Projeto de uma montagem para estudo do efeito de Magnus em túnel aerodinâmico de sopro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/80658 |
Resumo: | Com a aquisição de um novo túnel aerodinâmico subsónico do tipo sopro de cir-cuito aberto, do Laboratório de Mecânica de Fluidos e Termodinâmica Aplicada (LMFTA), da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, que tem como área de secção de saída da tubeira 600 ×400 mm2, surgiu a oportunidade de projetar uma nova montagem experimental para estudo do efeito de Magnus, de um ci-lindro em rotação em torno do seu eixo de revolução. Desta forma projetou-se a estrutura de uma balança aerodinâmica de dois compo-nentes, exterior ao escoamento do túnel, em que os elementos fundamentais para medição das forças aerodinâmicas são duas hastes verticais e quatro hastes horizontais em aço. As hastes verticais foram dimensionadas para fletirem num troço de menor espessura, onde serão colados extensómetros e assim medir a força de arrasto . Já as hastes horizontais têm um perfil uniforme onde serão colados os extensómetros que medem a flexão da haste, associada à força de sustentação . Os extensómetros, em ambas as hastes, serão colados em faces opostas, em Meia Ponte de Wheatstone, e ligados em série. Tendo em conta os resultados existentes do efeito de Magnus e o objetivo de obter resultados experimentais para um rácio de velocidades compreendido entre 1</∞<8, dimensionou-se a balança para medir forças de arrasto e de sustentação que tomem valores de <27 N e de <70 N. Para tal, é possível regular a velocidade de rotação do cilindro até 10000 rpm e a velocidade do escoamento de ar do túnel aerodinâ-mico entre 5 m/s<∞<25 m/s.Os extensómetros estão ligados a um conversor A/D de 24 bits que dita que a balança tenha uma resolução de 0,005 N para a força de arrasto e de 0,01 N para a força de sustentação. |
id |
RCAP_79d424936fe72a4b8d72b3f49eee8ff2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/80658 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projeto de uma montagem para estudo do efeito de Magnus em túnel aerodinâmico de soprobalança aerodinâmica de dois componentesefeito de Magnuscilindro em rotaçãotúnel aerodinâmico subsónico do tipo sopro de circuito abertoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaCom a aquisição de um novo túnel aerodinâmico subsónico do tipo sopro de cir-cuito aberto, do Laboratório de Mecânica de Fluidos e Termodinâmica Aplicada (LMFTA), da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, que tem como área de secção de saída da tubeira 600 ×400 mm2, surgiu a oportunidade de projetar uma nova montagem experimental para estudo do efeito de Magnus, de um ci-lindro em rotação em torno do seu eixo de revolução. Desta forma projetou-se a estrutura de uma balança aerodinâmica de dois compo-nentes, exterior ao escoamento do túnel, em que os elementos fundamentais para medição das forças aerodinâmicas são duas hastes verticais e quatro hastes horizontais em aço. As hastes verticais foram dimensionadas para fletirem num troço de menor espessura, onde serão colados extensómetros e assim medir a força de arrasto . Já as hastes horizontais têm um perfil uniforme onde serão colados os extensómetros que medem a flexão da haste, associada à força de sustentação . Os extensómetros, em ambas as hastes, serão colados em faces opostas, em Meia Ponte de Wheatstone, e ligados em série. Tendo em conta os resultados existentes do efeito de Magnus e o objetivo de obter resultados experimentais para um rácio de velocidades compreendido entre 1</∞<8, dimensionou-se a balança para medir forças de arrasto e de sustentação que tomem valores de <27 N e de <70 N. Para tal, é possível regular a velocidade de rotação do cilindro até 10000 rpm e a velocidade do escoamento de ar do túnel aerodinâ-mico entre 5 m/s<∞<25 m/s.Os extensómetros estão ligados a um conversor A/D de 24 bits que dita que a balança tenha uma resolução de 0,005 N para a força de arrasto e de 0,01 N para a força de sustentação.Vaz, DanielRUNCastanheira, Pedro Guilherme Oliveira2019-09-10T10:25:18Z2019-0620192019-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/80658porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:35:38Zoai:run.unl.pt:10362/80658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:35:53.413312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto de uma montagem para estudo do efeito de Magnus em túnel aerodinâmico de sopro |
title |
Projeto de uma montagem para estudo do efeito de Magnus em túnel aerodinâmico de sopro |
spellingShingle |
Projeto de uma montagem para estudo do efeito de Magnus em túnel aerodinâmico de sopro Castanheira, Pedro Guilherme Oliveira balança aerodinâmica de dois componentes efeito de Magnus cilindro em rotação túnel aerodinâmico subsónico do tipo sopro de circuito aberto Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica |
title_short |
Projeto de uma montagem para estudo do efeito de Magnus em túnel aerodinâmico de sopro |
title_full |
Projeto de uma montagem para estudo do efeito de Magnus em túnel aerodinâmico de sopro |
title_fullStr |
Projeto de uma montagem para estudo do efeito de Magnus em túnel aerodinâmico de sopro |
title_full_unstemmed |
Projeto de uma montagem para estudo do efeito de Magnus em túnel aerodinâmico de sopro |
title_sort |
Projeto de uma montagem para estudo do efeito de Magnus em túnel aerodinâmico de sopro |
author |
Castanheira, Pedro Guilherme Oliveira |
author_facet |
Castanheira, Pedro Guilherme Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vaz, Daniel RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castanheira, Pedro Guilherme Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
balança aerodinâmica de dois componentes efeito de Magnus cilindro em rotação túnel aerodinâmico subsónico do tipo sopro de circuito aberto Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica |
topic |
balança aerodinâmica de dois componentes efeito de Magnus cilindro em rotação túnel aerodinâmico subsónico do tipo sopro de circuito aberto Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica |
description |
Com a aquisição de um novo túnel aerodinâmico subsónico do tipo sopro de cir-cuito aberto, do Laboratório de Mecânica de Fluidos e Termodinâmica Aplicada (LMFTA), da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, que tem como área de secção de saída da tubeira 600 ×400 mm2, surgiu a oportunidade de projetar uma nova montagem experimental para estudo do efeito de Magnus, de um ci-lindro em rotação em torno do seu eixo de revolução. Desta forma projetou-se a estrutura de uma balança aerodinâmica de dois compo-nentes, exterior ao escoamento do túnel, em que os elementos fundamentais para medição das forças aerodinâmicas são duas hastes verticais e quatro hastes horizontais em aço. As hastes verticais foram dimensionadas para fletirem num troço de menor espessura, onde serão colados extensómetros e assim medir a força de arrasto . Já as hastes horizontais têm um perfil uniforme onde serão colados os extensómetros que medem a flexão da haste, associada à força de sustentação . Os extensómetros, em ambas as hastes, serão colados em faces opostas, em Meia Ponte de Wheatstone, e ligados em série. Tendo em conta os resultados existentes do efeito de Magnus e o objetivo de obter resultados experimentais para um rácio de velocidades compreendido entre 1</∞<8, dimensionou-se a balança para medir forças de arrasto e de sustentação que tomem valores de <27 N e de <70 N. Para tal, é possível regular a velocidade de rotação do cilindro até 10000 rpm e a velocidade do escoamento de ar do túnel aerodinâ-mico entre 5 m/s<∞<25 m/s.Os extensómetros estão ligados a um conversor A/D de 24 bits que dita que a balança tenha uma resolução de 0,005 N para a força de arrasto e de 0,01 N para a força de sustentação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-10T10:25:18Z 2019-06 2019 2019-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/80658 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/80658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137979113930752 |