A utilização de artefactos no ensino da História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Luís Carlos Serrão
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/146199
Resumo: O presente trabalho de investigação reflete o trabalho desenvolvido ao longo da nossa Prática de Ensino Supervisionada (PES), desenvolvido na Escola Secundária Miguel Torga, em Monte Abraão, e que tinha como principal objetivo, e tal como o próprio título permite antever, introduzir e desenvolver o tema da utilização de artefactos no ensino da História. Deste modo, contribuir para a valorização e utilização dos artefactos como ferramenta pedagógica na sala de aula, fazendo desta fonte, mais que uma ilustração dos manuais, um recurso de grande importância utilizado pelos docentes na formação dos alunos. Esta fonte, muito sensorial, aliada às metodologias arqueológicas de investigação, permite desenvolver nos alunos uma série de capacidades que podem ser uma mais valia para o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e educacional.
id RCAP_79f12bf2c3a9a5d5165dbe56963355c1
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/146199
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização de artefactos no ensino da HistóriaArqueologiaEnsinoHistóriaArtefactosPedagogiaArchaeologyTeachingHistoryArtifactsPedagogyDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaO presente trabalho de investigação reflete o trabalho desenvolvido ao longo da nossa Prática de Ensino Supervisionada (PES), desenvolvido na Escola Secundária Miguel Torga, em Monte Abraão, e que tinha como principal objetivo, e tal como o próprio título permite antever, introduzir e desenvolver o tema da utilização de artefactos no ensino da História. Deste modo, contribuir para a valorização e utilização dos artefactos como ferramenta pedagógica na sala de aula, fazendo desta fonte, mais que uma ilustração dos manuais, um recurso de grande importância utilizado pelos docentes na formação dos alunos. Esta fonte, muito sensorial, aliada às metodologias arqueológicas de investigação, permite desenvolver nos alunos uma série de capacidades que podem ser uma mais valia para o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e educacional.This research work reflects the work developed during our Supervised Teaching Pratice (PES), developed at the Miguel Torga Secondary School, in Monte Abraão, and which had as its main objective, and as the title itself allows us to foresee, to introduce and discuss the use of artifacts in the teaching of history. In this way, contribute to the valorization and use of artefacts as a pedagogical tool in the classroom, making this source more an ilustration of manuals, but a very important resource used by teachers in the training of students. This very sensory source, combined with archaeological research methodologies, allows students to develop a series of skills that can be of added value to their cognitive, emotional and educational development.Henriques, Raquel PereiraRUNGil, Luís Carlos Serrão2022-09-302022-06-082024-09-30T00:00:00Z2022-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/146199TID:203074793porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:27:17Zoai:run.unl.pt:10362/146199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:52:32.305604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de artefactos no ensino da História
title A utilização de artefactos no ensino da História
spellingShingle A utilização de artefactos no ensino da História
Gil, Luís Carlos Serrão
Arqueologia
Ensino
História
Artefactos
Pedagogia
Archaeology
Teaching
History
Artifacts
Pedagogy
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
title_short A utilização de artefactos no ensino da História
title_full A utilização de artefactos no ensino da História
title_fullStr A utilização de artefactos no ensino da História
title_full_unstemmed A utilização de artefactos no ensino da História
title_sort A utilização de artefactos no ensino da História
author Gil, Luís Carlos Serrão
author_facet Gil, Luís Carlos Serrão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Raquel Pereira
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Luís Carlos Serrão
dc.subject.por.fl_str_mv Arqueologia
Ensino
História
Artefactos
Pedagogia
Archaeology
Teaching
History
Artifacts
Pedagogy
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
topic Arqueologia
Ensino
História
Artefactos
Pedagogia
Archaeology
Teaching
History
Artifacts
Pedagogy
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
description O presente trabalho de investigação reflete o trabalho desenvolvido ao longo da nossa Prática de Ensino Supervisionada (PES), desenvolvido na Escola Secundária Miguel Torga, em Monte Abraão, e que tinha como principal objetivo, e tal como o próprio título permite antever, introduzir e desenvolver o tema da utilização de artefactos no ensino da História. Deste modo, contribuir para a valorização e utilização dos artefactos como ferramenta pedagógica na sala de aula, fazendo desta fonte, mais que uma ilustração dos manuais, um recurso de grande importância utilizado pelos docentes na formação dos alunos. Esta fonte, muito sensorial, aliada às metodologias arqueológicas de investigação, permite desenvolver nos alunos uma série de capacidades que podem ser uma mais valia para o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e educacional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-30
2022-06-08
2022-09-30T00:00:00Z
2024-09-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/146199
TID:203074793
url http://hdl.handle.net/10362/146199
identifier_str_mv TID:203074793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138116627333120