Entre poesia e magia na construção de aprendizagens nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Joana Filipa Cruz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18261
Resumo: O presente Relatório de Estágio apresenta-se como um documento que pretende refletir, criticamente, acerca da prática educativa realizada pela mestranda nos diferentes contextos educativos em que se encontrou, no âmbito da componente de Estágio da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, parte integrante do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino de Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A reflexão que a seguir é apresentada sustenta-se em bases teórico-pedagógicas predominantes no ensino e que enformaram a prática educativa desenvolvida numa turma de 3.º ano e duas de 5.º ano de escolaridade. Assim, este documento procura destacar o papel do professor, que se constrói através do conhecimento científico-pedagógico e do conhecimento dos contextos educativos. Ademais, salienta-se a importância do currículo e da planificação, aberta e flexível, permitindo, assim, a adaptação às situações reais e a articulação entre saberes e entre ciclos, o que permitiu à docente estagiária um desenvolvimento da sua prática educativa com articulações verticais e horizontais e um desenvolvimento das suas competências pedagógicas. Considerando que o Relatório assume, ainda, uma componente investigativa, no mesmo será apresentado o esboço do que poderia vir a ser um projeto de investigação-ação, uma vez que, face à pandemia COVID-19 e ao ensino a distância no ano letivo corrente, não pôde ser desenvolvido. Não obstante, pretende-se evidenciar, neste projeto, que a consciência fonológica é uma competência linguística que promove a aprendizagem da leitura e que pode ser desenvolvida a partir do texto poético. Finalmente, este Relatório reflete a (auto)avaliação da formanda, potenciando o seu desenvolvimento e crescimento profissional e pessoal, bem como os desafios e as opções que orientaram este percurso.
id RCAP_79ce55ba6f75dfc71ac3b91a89b310cc
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18261
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entre poesia e magia na construção de aprendizagens nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoPrática de ensino supervisionadaConhecimento científico-pedagógicoConsciência fonológicaAprendizagem da leituraTexto poéticoSupervised teaching practiceScientific-pedagogical knowledgephonological awarenesslearning to readpoetic textDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio apresenta-se como um documento que pretende refletir, criticamente, acerca da prática educativa realizada pela mestranda nos diferentes contextos educativos em que se encontrou, no âmbito da componente de Estágio da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, parte integrante do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino de Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A reflexão que a seguir é apresentada sustenta-se em bases teórico-pedagógicas predominantes no ensino e que enformaram a prática educativa desenvolvida numa turma de 3.º ano e duas de 5.º ano de escolaridade. Assim, este documento procura destacar o papel do professor, que se constrói através do conhecimento científico-pedagógico e do conhecimento dos contextos educativos. Ademais, salienta-se a importância do currículo e da planificação, aberta e flexível, permitindo, assim, a adaptação às situações reais e a articulação entre saberes e entre ciclos, o que permitiu à docente estagiária um desenvolvimento da sua prática educativa com articulações verticais e horizontais e um desenvolvimento das suas competências pedagógicas. Considerando que o Relatório assume, ainda, uma componente investigativa, no mesmo será apresentado o esboço do que poderia vir a ser um projeto de investigação-ação, uma vez que, face à pandemia COVID-19 e ao ensino a distância no ano letivo corrente, não pôde ser desenvolvido. Não obstante, pretende-se evidenciar, neste projeto, que a consciência fonológica é uma competência linguística que promove a aprendizagem da leitura e que pode ser desenvolvida a partir do texto poético. Finalmente, este Relatório reflete a (auto)avaliação da formanda, potenciando o seu desenvolvimento e crescimento profissional e pessoal, bem como os desafios e as opções que orientaram este percurso.This Internship Report is a document that intends to reflect, critically, about the educational practice carried out by the master's student in the different educational contexts in which she found herself, within the scope of the Internship component of the Curricular Unit of Supervised Pedagogical Practice, as part of the master in teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Portuguese and History and Geography of Portugal at the 2nd Cycle of Basic Education. The reflection that follows is based on theoretical and pedagogical bases that are predominant in teaching and that shaped the educational practice developed in a class of 3rd year and two in the 5th year of schooling. Thus, this document seeks to highlight the role of the teacher, which is built through pedagogical knowledge and knowledge of educational contexts. Furthermore, the importance of an open and flexible curriculum and planning is emphasized, thus allowing adaptation to real situations and the articulation between knowledge and between cycles, assuming that the trainee teacher develops his educational practice with vertical articulations. horizontal and a development of their pedagogical skills. This Report also assumes an investigative component, in which it will be presented the outline of what could be an action-research project, since, in the face of the pandemic COVID-19 and distance learning in the current school year, it could not be developed. Nevertheless, it is intended to show, in this project, that phonological awareness is a linguistic competence that promotes learning to read and that can be developed through the poetic text. Finally, this Report reflects the (self) assessment of the trainee, enhancing their personal and professional development and growth, as well as the challenges and options that guided this path.