Estratégias digitais para alcançar nichos de mercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Catarina Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15972
Resumo: A era digital veio revolucionar a forma como os consumidores interagem com as marcas e com os seus produtos. Agora, a interação é em tempo real, feita através de diferentes dispositivos e a partir de qualquer lugar, fortalecendo o consumidor digital como decisor e influenciador absoluto. Pequenos negócios que atuam sobre nichos de mercado encontram dificuldades acrescidas, primeiro porque atuam para uma base reduzida de clientes, o que significa que a sua procura é menor; e em segundo, porque não dispõem de meios e ferramentas suficientes para comunicar em grandes e diferentes canais. O Kansha - Restaurante Vegetariano é um destes negócios e está dependente da estratégia digital para revolucionar a forma como alcança e interage com o seu público. De forma a produzir produtos digitais focados no público-alvo, surgiu a oportunidade para aliar conhecimentos de design centrado no utilizador à estratégia de marketing digital, tendo-se provado que tanto o profissional de marketing, como o negócio, beneficiam destas sinergias. Foi possível demonstrar que ao selecionar os canais online mais indicados e trabalhar sobre estes desenvolvendo produtos digitais focados nas necessidades e expectativas dos utilizadores, consegue-se contribuir para a divulgação de um negócio no meio digital e chegar ao público de forma mais adequada. Esta investigação provou que, ao colocar o potencial cliente do Kansha no centro das ações de design e marketing do restaurante, é possível validar a metodologia de design centrado no utilizador como ferramenta auxiliar na estratégia digital de um negócio, o que valoriza a interação entre empresa e o seu público.
id RCAP_79f7b778ef6bf737d9062a31f79e92d1
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/15972
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias digitais para alcançar nichos de mercadoMarketing de nichoEstratégia digitalEstratégias de marketing onlineConsumidor digitalDesign centrado no utilizadorNiche marketDigital consumerOnline marketing strategiesUser centered designDigital strategyGestãoA era digital veio revolucionar a forma como os consumidores interagem com as marcas e com os seus produtos. Agora, a interação é em tempo real, feita através de diferentes dispositivos e a partir de qualquer lugar, fortalecendo o consumidor digital como decisor e influenciador absoluto. Pequenos negócios que atuam sobre nichos de mercado encontram dificuldades acrescidas, primeiro porque atuam para uma base reduzida de clientes, o que significa que a sua procura é menor; e em segundo, porque não dispõem de meios e ferramentas suficientes para comunicar em grandes e diferentes canais. O Kansha - Restaurante Vegetariano é um destes negócios e está dependente da estratégia digital para revolucionar a forma como alcança e interage com o seu público. De forma a produzir produtos digitais focados no público-alvo, surgiu a oportunidade para aliar conhecimentos de design centrado no utilizador à estratégia de marketing digital, tendo-se provado que tanto o profissional de marketing, como o negócio, beneficiam destas sinergias. Foi possível demonstrar que ao selecionar os canais online mais indicados e trabalhar sobre estes desenvolvendo produtos digitais focados nas necessidades e expectativas dos utilizadores, consegue-se contribuir para a divulgação de um negócio no meio digital e chegar ao público de forma mais adequada. Esta investigação provou que, ao colocar o potencial cliente do Kansha no centro das ações de design e marketing do restaurante, é possível validar a metodologia de design centrado no utilizador como ferramenta auxiliar na estratégia digital de um negócio, o que valoriza a interação entre empresa e o seu público.The digital age has revolutionized the way consumers interact with brands and their products. Nowadays, the interaction is in real time, done across different devices and from anywhere, empowering the digital consumer as an absolute decision maker and influencer. Small businesses that operate in niche markets face additional difficulties, first because they work for a small customer base, which means their demand is lower; and second, because they do not have sufficient means and tools to communicate on large and different channels. Kansha - Vegetarian Restaurant is one of these businesses, and relies on a digital strategy to revolutionize the way it reaches and interacts with its audience. In order to produce digital products focused on the target audience, the opportunity arose to combine user-centered design knowledge with digital marketing strategy, and it has been proven that both