A (auto)avaliação das escolas e a melhoria na prestação do serviço educativo: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Paula Campos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/84782
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Administração Educacional)
id RCAP_7a1ff3ed8a715bac3874c2de266d2192
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84782
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A (auto)avaliação das escolas e a melhoria na prestação do serviço educativo: estudo de casoThe (self) evaluation of schools and the improvement in the provision of educational services: case studyAutoavaliaçãoAvaliação institucionalOrganização escolarPrestação do serviço educativoInstitutional evaluationProvision of educational serviceSchool organizationSelf-assessmentCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Administração Educacional)A avaliação institucional é cada vez mais uma das temáticas nas organizações escolares. A aprovação da Lei n.º 31/2002 de 20 de dezembro, promove a legitimação de um sistema duplo de avaliação: autoavaliação e avaliação externa. A organização escolar pressionada pela necessidade da prestação de contas aos organismos da tutela e à sociedade, desenvolveu e implantou modelos de práticas de autoavaliação. Tendo a escola como organização social, a investigadora fez uma leitura dos processos de avaliação das escolas, convocando como modelos de análise as teorias políticas e neo-institucional. Esta investigação está inserida numa matriz metodológica de cariz essencialmente qualitativo que opta pelo estudo de caso para analisar e interpretar o impacto da autoavaliação das Escolas na melhoria da prestação do serviço educativo. Este estudo empírico foi desenvolvido no Agrupamento de Escolas Alfa e a informação foi recolhida através das seguintes fontes: entrevistas e análise documental. Os resultados tendem a evidenciar que as mudanças organizacionais decorrentes da autoavaliação advém da necessidade de conformidade com o meio institucional. Essas mudanças que se constituem como melhorias ao nível da estrutura formal, contudo nem sempre o mesmo acontece ao nível da ação organizacional, o que lhes confere o caráter de ritual. A análise dos dados recolhidos aponta para uma relação débil entre a autoavaliação e a melhoria na prestação do serviço educativo, traduzida em medidas pontuais, mas sem “evidências” consistentes.Institutional evaluation is a growing theme over worldwide school organizations. An update in the Portuguese legislation in 2002 (Law No. 31/2002 of December 20th), led to the promotion of a double evaluation system: self-assessment and external evaluation. The school organization, pressured by the need for accountability to supervisory agencies and society, has developed and implemented models of self-assessment practices. Assuming schools as a social organization, the researcher studied the evaluation processes using political and neo-institutional theories as models of analysis. This research is a qualitative methodological matrix, that analyses and interpret the impact of the self-assessment of schools in the improvement of the educational process. This empirical study was developed in the Agrupamento de Escolas Alfa and the information was collected through interviews and documentary analysis. The results tend to show that organizational changes resulting from self-assessment drive from the need for compliance with the institutional environment. These changes are improvements at the formal structural level, however these new ideas are not always implemented because the institutions already have their own “rituals” and it’s hard for them to change. The analysis of the collected data points to a weak relationship between self-assessment and improvement in the provision of education, translated into specific measures, but without consistent "evidence".Sá, VirgínioUniversidade do MinhoCosta, Ana Paula Campos2023-05-102023-05-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84782por203300726info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84782Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:55.271134Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A (auto)avaliação das escolas e a melhoria na prestação do serviço educativo: estudo de caso
The (self) evaluation of schools and the improvement in the provision of educational services: case study
title A (auto)avaliação das escolas e a melhoria na prestação do serviço educativo: estudo de caso
spellingShingle A (auto)avaliação das escolas e a melhoria na prestação do serviço educativo: estudo de caso
Costa, Ana Paula Campos
Autoavaliação
Avaliação institucional
Organização escolar
Prestação do serviço educativo
Institutional evaluation
Provision of educational service
School organization
Self-assessment
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A (auto)avaliação das escolas e a melhoria na prestação do serviço educativo: estudo de caso
title_full A (auto)avaliação das escolas e a melhoria na prestação do serviço educativo: estudo de caso
title_fullStr A (auto)avaliação das escolas e a melhoria na prestação do serviço educativo: estudo de caso
title_full_unstemmed A (auto)avaliação das escolas e a melhoria na prestação do serviço educativo: estudo de caso
title_sort A (auto)avaliação das escolas e a melhoria na prestação do serviço educativo: estudo de caso
author Costa, Ana Paula Campos
author_facet Costa, Ana Paula Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Virgínio
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Paula Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Autoavaliação
Avaliação institucional
Organização escolar
Prestação do serviço educativo
Institutional evaluation
Provision of educational service
School organization
Self-assessment
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Autoavaliação
Avaliação institucional
Organização escolar
Prestação do serviço educativo
Institutional evaluation
Provision of educational service
School organization
Self-assessment
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Administração Educacional)
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-10
2023-05-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/84782
url https://hdl.handle.net/1822/84782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203300726
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133095239090176