Jovens promotores de saúde. Uma abordagem para a prevenção de consumos de substâncias psicoativas com jovens do 3º ciclo. Projeto de Intervenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9543 |
Resumo: | Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária |
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Jovens promotores de saúde. Uma abordagem para a prevenção de consumos de substâncias psicoativas com jovens do 3º ciclo. Projeto de IntervençãoAdolescênciaEducação para a saúdeSubstâncias psicoativasEducação entre pares.Prevenção do consumoAdolescenceHealth promotionPreventionPsychoactive substancesPeer educationProjeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Educação Social e Intervenção ComunitáriaComo educar os adolescentes para a saúde através dos seus pares? Durante cerca de oito meses, essa foi a questão que orientou este projeto de intervenção, no qual dez estudantes do ensino secundário, designados Jovens Promotores de Saúde (JPS), assumiram o papel de educadores não formais de colegas de duas turmas do 3º ciclo. Os temas e subtemas abordados ao longo da intervenção - orientada para a prevenção dos consumos de substâncias psicoativas (SPA) e das dependências na adolescência - foram concertados pela equipa do projeto com os dez JPS seleccionados, que, na denominada fase de diagnóstico, identificaram as questões mais relevantes para a promoção da saúde no seu contexto escolar. Deste levantamento resultou a constatação de que o álcool e o tabaco são as substâncias que suscitam maior preocupação, evidenciando-se, por outro lado, a necessidade de aprofundar conhecimentos sobre alimentação saudável. Tendo em conta a discussão realizada, elaborou-se um plano de ação, que começou a ser implementado com sessões formativas para os JPS. Mais do que uma oportunidade para aprenderem coisas novas e consolidarem saberes, os jovens promotores de saúde destacaram o impacto dessa formação, recebida durante cerca de três meses, para o desenvolvimento de competências socioemocionais, com destaque para as de comunicação. As sessões formativas dos JPS - enquadradas na primeira fase de implementação do projeto - foram igualmente valorizadas pela integração de dinâmicas e jogos de grupo, que se revelaram cruciais no trabalho com as turmas, realizado já no âmbito da segunda fase de implementação do projeto. Aliás, tal como os JPS tinham previsto na etapa de diagnóstico, essa componente mais prática da intervenção foi a que teve maior aceitação no terreno. O crescente envolvimento dos alunos ficou bem expresso nas avaliações, efetuadas a cada sessão, e no final das nove sessões realizadas. No final, para além de promover e fomentar a educação entre pares, a intervenção também promoveu a saúde dos alunos ao envolvê-los nas reflexões sobre as suas opções, dotando-os de informação e potenciando a adoção de estilos de vida saudáveis. Os elevados e generalizados níveis de satisfação alcançada sugerem que esta é uma prática acertada para a promoção da saúde em contexto escolar, e uma das abordagens com mais potencial para induzir mudanças de comportamento nos adolescentes.ABSTRACT How to educate adolescents on health through their peers? For about eight months, this was the focus of this intervention project, in which ten secondary school students, called Youth Health Promoters (YHP), took the role of non-formal educators of younger scholars from two classes. The themes and sub-themes covered throughout the intervention - aimed at preventing abuse of psychoactive substances (SPA) and adolescence dependencies - were agreed by the project team with the ten YHP selected, which, in the so-called diagnostic phase, identified the most relevant issues for the promotion of health in its school context. This survey pointed out that alcohol and tobacco are the most concerning drugs, and that there is a lack of information about healthy eating. These findings conducted to an action plan, which began to be implemented through formative sessions on health for the YHP. More than an opportunity to learn something and to consolidate knowledge, the young health promoters highlighted the impact of this training, which was received during about three months, for the improvement of socio-emotional skills, especially related to communication. The YHP also emphasized the importance of those formative sessions - included in the first project implementation’s phase - to be acquainted with group dynamics and games, which proved to be crucial for the second phase of the project implementation, focused on their work to educate the younger students on health. In fact, as predicted by YHP at the beginning of the project, the practical approach was more successful than the theoretical one. This was a great learning experience for all, and the level of enthusiasm in the students can be seen in the evaluations, carried out at each session, and at the end of the nine sessions. At the final stage, besides encouraging education through peers, the project promoted health by leading students to reflect on their options, providing them information, and fostering the adoption of healthy lifestyles. The high and global levels of satisfaction attained suggest that this is a sound practice to promote health in schools, and one of the most valid approaches to shape and change adolescents behavior.Valente, BianorRCIPLMaio, Marta Carina da Silva Lino Nunes2019-02-20T12:14:52Z2018-12-072018-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9543TID:202105962porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:20Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9543Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:05.907584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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