Perceção dos pais sobre a sua experiência no programa ACT-Rasing Safe Kids : estudo qualitativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/33362 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2017 |
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Perceção dos pais sobre a sua experiência no programa ACT-Rasing Safe Kids : estudo qualitativoInvestigação qualitativaProgramas de intervençãoParentalidadePerspectivaPaisTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2017A qualidade das interações pais-filhos e as práticas parentais utilizadas têm impacto no processo de desenvolvimento infantil. Estudos têm demonstrado que os programas de intervenção parental são capazes de melhorar as competências parentais e prevenir/diminuir os problemas de comportamento infantil. A presente investigação teve como principal objetivo compreender a perspetiva dos pais acerca da sua experiência e participação no programa ACT, seguindo uma abordagem qualitativa e exploratória. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas presenciais a 10 pais (9 mães e 1 pai) de crianças entre os 3 e os 8 anos, aproximadamente 4 semanas após a sua participação no programa ACT. Recorreu-se à análise de conteúdo e a procedimentos de estatística descritiva para analisar os dados obtidos. Após a participação no programa ACT, os pais perceberam uma maior autoeficácia, autorregulação emocional e consciência do seu comportamento e influência no desenvolvimento e comportamento da criança. Observou-se uma perceção de maior adequação das expetativas às características desenvolvimentistas da criança e um aumento do recurso a práticas positivas. Segundo os relatos dos pais, a mudança parental resultou num maior autocontrolo/autorregulação e consciência das regras por parte dos filhos, e numa diminuição dos problemas de comportamento da criança. Os resultados deste estudo revelaram a trajetória de mudança parental como um processo flexível, progressivo e contínuo, mas influenciável por fatores internos e externos. Relativamente à implementação do programa, os pais valorizaram os conteúdos abordados no programa e a pertença ao grupo, especialmente a partilha sem julgamento e a normalização de experiências. Este estudo representa um contributo adicional para a literatura empírica, visto que a investigação qualitativa sobre o impacto, trajetória de mudança parental e facilitadores/barreiras percebidas é escassa, comparativamente aos estudos quantitativos que avaliam a eficácia dos programas de intervenção parental.The quality of parent-child interactions and parental practices have an impact on the child development process. Studies have shown that parenting training programmes can improve parental skills and prevent/reduce behaviour problems in children. The aim of this study was to explore the parents’ perspective of their experience and participation in the ACT–Raising Safe Kids programme, using a qualitative and exploratory approach. The sample consisted of 10 parents (9 mothers and 1 father) whose children were between 3 and 8 years old and who had completed the ACT–RSK programme. The methodology used to collect the parental reports was a semi-structured face-to-face interview, which occurred approximately 4 weeks following the end of the programme. Content analysis and descriptive statistical procedures were used to analysed the data. After participating in the ACT–RSK programme, parents perceived a greater self-efficacy, emotional self-regulation and awareness of their behaviour and influence in their child’s development and behaviour. It was also perceived an increase of the adequacy of expectations concerning child’s development and an increased use of positive practices. According to the parents’ reports, parental change contributed to an increase of the child’s self-control/self-regulation and awareness of the rules, and a decrease in the child’s behaviour problems. Study findings suggest the trajectory of parental change is a flexible, progressive and continuous process, but is influenced by internal and external factors. Regarding the implementation of the program, parents valued the contents addressed within the programme and belonging to a group, specially the opportunity of sharing without feeling judged and normalization of experiences. This study represents an additional contribution to empirical literature because qualitative research about impact, parental change trajectory and perceived facilitators/barriers of parenting training programmes are less represented in literature, compared to quantitative studies that evaluate parenting training programmes efficacy.Pereira, Ana Isabel de Freitas, 1974-Repositório da Universidade de LisboaRamos, Filipa dos Santos2018-05-11T16:06:10Z20172017-10-092017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33362TID:201907950porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:28:14Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33362Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:26.593462Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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