Classificação bibliográfica com o auxílio de cores para bibliotecas escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Francisco de Assis Norberto Galdino de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Jacqueline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/586
Resumo: Este ensaio teórico apresenta considerações sobre o auxílio de cores no processo de Classificação Bibliográfica em Bibliotecas Escolares. Expõe conceitos introdutórios sobre a Indexação e os seus tipos de linguagens (Categorial e Combinatória). Tece considerações sobre a Biblioteca Escolar e o seu importante papel na formação acadêmica dos seus utilizadores. Recapitula a discussão introdutória, enfatizando o processo de Classificação Bibliográfica (linguagem categorial) em bibliotecas escolares, sobretudo, destacando a possibilidade do uso de corres como ferramenta auxiliar no tratamento e organização da informação. Utiliza como procedimento metodológico, a pesquisa bibliográfica disponibilizada em meio impresso e digital, o qual culmina numa revisão de literatura sobre o assunto. Evidencia o método, proposto por Pinheiro (2009), sobre o processo de implantação de uma Classificação em Cores em uma biblioteca escolar brasileira. Sugere o uso de duas classificações (Cores e Números) para a organização e tratamento temático dos materiais informacionais neste tipo de biblioteca. Palavras-chave: classificação bibliográfica; classificação com cores; biblioteca escolar.
id RCAP_79f68cc753159e44eb3ca45970811a73
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/586
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Classificação bibliográfica com o auxílio de cores para bibliotecas escolaresArtigosEste ensaio teórico apresenta considerações sobre o auxílio de cores no processo de Classificação Bibliográfica em Bibliotecas Escolares. Expõe conceitos introdutórios sobre a Indexação e os seus tipos de linguagens (Categorial e Combinatória). Tece considerações sobre a Biblioteca Escolar e o seu importante papel na formação acadêmica dos seus utilizadores. Recapitula a discussão introdutória, enfatizando o processo de Classificação Bibliográfica (linguagem categorial) em bibliotecas escolares, sobretudo, destacando a possibilidade do uso de corres como ferramenta auxiliar no tratamento e organização da informação. Utiliza como procedimento metodológico, a pesquisa bibliográfica disponibilizada em meio impresso e digital, o qual culmina numa revisão de literatura sobre o assunto. Evidencia o método, proposto por Pinheiro (2009), sobre o processo de implantação de uma Classificação em Cores em uma biblioteca escolar brasileira. Sugere o uso de duas classificações (Cores e Números) para a organização e tratamento temático dos materiais informacionais neste tipo de biblioteca. Palavras-chave: classificação bibliográfica; classificação com cores; biblioteca escolar.FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"2014-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/586por2183-66710873-5670Araújo, Francisco de Assis Norberto Galdino deSouza, Jacquelineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:22:36Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/586Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:26.092437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Classificação bibliográfica com o auxílio de cores para bibliotecas escolares
title Classificação bibliográfica com o auxílio de cores para bibliotecas escolares
spellingShingle Classificação bibliográfica com o auxílio de cores para bibliotecas escolares
Araújo, Francisco de Assis Norberto Galdino de
Artigos
title_short Classificação bibliográfica com o auxílio de cores para bibliotecas escolares
title_full Classificação bibliográfica com o auxílio de cores para bibliotecas escolares
title_fullStr Classificação bibliográfica com o auxílio de cores para bibliotecas escolares
title_full_unstemmed Classificação bibliográfica com o auxílio de cores para bibliotecas escolares
title_sort Classificação bibliográfica com o auxílio de cores para bibliotecas escolares
author Araújo, Francisco de Assis Norberto Galdino de
author_facet Araújo, Francisco de Assis Norberto Galdino de
Souza, Jacqueline
author_role author
author2 Souza, Jacqueline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Francisco de Assis Norberto Galdino de
Souza, Jacqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este ensaio teórico apresenta considerações sobre o auxílio de cores no processo de Classificação Bibliográfica em Bibliotecas Escolares. Expõe conceitos introdutórios sobre a Indexação e os seus tipos de linguagens (Categorial e Combinatória). Tece considerações sobre a Biblioteca Escolar e o seu importante papel na formação acadêmica dos seus utilizadores. Recapitula a discussão introdutória, enfatizando o processo de Classificação Bibliográfica (linguagem categorial) em bibliotecas escolares, sobretudo, destacando a possibilidade do uso de corres como ferramenta auxiliar no tratamento e organização da informação. Utiliza como procedimento metodológico, a pesquisa bibliográfica disponibilizada em meio impresso e digital, o qual culmina numa revisão de literatura sobre o assunto. Evidencia o método, proposto por Pinheiro (2009), sobre o processo de implantação de uma Classificação em Cores em uma biblioteca escolar brasileira. Sugere o uso de duas classificações (Cores e Números) para a organização e tratamento temático dos materiais informacionais neste tipo de biblioteca. Palavras-chave: classificação bibliográfica; classificação com cores; biblioteca escolar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/586
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-6671
0873-5670
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"
publisher.none.fl_str_mv FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552091570241537