Recuperação de património musical popular: Estudo de caso na aldeia de Contige

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortiz-Molina, María Angustias
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sadio-Ramos, Fernando José
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104345
https://doi.org/http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.4663074
Resumo: Publicamos neste livro o último produto do Projecto I&DBP (Investigação & Desenvolvimento Baseado na Prática) intitulado AlSusCon – Aldeia Sustentável: Contribuição para o desenvolvimento local e pessoal de Contige através da recuperação do seu património musical popular. Trata-se do estudo musicotextual das canções recolhidas no seu âmbito, facilitadas pelos nossos colaboradores, através de entrevistas e de um grupo de discussão. O Projecto AlSusCon consistiu num projecto de intervenção sociocultural, capacitadora e dinamizadora, da população da aldeia de Contige (com cerca de 120 habitantes, segundo informação do Presidente da Junta de Freguesia de Sátão, que engloba a aldeia). Contige é uma aldeia situada no Centro de Portugal, no concelho de Sátão, distrito de Viseu. AlSusCon visou a recuperação e a prática do património cultural musical popular visto como meio de promoção participativa e capacitadora da comunidade. O ponto de partida para a definição deste projecto situa-se nos planos da docência e investigação no Ensino Superior. As instituições envolvidas são a Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (ESE-PC), e as Unidades de Investigação HUM-672 A.R.E.A. – Análisis de la Realidad EducativA, da Universidade de Granada, e I.E.F. – Instituto de Estudos Filosóficos, da Universidade de Coimbra e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, assim como o N.I.E.F.I. – Núcleo de Investigação em Educação, Formação e Intervenção, da ESE-PC. Os fundamentos educativos do nosso trabalho docente e investigador assumem particularmente a definição e implementação de projectos pedagógicos e curriculares de natureza holística, que visem um compromisso social interventivo e transformador das pessoas e dos seus contextos sociais de inserção. A filosofia da sustentabilidade curricular e as perspectivas da aprendizagem por projectos e a Aprendizagem em Serviço (ApS) correspondem na íntegra a esta forma de entender a prática 12 Recuperação de património musical popular: estudo de caso na aldeia de Contige docente e a sua investigação. Entre os diversos Cursos e Unidades curriculares abordadas na leccionação, assumem particular destaque para os projectos que vimos desenvolvendo os dirigidos especificamente para as artes (sobretudo, o Teatro/ Expressão Dramática e a Música). Os alunos são incentivados a realizar a sua aprendizagem por meio de projectos ApS, dando seguimento à perspectiva pedagógica integrante da docência e avaliação das unidades curriculares. No caso de AlSusCon, a Música foi a arte mobilizada para o desenvolvimento de um projecto de intervenção sociocultural, do qual destacamos duas componentes fundamentais, a criação de uma Tuna intergeracional (ContiTuna) e a realização de um trabalho de recuperação de património cultural musical popular, acompanhadas da publicação e realização de actividades académicas e de investigação, fundamentais para a sua disseminação. Tratou-se de utilizar socioculturalmente a Música para promover o desenvolvimento pessoal e social da população da referida aldeia de Contige.
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