A linguagem da imaginação no pensamento da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Alberto Filipe
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Almeida, Rogério de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/54075
Resumo: The aim of this paper is to study the language of imagination with the research of the metaphor and symbol and its uses in education thought, and its horticultural metaphors connected to vegetable symbolism. The acting of imaginative power of the living metaphors (Paul Ricoeur) leads us to the next step, which aims to understand the dynamics of symbolic imagination in imaginative psyche (Gaston Bachelard, Gilbert Durand and Wunenburger). Concludes the paper the articulation of concepts defi ned to a pedagogy of imagination and the imaginative formation of the subject, so that the language of imagination can eff ectively contribute to education thought
id RCAP_79f06bf4fde62ede9d4ec8a67b2f7339
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/54075
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A linguagem da imaginação no pensamento da educaçãoThe language of imagination in education thoughtEl lenguaje de la imaginación en el pensamiento de la educaciónAntropologia do ImaginárioMetáfora e símboloImaginação simbólicaPedagogia da imaginaçãoAnthropology of the ImaginaryMetaphor and symbolSymbolic imaginationPedagogy of imaginationAntropología del ImaginarioMetáfora y símboloImaginación simbólicaPedagogía de la imaginaciónCiências Sociais::Ciências da EducaçãoThe aim of this paper is to study the language of imagination with the research of the metaphor and symbol and its uses in education thought, and its horticultural metaphors connected to vegetable symbolism. The acting of imaginative power of the living metaphors (Paul Ricoeur) leads us to the next step, which aims to understand the dynamics of symbolic imagination in imaginative psyche (Gaston Bachelard, Gilbert Durand and Wunenburger). Concludes the paper the articulation of concepts defi ned to a pedagogy of imagination and the imaginative formation of the subject, so that the language of imagination can eff ectively contribute to education thoughtO objetivo deste artigo é estudar a linguagem da imaginação a partir da investigação da metáfora e do símbolo e de seus usos no pensamento da educação, com suas metáforas hortícolas devedoras do simbolismo vegetal. A atuação do poder imaginante das metáforas vivas (Paul Ricoeur) nos conduz ao passo seguinte, que busca compreender a dinâmica da imaginação simbólica no psiquismo imaginante (Gaston Bachelard, Gilbert Durand e Wunenburger). Conclui o artigo a articulação dos conceitos estudados a uma pedagogia da imaginação e à formação imaginante do sujeito, de modo que a linguagem da imaginação possa efetivamente contribuir com o pensamento da educaçãoEl objetivo de este artículo es estudiar el lenguaje de la imaginación a partir de la investigación de la metáfora y del símbolo y de sus usos en el pensamiento de la educación, con sus metáforas hortícolas deudoras del simbolismo vegetal. La actuación del poder imaginante de las metáforas vivas (Paul Ricoeur) nos conduce al paso siguiente, que busca comprender la dinámica de la imaginación simbólica en el psiquismo imaginante (Gastón Bachelard, Gilbert Durand y Wunenburger). Concluye el artículo la articulación de los conceptos estudiados a una pedagogía de la imaginación ya la formación imaginante del sujeto, de modo que el lenguaje de la imaginación pueda efectivamente contribuir con el pensamiento de la educacióninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal do Maranhão (UFMA)Universidade do MinhoAraújo, Alberto FilipeAlmeida, Rogério de2017-012017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/54075porAraújo, A. F., & de Almeida, R. (2017). A linguagem da imaginação no pensamento da educação. Revista Educação e Emancipação, 11-331677-60972358-431910.18764/2358-4319.v10n1p11-33http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6958info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/54075Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:33:51.083852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A linguagem da imaginação no pensamento da educação
The language of imagination in education thought
El lenguaje de la imaginación en el pensamiento de la educación
title A linguagem da imaginação no pensamento da educação
spellingShingle A linguagem da imaginação no pensamento da educação
Araújo, Alberto Filipe
Antropologia do Imaginário
Metáfora e símbolo
Imaginação simbólica
Pedagogia da imaginação
Anthropology of the Imaginary
Metaphor and symbol
Symbolic imagination
Pedagogy of imagination
Antropología del Imaginario
Metáfora y símbolo
Imaginación simbólica
Pedagogía de la imaginación
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A linguagem da imaginação no pensamento da educação
title_full A linguagem da imaginação no pensamento da educação
title_fullStr A linguagem da imaginação no pensamento da educação
title_full_unstemmed A linguagem da imaginação no pensamento da educação
title_sort A linguagem da imaginação no pensamento da educação
author Araújo, Alberto Filipe
author_facet Araújo, Alberto Filipe
Almeida, Rogério de
author_role author
author2 Almeida, Rogério de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Alberto Filipe
Almeida, Rogério de
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia do Imaginário
Metáfora e símbolo
Imaginação simbólica
Pedagogia da imaginação
Anthropology of the Imaginary
Metaphor and symbol
Symbolic imagination
Pedagogy of imagination
Antropología del Imaginario
Metáfora y símbolo
Imaginación simbólica
Pedagogía de la imaginación
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Antropologia do Imaginário
Metáfora e símbolo
Imaginação simbólica
Pedagogia da imaginação
Anthropology of the Imaginary
Metaphor and symbol
Symbolic imagination
Pedagogy of imagination
Antropología del Imaginario
Metáfora y símbolo
Imaginación simbólica
Pedagogía de la imaginación
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description The aim of this paper is to study the language of imagination with the research of the metaphor and symbol and its uses in education thought, and its horticultural metaphors connected to vegetable symbolism. The acting of imaginative power of the living metaphors (Paul Ricoeur) leads us to the next step, which aims to understand the dynamics of symbolic imagination in imaginative psyche (Gaston Bachelard, Gilbert Durand and Wunenburger). Concludes the paper the articulation of concepts defi ned to a pedagogy of imagination and the imaginative formation of the subject, so that the language of imagination can eff ectively contribute to education thought
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/54075
url http://hdl.handle.net/1822/54075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Araújo, A. F., & de Almeida, R. (2017). A linguagem da imaginação no pensamento da educação. Revista Educação e Emancipação, 11-33
1677-6097
2358-4319
10.18764/2358-4319.v10n1p11-33
http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/6958
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132858402471936