Percepções de Estudantes sobre Psicoterapia, Psicoterapeutas e Psicoterapia de Grupo em Dois Países: Portugal e Estados Unidos da América

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rui Aragão
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Paixão, Rui, Page, Richard C., Carlton, Jodi L., Uwah, Chinwé
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/85
Resumo: O objectivo deste estudo é comparar as formas como os estudantes universitários em Portugal e nos Estados Unidos percepcionam o/a aconselhamento/psicoterapia. Foram utilizadas escalas de diferencial semântico de avaliação e potência para os conceitos: aconselhamento/psicoterapia, conselheiro/ psicoterapeuta e aconselhamento/psicoterapia de grupo, para aceder às atitudes dos estudantes. Os estudantes Portugueses situaram o/a aconselhamento/psicoterapia de grupo num nível significativamente mais elevado na escala de avaliação e mais baixo na escala de potência, do que os estudantes Americanos. A avaliação de conselheiros/ psicopsicoterapeutas pelos estudantes dos Estados Unidos foi significativamente mais elevada que a dos estudantes de Portugal. Não houve diferenças significativas no que diz respeito à escala avaliativa, mas as estudantes do sexo feminino em ambos os países avaliaram o aconselhamento/psicoterapia e conselheiro/psicoterapeuta mais elevado na sub-escala potencia. Summary The purpose of this study is to compare the ways university students in Portugal and in the United States perceive counselling. The evaluative and potency scales for the concepts counselling, counsellors and group counselling on a semantic differential were used to assess the attitudes of the students. The students in Portugal ranked group counselling significantly higher on the evaluative scale and lower on the potency scale than the US students. The students in the United States evaluated counsellors significantly higher than the Portuguese students. There were no significant differences for the main effect of gender and or for the interaction effect of gender by country.
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