marketer and business benefit from these synergies. It was demonstrated that by selecting the most suitable online channels and working on them by developing digital products focused on the needs and expectations of users, it is possible to contribute to the dissemination of a business in the digital environment and reach the public in a more appropriate way. This research proved that by placing Kansha's potential customer at the center of the design and marketing activities for the restaurante, it is possible to validate user-centered design methodology as an auxiliary tool in the digital strategy of a business, which values the interaction between the company and its public.Melo, RicardoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRodrigues, Ana Catarina Pereira2020-06-04T18:50:42Z2019-12-192019-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/jpegimage/pngimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pngimage/pnghttp://hdl.handle.net/10400.22/15972TID:202449238porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:01:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15972Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:42.044071Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias digitais para alcançar nichos de mercado
title Estratégias digitais para alcançar nichos de mercado
spellingShingle Estratégias digitais para alcançar nichos de mercado
Rodrigues, Ana Catarina Pereira
Marketing de nicho
Estratégia digital
Estratégias de marketing online
Consumidor digital
Design centrado no utilizador
Niche market
Digital consumer
Online marketing strategies
User centered design
Digital strategy
Gestão
title_short Estratégias digitais para alcançar nichos de mercado
title_full Estratégias digitais para alcançar nichos de mercado
title_fullStr Estratégias digitais para alcançar nichos de mercado
title_full_unstemmed Estratégias digitais para alcançar nichos de mercado
title_sort Estratégias digitais para alcançar nichos de mercado
author Rodrigues, Ana Catarina Pereira
author_facet Rodrigues, Ana Catarina Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Ricardo
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ana Catarina Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de nicho
Estratégia digital
Estratégias de marketing online
Consumidor digital
Design centrado no utilizador
Niche market
Digital consumer
Online marketing strategies
User centered design
Digital strategy
Gestão
topic Marketing de nicho
Estratégia digital
Estratégias de marketing online
Consumidor digital
Design centrado no utilizador
Niche market
Digital consumer
Online marketing strategies
User centered design
Digital strategy
Gestão
description A era digital veio revolucionar a forma como os consumidores interagem com as marcas e com os seus produtos. Agora, a interação é em tempo real, feita através de diferentes dispositivos e a partir de qualquer lugar, fortalecendo o consumidor digital como decisor e influenciador absoluto. Pequenos negócios que atuam sobre nichos de mercado encontram dificuldades acrescidas, primeiro porque atuam para uma base reduzida de clientes, o que significa que a sua procura é menor; e em segundo, porque não dispõem de meios e ferramentas suficientes para comunicar em grandes e diferentes canais. O Kansha - Restaurante Vegetariano é um destes negócios e está dependente da estratégia digital para revolucionar a forma como alcança e interage com o seu público. De forma a produzir produtos digitais focados no público-alvo, surgiu a oportunidade para aliar conhecimentos de design centrado no utilizador à estratégia de marketing digital, tendo-se provado que tanto o profissional de marketing, como o negócio, beneficiam destas sinergias. Foi possível demonstrar que ao selecionar os canais online mais indicados e trabalhar sobre estes desenvolvendo produtos digitais focados nas necessidades e expectativas dos utilizadores, consegue-se contribuir para a divulgação de um negócio no meio digital e chegar ao público de forma mais adequada. Esta investigação provou que, ao colocar o potencial cliente do Kansha no centro das ações de design e marketing do restaurante, é possível validar a metodologia de design centrado no utilizador como ferramenta auxiliar na estratégia digital de um negócio, o que valoriza a interação entre empresa e o seu público.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
2019-12-19T00:00:00Z
2020-06-04T18:50:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/15972
TID:202449238
url http://hdl.handle.net/10400.22/15972
identifier_str_mv TID:202449238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/jpeg
image/png
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
image/png
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131448038391808