O impacto da manutenção preventiva na Gestão da Aeronavegabilidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43598 |
Resumo: | Neste trabalho, faz-se uma análise a importância da manutenção preventiva na Gestão da aeronavegabilidade, pretende-se analisar e demostrar de que forma as práticas e métodos de manutenção garantem a aeronavegabilidade de uma aeronave. Foi elaborada uma minuciosa pesquisa sobre o programa de manutenção de aeronaves, assim como a sua origem e a sua elaboração, faz-se também uma abordagem a gestão da aeronavegabilidade contínua, descrevendo as suas principais atividades, bem como, a sua regulamentação que é composta por 4 anexos. Destacamos os métodos de manutenção, a importância da monitorização dos componentes, bem como, a utilização e gestão de toda a documentação que é emitida pelos fabricantes e Autoridades Aeronáuticas. Analisamos o impacto dos factores humanos na manutenção de aeronaves, descrevemos as falhas ativas ou actos inseguros e as falhas latentes, vimos o erro na perspectiva individual que engloba os principais responsáveis pela limitação da performance e potencializam a ocorrência de erros humanos individuais em manutenção de aeronaves, são denominados de ”Dirty Dozen”. Analisamos o Safety Management System como ferramenta de reporte, mitigação do risco e melhoria contínua. Para consolidação dos temas abordados no trabalho, recorremos ao estudo de casos práticos, nomeadamente acidentes e incidentes aéreos que tiveram como uma das causas o não cumprimento devido do programa de manutenção de aeronaves e o factor humano. Por ultimo apresentamos então as nossas conclusões e breves considerações sobre o trabalho realizado. |
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O impacto da manutenção preventiva na Gestão da AeronavegabilidadeGestão, Aeronavegabilidade Contínua, Manutenção, Factores Humanos, Safety.Management, Continuos Airworthiness, Maintenance, Human Factor, SafetyNeste trabalho, faz-se uma análise a importância da manutenção preventiva na Gestão da aeronavegabilidade, pretende-se analisar e demostrar de que forma as práticas e métodos de manutenção garantem a aeronavegabilidade de uma aeronave. Foi elaborada uma minuciosa pesquisa sobre o programa de manutenção de aeronaves, assim como a sua origem e a sua elaboração, faz-se também uma abordagem a gestão da aeronavegabilidade contínua, descrevendo as suas principais atividades, bem como, a sua regulamentação que é composta por 4 anexos. Destacamos os métodos de manutenção, a importância da monitorização dos componentes, bem como, a utilização e gestão de toda a documentação que é emitida pelos fabricantes e Autoridades Aeronáuticas. Analisamos o impacto dos factores humanos na manutenção de aeronaves, descrevemos as falhas ativas ou actos inseguros e as falhas latentes, vimos o erro na perspectiva individual que engloba os principais responsáveis pela limitação da performance e potencializam a ocorrência de erros humanos individuais em manutenção de aeronaves, são denominados de ”Dirty Dozen”. Analisamos o Safety Management System como ferramenta de reporte, mitigação do risco e melhoria contínua. Para consolidação dos temas abordados no trabalho, recorremos ao estudo de casos práticos, nomeadamente acidentes e incidentes aéreos que tiveram como uma das causas o não cumprimento devido do programa de manutenção de aeronaves e o factor humano. Por ultimo apresentamos então as nossas conclusões e breves considerações sobre o trabalho realizado.In this work, an analysis is made of the importance of preventive maintenance in Airworthiness Management, it is intended to analyze and demonstrate how maintenance practices and methods guarantee the airworthiness of an aircraft. A thorough research was carried out on the aircraft maintenance program, as well as its origin and its elaboration, an approach is also made to the management of continuous airworthiness, describing its main activities, as well as its regulation, which is composed by 4 attachments. The maintenance methods and the importance of monitoring the components, the use and management of all the documentation that is issued by manufacturers and Aeronautical Authorities stand out. We analyzed the impact of human factors on aircraft maintenance, we described active failures or unsafe acts and latent failures, we saw the error in the individual perspective that encompasses the main responsible for limiting performance and contributing to the occurrence of individual human errors in aircraft maintenance. aircraft, called “Dirty Dozen”. We analyze the Safety Management System as a reporting, risk mitigation and continuous improvement tool. In order to consolidate the topics covered in the work, we resorted to the study of practical cases, namely accidents and air incidents that had as one of the causes the non-compliance with the aircraft maintenance program and the human factor. Finally, we present our conclusions and brief considerations on the work carried out.Brito, EuricoRepositório ComumGuinapo, Walter2023-02-02T16:50:04Z2022-05-022022-01-242022-05-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43598TID:203206410porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-09T15:30:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43598Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:22.707784Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Neste trabalho, faz-se uma análise a importância da manutenção preventiva na Gestão da aeronavegabilidade, pretende-se analisar e demostrar de que forma as práticas e métodos de manutenção garantem a aeronavegabilidade de uma aeronave. Foi elaborada uma minuciosa pesquisa sobre o programa de manutenção de aeronaves, assim como a sua origem e a sua elaboração, faz-se também uma abordagem a gestão da aeronavegabilidade contínua, descrevendo as suas principais atividades, bem como, a sua regulamentação que é composta por 4 anexos. Destacamos os métodos de manutenção, a importância da monitorização dos componentes, bem como, a utilização e gestão de toda a documentação que é emitida pelos fabricantes e Autoridades Aeronáuticas. Analisamos o impacto dos factores humanos na manutenção de aeronaves, descrevemos as falhas ativas ou actos inseguros e as falhas latentes, vimos o erro na perspectiva individual que engloba os principais responsáveis pela limitação da performance e potencializam a ocorrência de erros humanos individuais em manutenção de aeronaves, são denominados de ”Dirty Dozen”. Analisamos o Safety Management System como ferramenta de reporte, mitigação do risco e melhoria contínua. Para consolidação dos temas abordados no trabalho, recorremos ao estudo de casos práticos, nomeadamente acidentes e incidentes aéreos que tiveram como uma das causas o não cumprimento devido do programa de manutenção de aeronaves e o factor humano. Por ultimo apresentamos então as nossas conclusões e breves considerações sobre o trabalho realizado. |
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