Tendências pedagógicas progressistas brasileiras: concepções e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fernanda Moraes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10743
Resumo: A educação pública brasileira tem passado por transformações na esfera ideológica, sendo permeada por diferentes tendências pedagógicas, as chamadas “teorias da educação” que acompanham e fundamentam as práticas educativas. Nesse contexto, as tendências pedagógicas brasileiras estão classificadas em liberais ou progressistas. A fim de compreender como se dá a aplicação dessas tendências no âmbito escolar, o presente trabalho, através de uma abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos de coleta de dados entrevista e observação não-participante das aulas dos docentes selecionados. Foram realizadas entrevistas com dez professores que se autodenominavam progressistas, para analisar adequadamente a fala desses docentes e, posteriormente, relacionar essas informações aos resultados da observação das práticas educativas desses professores, para finalmente triangular os dados obtidos e chegar a uma conclusão sobre como se concretizaria na prática curricular diária o discurso progressista dos docentes pesquisados. A conclusão indica que a construção do pensamento pedagógico progressista necessita de fundamentação teórica mais consistente, pois estes ainda desconhecem princípios característicos de cada uma das três tendências pedagógicas, ignorando suas especificidades. Também foi constatado que há uma diversidade de entraves que permeiam o âmbito escolar e que tornam a efetivação da interlocução do discurso e a prática progressista um trabalho árduo e desafiador.
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