A influência de Bach em Chopin: reflexos na prática interpretativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/5976 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objectivo observar a influência de J. S. Bach em F. Chopin e os reflexos que tem na prática interpretativa da obra deste. Nesse âmbito, analisa as referências escritas, sobre o assunto, de F. Chopin e daqueles que o conheceram e estudaram a sua obra. Para ilustrar esta influência forneço exemplos, na sua música, da utilização de motivos melódicos de Bach e da persistente existência de contraponto na obra de ambos compositores. Para aferir os reflexos, na prática interpretativa, da influencia bachiana foram analisadas gravações, que permitem ilustrar a forma que esta toma, nomeadamente no que respeita à importância das vozes intermédias, que ampliam o espectro do contraponto. Para apreender a configuração que toma, actualmente, foram entrevistados dois especialistas. |
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A influência de Bach em Chopin: reflexos na prática interpretativaMusicologiaHistória da músicaAnálise musicalPianoA presente dissertação tem como objectivo observar a influência de J. S. Bach em F. Chopin e os reflexos que tem na prática interpretativa da obra deste. Nesse âmbito, analisa as referências escritas, sobre o assunto, de F. Chopin e daqueles que o conheceram e estudaram a sua obra. Para ilustrar esta influência forneço exemplos, na sua música, da utilização de motivos melódicos de Bach e da persistente existência de contraponto na obra de ambos compositores. Para aferir os reflexos, na prática interpretativa, da influencia bachiana foram analisadas gravações, que permitem ilustrar a forma que esta toma, nomeadamente no que respeita à importância das vozes intermédias, que ampliam o espectro do contraponto. Para apreender a configuração que toma, actualmente, foram entrevistados dois especialistas.The present dissertation has the objective of verifying the influence of J. S. Bach in F. Chopin and its reflex in the interpretation of his work. With this purpose, the written references about it, by his contemporaneous and scholars, are analysed, as well as the use by Chopin of Bachian melodic motives and counterpoint. To measure the extent of this influence in interpretation, concerning the amplification of counterpoint vs. the importance of middle voices, audio recordings were analysed together with different editions of the same work. Concerning the present practices two specialists were interviewed.Universidade de Aveiro2012-02-07T15:09:40Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/5976porMoreira, Jorge Miguel Figueiredo Sarabandoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:09:54Zoai:ria.ua.pt:10773/5976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:44:06.446678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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