Longe da vista, longe da motivação : o impacto da relação com o cliente na produtividade de trabalhadores de produção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Humberto Alexandre Capitulo Delgado
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/41442
Resumo: Empiricamente é assumido que existe relação entre produtividade dos trabalhadores e relação com o cliente. Muitos dos estudos feitos que envolvem produtividade e relação com o cliente estão direcionados para o setor dos serviços, mas pouca ou nenhuma informação existe noutros setores da economia. Esta tese pretende testar se a relação com o cliente aumenta a produtividade dos trabalhadores de produção. Com informação recolhida em 6 empresas do setor industrial fica demonstrada uma relação positiva entre as duas variáveis bem como os fatores que mais impactam a produtividade dos trabalhadores de produção. O segundo objetivo desta tese é testar se o efeito da relação com o cliente na produtividade dos trabalhadores de produção ocorre da mesma forma independentemente das características da organização e do trabalho. O estudo utiliza como moderadores fatores da cultura da empresa e os resultados desta análise revelam condições importantes em que com a relação com clientes tem mais impacto na produtividade. As implicações destes resultados para as organizações e produtividade dos seus trabalhadores são discutidas.
id RCAP_79b6f47c936454afe66af83c865f5c2e
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41442
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Longe da vista, longe da motivação : o impacto da relação com o cliente na produtividade de trabalhadores de produçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEmpiricamente é assumido que existe relação entre produtividade dos trabalhadores e relação com o cliente. Muitos dos estudos feitos que envolvem produtividade e relação com o cliente estão direcionados para o setor dos serviços, mas pouca ou nenhuma informação existe noutros setores da economia. Esta tese pretende testar se a relação com o cliente aumenta a produtividade dos trabalhadores de produção. Com informação recolhida em 6 empresas do setor industrial fica demonstrada uma relação positiva entre as duas variáveis bem como os fatores que mais impactam a produtividade dos trabalhadores de produção. O segundo objetivo desta tese é testar se o efeito da relação com o cliente na produtividade dos trabalhadores de produção ocorre da mesma forma independentemente das características da organização e do trabalho. O estudo utiliza como moderadores fatores da cultura da empresa e os resultados desta análise revelam condições importantes em que com a relação com clientes tem mais impacto na produtividade. As implicações destes resultados para as organizações e produtividade dos seus trabalhadores são discutidas.It is assumed that there is a relationship between worker productivity and customer relationship. Many of the studies carried out involving productivity and customer relations are focused on the service sector, but little or no information exists on other sectors of the economy. This thesis intends to test whether the relationship with the customer increases the productivity of production workers. With information collected from 6 companies in the industrial sector, a positive relationship between the two variables is demonstrated, as well as the factors that most impact the productivity of production workers. The second objective of this thesis is to test whether the effect of the relationship with the customer on the productivity of production workers occurs in the same way regardless of the characteristics of the organization and work. The study uses factors of the company's culture as moderators and the results of this analysis reveal important conditions in which the relationship with customers has a greater impact on productivity. The implications of these results for organizations and their workers' productivity are discussed.Moreira, Sérgio Paulo de JesusVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLopes, Humberto Alexandre Capitulo Delgado2023-06-27T10:23:23Z2023-01-262022-122023-01-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41442TID:203310110porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:47:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41442Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:08.076044Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Longe da vista, longe da motivação : o impacto da relação com o cliente na produtividade de trabalhadores de produção
title Longe da vista, longe da motivação : o impacto da relação com o cliente na produtividade de trabalhadores de produção
spellingShingle Longe da vista, longe da motivação : o impacto da relação com o cliente na produtividade de trabalhadores de produção
Lopes, Humberto Alexandre Capitulo Delgado
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Longe da vista, longe da motivação : o impacto da relação com o cliente na produtividade de trabalhadores de produção
title_full Longe da vista, longe da motivação : o impacto da relação com o cliente na produtividade de trabalhadores de produção
title_fullStr Longe da vista, longe da motivação : o impacto da relação com o cliente na produtividade de trabalhadores de produção
title_full_unstemmed Longe da vista, longe da motivação : o impacto da relação com o cliente na produtividade de trabalhadores de produção
title_sort Longe da vista, longe da motivação : o impacto da relação com o cliente na produtividade de trabalhadores de produção
author Lopes, Humberto Alexandre Capitulo Delgado
author_facet Lopes, Humberto Alexandre Capitulo Delgado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Sérgio Paulo de Jesus
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Humberto Alexandre Capitulo Delgado
dc.subject.por.fl_str_mv Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Empiricamente é assumido que existe relação entre produtividade dos trabalhadores e relação com o cliente. Muitos dos estudos feitos que envolvem produtividade e relação com o cliente estão direcionados para o setor dos serviços, mas pouca ou nenhuma informação existe noutros setores da economia. Esta tese pretende testar se a relação com o cliente aumenta a produtividade dos trabalhadores de produção. Com informação recolhida em 6 empresas do setor industrial fica demonstrada uma relação positiva entre as duas variáveis bem como os fatores que mais impactam a produtividade dos trabalhadores de produção. O segundo objetivo desta tese é testar se o efeito da relação com o cliente na produtividade dos trabalhadores de produção ocorre da mesma forma independentemente das características da organização e do trabalho. O estudo utiliza como moderadores fatores da cultura da empresa e os resultados desta análise revelam condições importantes em que com a relação com clientes tem mais impacto na produtividade. As implicações destes resultados para as organizações e produtividade dos seus trabalhadores são discutidas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12
2023-06-27T10:23:23Z
2023-01-26
2023-01-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/41442
TID:203310110
url http://hdl.handle.net/10400.14/41442
identifier_str_mv TID:203310110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132067632513024