Inovações sociais para a utilização sustentável da água: Experiências de pequena escala em Lajedo de Timbaúba (Brasil) e Tamera (Portugal)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria da Conceição Alves
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Nogueira, Carla, Pinto, Hugo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/28479
Resumo: A água é o recurso mais valioso do planeta. Atualmente, e devido à crise climática, as sociedades contemporâneas são confrontadas com desafios estruturais devido à escassez dos recursos hídricos. As formas de gestão tradicional deste recurso não têm conseguido responder a estes desafios e é, portanto, necessário refletir sobre abordagens socialmente inovadoras que possam contribuir para uma transição sustentável onde a água representa uma dimensão incontornável. Este artigo argumenta que a água deve ser gerida de forma integrada, com a articulação de diferentes atores para que as soluções possam ter em conta especificidades territoriais e necessidades dos indivíduos. Neste sentido, o artigo apresenta dois estudos de caso – a comunidade Lajedo de Timbaúba (Brasil) e a de Tamera (Portugal) – situados em territórios que sofrem recorrentemente com situações de seca para analisar as suas estratégias de retenção e gestão de água, categorizando-as como inovações sociais. A análise revela que estas experiências de pequena escala – definidas como nichos - têm um papel preponderante como locais onde emergem práticas inovadoras com potencial de escalabilidade.
id RCAP_7a084405b3fb973527c54c6306ebe49b
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/28479
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inovações sociais para a utilização sustentável da água: Experiências de pequena escala em Lajedo de Timbaúba (Brasil) e Tamera (Portugal)Inovação socialGestão dos recursos hídricosComunidades sustentáveisBrasilPortugalA água é o recurso mais valioso do planeta. Atualmente, e devido à crise climática, as sociedades contemporâneas são confrontadas com desafios estruturais devido à escassez dos recursos hídricos. As formas de gestão tradicional deste recurso não têm conseguido responder a estes desafios e é, portanto, necessário refletir sobre abordagens socialmente inovadoras que possam contribuir para uma transição sustentável onde a água representa uma dimensão incontornável. Este artigo argumenta que a água deve ser gerida de forma integrada, com a articulação de diferentes atores para que as soluções possam ter em conta especificidades territoriais e necessidades dos indivíduos. Neste sentido, o artigo apresenta dois estudos de caso – a comunidade Lajedo de Timbaúba (Brasil) e a de Tamera (Portugal) – situados em territórios que sofrem recorrentemente com situações de seca para analisar as suas estratégias de retenção e gestão de água, categorizando-as como inovações sociais. A análise revela que estas experiências de pequena escala – definidas como nichos - têm um papel preponderante como locais onde emergem práticas inovadoras com potencial de escalabilidade.DINÂMIA'CET-Iscte2023-04-24T09:50:07Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/28479por2182-3030https://doi.org/10.15847/cct.28095Rodrigues, Maria da Conceição AlvesNogueira, CarlaPinto, Hugoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:43:08Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/28479Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:16.343958Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inovações sociais para a utilização sustentável da água: Experiências de pequena escala em Lajedo de Timbaúba (Brasil) e Tamera (Portugal)
title Inovações sociais para a utilização sustentável da água: Experiências de pequena escala em Lajedo de Timbaúba (Brasil) e Tamera (Portugal)
spellingShingle Inovações sociais para a utilização sustentável da água: Experiências de pequena escala em Lajedo de Timbaúba (Brasil) e Tamera (Portugal)
Rodrigues, Maria da Conceição Alves
Inovação social
Gestão dos recursos hídricos
Comunidades sustentáveis
Brasil
Portugal
title_short Inovações sociais para a utilização sustentável da água: Experiências de pequena escala em Lajedo de Timbaúba (Brasil) e Tamera (Portugal)
title_full Inovações sociais para a utilização sustentável da água: Experiências de pequena escala em Lajedo de Timbaúba (Brasil) e Tamera (Portugal)
title_fullStr Inovações sociais para a utilização sustentável da água: Experiências de pequena escala em Lajedo de Timbaúba (Brasil) e Tamera (Portugal)
title_full_unstemmed Inovações sociais para a utilização sustentável da água: Experiências de pequena escala em Lajedo de Timbaúba (Brasil) e Tamera (Portugal)
title_sort Inovações sociais para a utilização sustentável da água: Experiências de pequena escala em Lajedo de Timbaúba (Brasil) e Tamera (Portugal)
author Rodrigues, Maria da Conceição Alves
author_facet Rodrigues, Maria da Conceição Alves
Nogueira, Carla
Pinto, Hugo
author_role author
author2 Nogueira, Carla
Pinto, Hugo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria da Conceição Alves
Nogueira, Carla
Pinto, Hugo
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação social
Gestão dos recursos hídricos
Comunidades sustentáveis
Brasil
Portugal
topic Inovação social
Gestão dos recursos hídricos
Comunidades sustentáveis
Brasil
Portugal
description A água é o recurso mais valioso do planeta. Atualmente, e devido à crise climática, as sociedades contemporâneas são confrontadas com desafios estruturais devido à escassez dos recursos hídricos. As formas de gestão tradicional deste recurso não têm conseguido responder a estes desafios e é, portanto, necessário refletir sobre abordagens socialmente inovadoras que possam contribuir para uma transição sustentável onde a água representa uma dimensão incontornável. Este artigo argumenta que a água deve ser gerida de forma integrada, com a articulação de diferentes atores para que as soluções possam ter em conta especificidades territoriais e necessidades dos indivíduos. Neste sentido, o artigo apresenta dois estudos de caso – a comunidade Lajedo de Timbaúba (Brasil) e a de Tamera (Portugal) – situados em territórios que sofrem recorrentemente com situações de seca para analisar as suas estratégias de retenção e gestão de água, categorizando-as como inovações sociais. A análise revela que estas experiências de pequena escala – definidas como nichos - têm um papel preponderante como locais onde emergem práticas inovadoras com potencial de escalabilidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-24T09:50:07Z
2023-01-01T00:00:00Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/28479
url http://hdl.handle.net/10071/28479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-3030
https://doi.org/10.15847/cct.28095
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DINÂMIA'CET-Iscte
publisher.none.fl_str_mv DINÂMIA'CET-Iscte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134762860806144