Propriedades mecânicas de misturas betuminosas confeccionadas com asfalto-borracha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/16493 |
Resumo: | Tendo em vista as principais características das rodovias brasileiras com altos níveis de deterioração e elevadas cargas por eixo, além de nossas condições climáticas, as misturas confeccionadas com asfalto-borracha apresentam um grande potencial de utilização. Este trabalho consiste no estudo do comportamento mecânico das misturas asfálticas confeccionadas com ligantes modificados com borracha granulada de pneus usados. Os principais parâmetros analisados são a influência do tipo de ligante e do tempo de digestão empregado, para um determinado teor de borracha e temperatura de digestão. Para tanto, foram confeccionadas misturas asfálticas com granulometria contínua (Faixa C do DNER), utilizando-se um asfalto-borracha obtido a partir de um cimento asfáltico de petróleo de penetração 50/70 e 21%, em peso, de borracha granulada. Para efeitos de comparação, também foram confeccionadas misturas asfálticas de granulometria contínua com o ligante convencional CAP 50/70. O comportamento mecânico das misturas asfálticas foi avaliado através de ensaios de fadiga, deformação permanente e resistência à tração indireta por compressão diametral. Os resultados obtidos mostram que as misturas asfálticas confeccionadas com asfalto-borracha apresentaram melhor desempenho mecânico que aquelas obtidas com o ligante convencional CAP 50/70, em termos de resistência à fadiga e deformações permanentes. |
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