Abandono e rendimento académico em estudantes do 1º ano de Universidade do Algarve
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/805 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Psicopatologia e Psicologia Clínica |
id |
RCAP_7a08e1daf3bc51a86cdb6c02a327f9be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/805 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Abandono e rendimento académico em estudantes do 1º ano de Universidade do AlgarvePsicologia clínicaAbandonoRendimento académicoInstrumentosEstudantesUniversidadeClinical psychologyOncologyAbandonmentStudentsCollege studentsDissertação de Mestrado em Psicopatologia e Psicologia ClínicaA partir de uma concepção contextualista e psicossocial que se encontra envolvida nas questões da integração académica do estudante do 1o ano, fez-se uma exploração dos temas relacionados com a integração académica, passando por algumas variáveis que contribuem para essa integração. Elaboraram-se, então, dois modelos teóricos representativos desta fase de integração no meio académico, tomando como critérios o abandono e o rendimento académicos. As variáveis intervenientes (pais, bem-estar, equilíbrio emocional e relacionamento interpessoal) destes modelos foram avaliadas através de um Inventário, constituído pela EISES (Diniz & Almeida, no prelo) e por uma Escala construída de raiz designada Escala de Suporte Relacional Extra-Universitário (ESRE-U), Procedeu-se à validação dos modelos de medida definidos pelas escalas, através da análise factorial confirmatória (LISREL8-SIMPLIS). Estes foram testados numa amostra (conveniência) de 264 estudantes do 1o ano da Universidade do Algarve provenientes dos vários cursos (M= 18; leque etário = 17-23). Uma vez operacionalizados os constructos que integravam os modelos, estes foram testados, recorrendo à path anliysis (LISREL8-S1MPLIS). Os resultados obtidos indicaram que as variáveis tomadas no modelo funcionaram melhor para o caso do abandono do que para o do rendimento. Neste último, apenas a nota de acesso mostrou ser boa preditora do rendimento académico. Para o abandono foram boas preditoras as variáveis género, residência, bem-estar, nota de acesso, equilíbrio emocional e, por último, a procura de suporte parental, apresentando-as por ordem decrescente de importância. Este conjunto de variáveis mostra-se pertinente para a investigação neste domínio e para uma posterior intervenção junto deste grupo de estudantes.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAPinto, Maria Susana dos Santos2011-08-18T15:20:54Z2005-01-01T00:00:00Z2005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/805porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:55Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:54.684602Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abandono e rendimento académico em estudantes do 1º ano de Universidade do Algarve |
title |
Abandono e rendimento académico em estudantes do 1º ano de Universidade do Algarve |
spellingShingle |
Abandono e rendimento académico em estudantes do 1º ano de Universidade do Algarve Pinto, Maria Susana dos Santos Psicologia clínica Abandono Rendimento académico Instrumentos Estudantes Universidade Clinical psychology Oncology Abandonment Students College students |
title_short |
Abandono e rendimento académico em estudantes do 1º ano de Universidade do Algarve |
title_full |
Abandono e rendimento académico em estudantes do 1º ano de Universidade do Algarve |
title_fullStr |
Abandono e rendimento académico em estudantes do 1º ano de Universidade do Algarve |
title_full_unstemmed |
Abandono e rendimento académico em estudantes do 1º ano de Universidade do Algarve |
title_sort |
Abandono e rendimento académico em estudantes do 1º ano de Universidade do Algarve |
author |
Pinto, Maria Susana dos Santos |
author_facet |
Pinto, Maria Susana dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Maria Susana dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia clínica Abandono Rendimento académico Instrumentos Estudantes Universidade Clinical psychology Oncology Abandonment Students College students |
topic |
Psicologia clínica Abandono Rendimento académico Instrumentos Estudantes Universidade Clinical psychology Oncology Abandonment Students College students |
description |
Dissertação de Mestrado em Psicopatologia e Psicologia Clínica |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-01-01T00:00:00Z 2005-01-01T00:00:00Z 2011-08-18T15:20:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/805 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130048905609216 |