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCosta, José AntónioMorgado, Celda Maria GonçalvesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBastos, Joana Filipa Cruz2021-08-30T11:01:51Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18261TID:202767710porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-25T01:46:23Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18261Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:55.791944Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entre poesia e magia na construção de aprendizagens nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title Entre poesia e magia na construção de aprendizagens nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
spellingShingle Entre poesia e magia na construção de aprendizagens nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Bastos, Joana Filipa Cruz
Prática de ensino supervisionada
Conhecimento científico-pedagógico
Consciência fonológica
Aprendizagem da leitura
Texto poético
Supervised teaching practice
Scientific-pedagogical knowledge
phonological awareness
learning to read
poetic text
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Entre poesia e magia na construção de aprendizagens nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_full Entre poesia e magia na construção de aprendizagens nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_fullStr Entre poesia e magia na construção de aprendizagens nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_full_unstemmed Entre poesia e magia na construção de aprendizagens nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_sort Entre poesia e magia na construção de aprendizagens nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
author Bastos, Joana Filipa Cruz
author_facet Bastos, Joana Filipa Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, José António
Morgado, Celda Maria Gonçalves
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Joana Filipa Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Conhecimento científico-pedagógico
Consciência fonológica
Aprendizagem da leitura
Texto poético
Supervised teaching practice
Scientific-pedagogical knowledge
phonological awareness
learning to read
poetic text
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de ensino supervisionada
Conhecimento científico-pedagógico
Consciência fonológica
Aprendizagem da leitura
Texto poético
Supervised teaching practice
Scientific-pedagogical knowledge
phonological awareness
learning to read
poetic text
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio apresenta-se como um documento que pretende refletir, criticamente, acerca da prática educativa realizada pela mestranda nos diferentes contextos educativos em que se encontrou, no âmbito da componente de Estágio da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, parte integrante do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino de Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A reflexão que a seguir é apresentada sustenta-se em bases teórico-pedagógicas predominantes no ensino e que enformaram a prática educativa desenvolvida numa turma de 3.º ano e duas de 5.º ano de escolaridade. Assim, este documento procura destacar o papel do professor, que se constrói através do conhecimento científico-pedagógico e do conhecimento dos contextos educativos. Ademais, salienta-se a importância do currículo e da planificação, aberta e flexível, permitindo, assim, a adaptação às situações reais e a articulação entre saberes e entre ciclos, o que permitiu à docente estagiária um desenvolvimento da sua prática educativa com articulações verticais e horizontais e um desenvolvimento das suas competências pedagógicas. Considerando que o Relatório assume, ainda, uma componente investigativa, no mesmo será apresentado o esboço do que poderia vir a ser um projeto de investigação-ação, uma vez que, face à pandemia COVID-19 e ao ensino a distância no ano letivo corrente, não pôde ser desenvolvido. Não obstante, pretende-se evidenciar, neste projeto, que a consciência fonológica é uma competência linguística que promove a aprendizagem da leitura e que pode ser desenvolvida a partir do texto poético. Finalmente, este Relatório reflete a (auto)avaliação da formanda, potenciando o seu desenvolvimento e crescimento profissional e pessoal, bem como os desafios e as opções que orientaram este percurso.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-08-30T11:01:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18261
TID:202767710
url http://hdl.handle.net/10400.22/18261
identifier_str_mv TID:202767710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131469062340608