(Re)conhecimento e interpretação da Cerca do Mosteiro de Arouca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/44459 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cultura Arquitetónica) |
id |
RCAP_7a4366b8de3c440b5d997693e0b276d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44459 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
(Re)conhecimento e interpretação da Cerca do Mosteiro de AroucaHumanidades::ArtesDissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cultura Arquitetónica)A presente investigação tem como objeto de estudo a Cerca de clausura do Mosteiro de Arouca, o qual deverá ter sido fundado em meados do séc.X e alcançado bastante notoriedade com o padroado de D.Mafalda de Portugal. Passando por várias fases, o objeto em causa começou por pertencer à Ordem Beneditina, filiando-se mais tarde à Ordem de Cister. Porém, com a extinção das Ordens Religiosas, o complexo monástico e todo o seu património passaram a pertencer ao Estado Português. A partir daqui, os bens do cenóbio ficaram sobre posse da Fazenda Pública, sendo todo o espólio artístico recolhido no Museu de Arte Sacra, entretanto instalado no próprio edifício. O Mosteiro tem vindo a sofrer pequenas obras de recuperação e restauro, mas a Cerca mantém-se sob poucas intervenções. Dotada de vários objetos religiosos, como capelas onde outrora a classe alta se recolhia em momentos de reflexão, percursos, linhas de água e fontes, jardins, zonas de mata e produção, este elemento exterior ao complexo monástico foi entrando em desuso ao longo dos tempos. Reconhece-se que existiam várias tipologias de Cercas nos Mosteiros desta época. Contudo, verifica-se que o objeto que se pretende estudar tinha como característica o encerramento propício ao voto de clausura feito pelas freiras que ali circulavam. Assim, compreende-se que a Cerca de clausura seria o único espaço cercado monástico que estabelecia contacto direto com o interior do Mosteiro. Desta forma, o princípio condutor da investigação passará pela vontade de reconhecer, interpretar e analisar a Cerca de clausura do Mosteiro, visto ser um espaço enriquecido de elementos e momentos que entraram em esquecimento, tornando-se mesmo desconhecidos para a população de Arouca.This research has as study object the closing fence of Arouca’s Monastery, which might have been founded in the middle of the X century and achieved enough notoriety under the patronage D.Mafalda of Portugal. Passing through several phases, the object in question initially belonged to the Benedictine Order, having become affiliated to the Cistercian Order later. However, with the extinction of the religious orders, the monastery complex and all its assets belonged to the Portuguese State. However, it remained the right of the nuns remaining in the convent to reside there until the death of the latter, which occurred in 1886. From here on, the monastery’s assets became the ownership of the Treasury, and all the artistic treasures collected at the Art Sacra Museum, in the meantime installed in the building. The Monastery has been undergoing minor refurbishment and restoration, but the Fence has had few interventions. Endowed with various religious objects, such as chapels where once the upper class gathered in moments of reflection, paths, waterways and fountains, gardens, forest areas and production, this composing element of the monastic complex was discontinued over time . It is recognized that there were several types of fences in the Monasteries of this time. However, it appears that the object to be studied was to feature the closure conducive to cloistered vow made by the nuns there circulating. Thus, it is understood that the closing fence is the only closed monastic space which established direct contact with the inside of the Monastery. Thus, the guiding principle of the research will include the desire to recognize, interpret and analyze the Arouca Monastery Fence, since it is a space enriched with elements and moments that went into oblivion, becoming even unknown to the population of Arouca.Cabeleira, JoãoUniversidade do MinhoBento, Juliana Filipa Pereira20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44459por201548801info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44459Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:27:17.299839Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Re)conhecimento e interpretação da Cerca do Mosteiro de Arouca |
title |
(Re)conhecimento e interpretação da Cerca do Mosteiro de Arouca |
spellingShingle |
(Re)conhecimento e interpretação da Cerca do Mosteiro de Arouca Bento, Juliana Filipa Pereira Humanidades::Artes |
title_short |
(Re)conhecimento e interpretação da Cerca do Mosteiro de Arouca |
title_full |
(Re)conhecimento e interpretação da Cerca do Mosteiro de Arouca |
title_fullStr |
(Re)conhecimento e interpretação da Cerca do Mosteiro de Arouca |
title_full_unstemmed |
(Re)conhecimento e interpretação da Cerca do Mosteiro de Arouca |
title_sort |
(Re)conhecimento e interpretação da Cerca do Mosteiro de Arouca |
author |
Bento, Juliana Filipa Pereira |
author_facet |
Bento, Juliana Filipa Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cabeleira, João Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bento, Juliana Filipa Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Humanidades::Artes |
topic |
Humanidades::Artes |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cultura Arquitetónica) |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/44459 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/44459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201548801 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132763656290304 |