Classificação bibliográfica com o auxílio de cores para bibliotecas escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/586 |
Resumo: | Este ensaio teórico apresenta considerações sobre o auxílio de cores no processo de Classificação Bibliográfica em Bibliotecas Escolares. Expõe conceitos introdutórios sobre a Indexação e os seus tipos de linguagens (Categorial e Combinatória). Tece considerações sobre a Biblioteca Escolar e o seu importante papel na formação acadêmica dos seus utilizadores. Recapitula a discussão introdutória, enfatizando o processo de Classificação Bibliográfica (linguagem categorial) em bibliotecas escolares, sobretudo, destacando a possibilidade do uso de corres como ferramenta auxiliar no tratamento e organização da informação. Utiliza como procedimento metodológico, a pesquisa bibliográfica disponibilizada em meio impresso e digital, o qual culmina numa revisão de literatura sobre o assunto. Evidencia o método, proposto por Pinheiro (2009), sobre o processo de implantação de uma Classificação em Cores em uma biblioteca escolar brasileira. Sugere o uso de duas classificações (Cores e Números) para a organização e tratamento temático dos materiais informacionais neste tipo de biblioteca. Palavras-chave: classificação bibliográfica; classificação com cores; biblioteca escolar. |
id |
RCAP_79f68cc753159e44eb3ca45970811a73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/586 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Classificação bibliográfica com o auxílio de cores para bibliotecas escolaresArtigosEste ensaio teórico apresenta considerações sobre o auxílio de cores no processo de Classificação Bibliográfica em Bibliotecas Escolares. Expõe conceitos introdutórios sobre a Indexação e os seus tipos de linguagens (Categorial e Combinatória). Tece considerações sobre a Biblioteca Escolar e o seu importante papel na formação acadêmica dos seus utilizadores. Recapitula a discussão introdutória, enfatizando o processo de Classificação Bibliográfica (linguagem categorial) em bibliotecas escolares, sobretudo, destacando a possibilidade do uso de corres como ferramenta auxiliar no tratamento e organização da informação. Utiliza como procedimento metodológico, a pesquisa bibliográfica disponibilizada em meio impresso e digital, o qual culmina numa revisão de literatura sobre o assunto. Evidencia o método, proposto por Pinheiro (2009), sobre o processo de implantação de uma Classificação em Cores em uma biblioteca escolar brasileira. Sugere o uso de duas classificações (Cores e Números) para a organização e tratamento temático dos materiais informacionais neste tipo de biblioteca. Palavras-chave: classificação bibliográfica; classificação com cores; biblioteca escolar.FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"2014-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/586por2183-66710873-5670Araújo, Francisco de Assis Norberto Galdino deSouza, Jacquelineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:22:36Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/586Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:26.092437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Classificação bibliográfica com o auxílio de cores para bibliotecas escolares |
title |
Classificação bibliográfica com o auxílio de cores para bibliotecas escolares |
spellingShingle |
Classificação bibliográfica com o auxílio de cores para bibliotecas escolares Araújo, Francisco de Assis Norberto Galdino de Artigos |
title_short |
Classificação bibliográfica com o auxílio de cores para bibliotecas escolares |
title_full |
Classificação bibliográfica com o auxílio de cores para bibliotecas escolares |
title_fullStr |
Classificação bibliográfica com o auxílio de cores para bibliotecas escolares |
title_full_unstemmed |
Classificação bibliográfica com o auxílio de cores para bibliotecas escolares |
title_sort |
Classificação bibliográfica com o auxílio de cores para bibliotecas escolares |
author |
Araújo, Francisco de Assis Norberto Galdino de |
author_facet |
Araújo, Francisco de Assis Norberto Galdino de Souza, Jacqueline |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Jacqueline |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Francisco de Assis Norberto Galdino de Souza, Jacqueline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este ensaio teórico apresenta considerações sobre o auxílio de cores no processo de Classificação Bibliográfica em Bibliotecas Escolares. Expõe conceitos introdutórios sobre a Indexação e os seus tipos de linguagens (Categorial e Combinatória). Tece considerações sobre a Biblioteca Escolar e o seu importante papel na formação acadêmica dos seus utilizadores. Recapitula a discussão introdutória, enfatizando o processo de Classificação Bibliográfica (linguagem categorial) em bibliotecas escolares, sobretudo, destacando a possibilidade do uso de corres como ferramenta auxiliar no tratamento e organização da informação. Utiliza como procedimento metodológico, a pesquisa bibliográfica disponibilizada em meio impresso e digital, o qual culmina numa revisão de literatura sobre o assunto. Evidencia o método, proposto por Pinheiro (2009), sobre o processo de implantação de uma Classificação em Cores em uma biblioteca escolar brasileira. Sugere o uso de duas classificações (Cores e Números) para a organização e tratamento temático dos materiais informacionais neste tipo de biblioteca. Palavras-chave: classificação bibliográfica; classificação com cores; biblioteca escolar. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/586 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-6671 0873-5670 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória" |
publisher.none.fl_str_mv |
FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória" |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552091570241537 |