O impacto das medidas de marketing interno no bem-estar, felicidade e motivação dos colaboradores : estudo de caso na empresa Biogerm SA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Patrícia Sofia Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13496
Resumo: A maioria das organizações desenvolvem os seus negócios de acordo com as necessidades das pessoas, sejam elas clientes ou colaboradores, podendo muitas vezes a mesma pessoa representar essa dupla valência. A conjuntura económica e a contínua evolução tecnológica e organizacional obrigam as organizações a adaptarem-se, repensando a sua estrutura e adotando medidas inovadoras que respondam, não só às necessidades externas da organização, como também internas. Os colaboradores são uma peça fundamental no desempenho das organizações. Em nosso entender, a satisfação e o bem-estar dos colaboradores devem ser considerados como um sucesso intangível das organizações onde estão inseridos. Estas quando estão bem estruturadas e potenciam, e incentivam o bom desempenho dos colaboradores e aumentam, exponencialmente, o grau de produtividade e competitividade. A principal questão desenvolvida neste trabalho diz respeito ao impacto que as medidas de Marketing Interno podem ter na satisfação do colaborador. Como ponto de partida do estudo formulara-se a seguinte questão: - As medidas de marketing interno têm impacto na felicidade, satisfação e motivação dos colaboradores? O principal objetivo do estudo foi entender o impacto que o marketing interno e as várias medidas que podem ser aplicadas têm no bem-estar, felicidade e motivação dos colaboradores. O estudo foi ancorado na metodologia de estudo de caso, recorrendo ao inquérito do questionário para a recolha de dados e à análise de conteúdo como principal técnica de análise. Como principais conclusões destacam-se a relevância que os colaboradores dão ao marketing interno, mesmo sem grande domínio pelo conceito, e relação entre os temas principais: bem-estar, felicidade e motivação.
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