera Orphean operas Early baroque music Historically informed performance |
topic |
Ópera antiga Orfeu & Eurídice Música barroca Dramma per música Prática interpretativa Early opera Orphean operas Early baroque music Historically informed performance |
description |
Durante o século XVII, em Itália, uma série de óperas foram escritas retratando o drama mitológico de Orfeu e Eurídice. O presente trabalho é uma investigação sobre a presença recorrente do mito de Orfeu nos libretos de ópera, especialmente durante as primeiras décadas do século XVII, e sobre a importância dessa história específica para o surgimento e consolidação da ópera como gênero. Essa dissertação divide-se em três grandes capítulos: 1. estudo do contexto histórico, social, político e artístico que culminou na criação da ópera; 2. análise de obras importantes para a história da ópera e que apresentam temática sobre o mito de Orfeu; 3. discussão sobre as questões interpretativas inerentes à preparação e execução de um recital com repertório sobre o tema selecionado. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-19T11:20:42Z 2016-07-21 2016-07-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8497 TID:201245094 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8497 |
identifier_str_mv |
TID:201245094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131474212945920 |