Os Mitos Clássicos no Ensino de Português e Latim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fernando Manuel Soares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104134
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_79d95ecdb405462d0982760c73b77ebc
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104134
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os Mitos Clássicos no Ensino de Português e LatimClassical myths in the teaching of Portuguese and Latinmitos clássicos;Miguel Torga;didática do Português;didática do Latim.classical myths;Miguel Torga;Orpheus;didactic sequence.Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasRESUMO Os mitos clássicos no ensino de Português e LatimCom este trabalho procurei relevar a importância dos mitos clássicos gregos e romanos no Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e do Latim no Ensino Secundário. Os documentos programáticos destas duas disciplinas apresentam orientações para que seja valorizado o conhecimento linguístico e literário, considerando para isso, entre outros aspetos, o estudo da cultura, história e filosofia do povo grego e romano.A primeira parte conta com uma reflexão sobre o meu percurso profissional, iniciado no ano letivo 1990/91, com o estágio pedagógico supervisionado na Escola Quinta das Flores, em Coimbra, vindo até hoje em que exerço a minha função docente na Escola Profissional Infante D. Henrique, no Porto.Os mitos clássicos fascinaram-me durante a minha formação académica na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, não só pelo fascinante assunto em si, mas também pela forma como os professores da época falavam deles nas suas aulas, bem como nas conversas ocasionais em contexto informal. As minhas próprias aulas permitiram-me esclarecer os meus alunos sobre a sua influência em alguns autores portugueses.Neste trabalho, as sequências didáticas de Latim e Português, com fundamentação teórica substanciada na prática docente, visam a valorização dos mitos gregos e romanos no ensino do Latim e do Português. Neste sentido, no que diz respeito à aula de Português, a análise está centrada na poesia de Miguel Torga, em particular no mito de Orfeu; na disciplina de Latim, a sequência didática incide no mito de Ulisses.Classical myths in the teaching of Portuguese and LatinTaking this work into account, I’ve tried to analyse the importance of classical Greek and Roman myths in the teaching of Portuguese in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Studies and Latin in Secondary Studies. My study was based in the documents available to teachers and students, namely in the Student Profile at Leaving Secondary Education.The syllabus documents of these two subjects allow students to value their knowledge of classical texts and the culture, history and philosophy of the Greek and Roman people.In the first part of this work, I’ve reflected on my professional career, which began in the academic year of 1990/91, with an internship at Escola Quinta das Flores, in Coimbra. It has continued to this day, as a teacher, at Escola Profissional Infante D. Henrique in Oporto.The classical myths fascinated me during my academic training at the School of Arts of Coimbra University, not only because of the fascinating subject itself, but also the way in which professors at the time spoke about them in class, as well as in occasional conversations in an informal context. My own classes have allowed me to enlighten my students about their influence on some Portuguese authors.In this work I present didactic sequences of Latin and Portuguese lessons, with theoretical foundations substantiated in the teaching practice, aiming at the valorization of Greek and Roman myths in the teaching of Latin and Portuguese: with regard to the Portuguese subject, the analysis is centred on the poetry of Miguel Torga, particularly in the myth of Orpheus; in the Latin subject, the didactic sequence will be on the myth of Ulysses.2022-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104134http://hdl.handle.net/10316/104134TID:203125185porOliveira, Fernando Manuel Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-17T21:42:43Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104134Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:52.357273Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os Mitos Clássicos no Ensino de Português e Latim
Classical myths in the teaching of Portuguese and Latin
title Os Mitos Clássicos no Ensino de Português e Latim
spellingShingle Os Mitos Clássicos no Ensino de Português e Latim
Oliveira, Fernando Manuel Soares
mitos clássicos;
Miguel Torga;
didática do Português;
didática do Latim.
classical myths;
Miguel Torga;
Orpheus;
didactic sequence.
title_short Os Mitos Clássicos no Ensino de Português e Latim
title_full Os Mitos Clássicos no Ensino de Português e Latim
title_fullStr Os Mitos Clássicos no Ensino de Português e Latim
title_full_unstemmed Os Mitos Clássicos no Ensino de Português e Latim
title_sort Os Mitos Clássicos no Ensino de Português e Latim
author Oliveira, Fernando Manuel Soares
author_facet Oliveira, Fernando Manuel Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fernando Manuel Soares
dc.subject.por.fl_str_mv mitos clássicos;
Miguel Torga;
didática do Português;
didática do Latim.
classical myths;
Miguel Torga;
Orpheus;
didactic sequence.
topic mitos clássicos;
Miguel Torga;
didática do Português;
didática do Latim.
classical myths;
Miguel Torga;
Orpheus;
didactic sequence.
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104134
http://hdl.handle.net/10316/104134
TID:203125185
url http://hdl.handle.net/10316/104134
identifier_str_mv TID:203125185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134100514144256