Os Caretos-Rapazes, o Entrudo-Carnaval, e as Kalendae Januariae
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://museudamemoriarural.pt/revistamemoriarural/index.php/revista/article/view/112 |
Resumo: | Las mascaradas, las festas de caretos o de Rapazes, los carnavales, constituyen un modelo festivo, diverso y rico en manifestaciones. Se activan cada año entre el periodo de la Navidad y el inicio de la Cuaresma y se representan por toda Europa. Las referencias históricas comienzan a fines de la Edad Antigua, debidas en su mayoría a críticas de las autoridades cristianas. El testimonio del obispo Asterio de la ciudad helénica de Amasea resulta clave para documentar la fórmula festiva que dio origen a las mascaradas europeas.As mascaradas, as festas de caretos e de Rapazes, os carnavais, constituem um modelo festivo, diverso e rico em manifestações. Eles são ativados todos os anos entre o período do Natal e o início da Quaresma e estão representados em toda a Europa. As referências históricas começam no final da Idade Antiga, devido em sua maioria às críticas das autoridades cristãs. O testemunho do bispo Asterio, da cidade helênica de Amasea, é a chave para documentar a fórmula festiva que deu origem às mascaradas europeias. |
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Os Caretos-Rapazes, o Entrudo-Carnaval, e as Kalendae JanuariaeFesta dos CaretosFesta dos rapazesMascaradasLas mascaradas, las festas de caretos o de Rapazes, los carnavales, constituyen un modelo festivo, diverso y rico en manifestaciones. Se activan cada año entre el periodo de la Navidad y el inicio de la Cuaresma y se representan por toda Europa. Las referencias históricas comienzan a fines de la Edad Antigua, debidas en su mayoría a críticas de las autoridades cristianas. El testimonio del obispo Asterio de la ciudad helénica de Amasea resulta clave para documentar la fórmula festiva que dio origen a las mascaradas europeas.As mascaradas, as festas de caretos e de Rapazes, os carnavais, constituem um modelo festivo, diverso e rico em manifestações. Eles são ativados todos os anos entre o período do Natal e o início da Quaresma e estão representados em toda a Europa. As referências históricas começam no final da Idade Antiga, devido em sua maioria às críticas das autoridades cristãs. O testemunho do bispo Asterio, da cidade helênica de Amasea, é a chave para documentar a fórmula festiva que deu origem às mascaradas europeias.Museu da Memória Rural2021-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://museudamemoriarural.pt/revistamemoriarural/index.php/revista/article/view/112oai:ojs2.museudamemoriarural.pt:article/112Revista Memória Rural; No 3 (2020): Revista Memória Rural, nº 3; 364-371Revista Memória Rural; n. 3 (2020): Revista Memória Rural, nº 3; 364-3712184-38802184-3880reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://museudamemoriarural.pt/revistamemoriarural/index.php/revista/article/view/112https://museudamemoriarural.pt/revistamemoriarural/index.php/revista/article/view/112/79https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonzález-Matellán, José Manuel2022-09-21T09:28:09Zoai:ojs2.museudamemoriarural.pt:article/112Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:55:57.884192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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