Paralelismos e perpendicularidades em dois cenários de Stéphane Alberto: Macbeth e a Tragédia de Macbeth

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Beatriz Grácio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16730
Resumo: Relatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - Especialização em Design de Cena
id RCAP_7a5272ed7c29907b2e3043688ba392a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16730
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Paralelismos e perpendicularidades em dois cenários de Stéphane Alberto: Macbeth e a Tragédia de MacbethTeatroDesign de cenaPrimeiros SintomasMacbethWilliam ShakespeareStéphane AlbertoTheaterScenic designRelatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - Especialização em Design de CenaO presente relatório de estágio centra-se na observação e investigação do método de trabalho e de dois dispositivos cénicos de Stéphane Alberto, cenógrafo, aderecista, figurinista e professor na Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC). Através de um estágio curricular enquanto assistente de Stéphane Alberto para a criação do dispositivo cénico, adereços e figurinos para o espetáculo A Tragédia de Macbeth, apresentado no Centro de Artes de Lisboa, em janeiro de 2023; seguido de entrevistas e de pesquisas acerca da companhia teatral Primeiros Sintomas, da qual o cenógrafo faz parte desde a sua fundação em 2001, procurou-se examinar as semelhanças e as diferenças entre duas adaptações da mesma peça de William Shakespeare, Macbeth (1606), em Macbeth (2007), uma coprodução Teatro da Trindade/ Inatel e Produções Próspero e n’A Tragédia de Macbeth (2023), uma produção Primeiros Sintomas, ambas com cenografias de Stéphane Alberto e encenações de Bruno Bravo, fundador da mesma companhia. Os resultados obtidos nesta pesquisa evidenciam os desenvolvimentos na encenação de Bruno Bravo e na plasticidade e harmonia dos cenários de Stéphane Alberto. A este documento soma-se dois apêndices: um breve vídeo behind-the-scenes que mostra o processo de trabalho de Stéphane Alberto para o espetáculo A Tragédia de Macbeth e um “manual de instruções”, que ilustra algumas das situações do estágio e do método de trabalho de Stéphane Alberto.ABSTRACT - This internship report focuses on the observation and investigation of the working method and two scenic devices of Stéphane Alberto, set designer, props and costume designer and professor at Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC). Through a curricular internship as Stéphane Alberto's assistant for the creation of the scenic device, props and costumes for the theater show The Tragedy of Macbeth, presented at the Lisbon Arts Center in January 2023; followed by interviews and research about the theater company Primeiros Sintomas, where the set designer has been part of since its foundation in 2001, we sought to examine the similarities and differences between two adaptations of the same play by William Shakespeare, Macbeth (1606), in Macbeth (2007), a co-production Teatro da Trindade / Inatel and Produções Próspero and in A Tragédia de Macbeth (2023), a Primeiros Sintomas production, both with set designs by Stéphane Alberto and staged by Bruno Bravo, founder of the same company. To this document are a short behind-the-scenes video that shows the working process of Stéphane Alberto for the show The Tragedy of Macbeth and a “instruction book” which illustrates some of the situations of the stage and the working method of Stéphane Alberto.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaCordeiro, MartaRCIPLSantos, Beatriz Grácio2023-12-22T10:27:03Z2023-12-192023-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.21/16730TID:203439627porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-27T02:15:42Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16730Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:15.373884Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Paralelismos e perpendicularidades em dois cenários de Stéphane Alberto: Macbeth e a Tragédia de Macbeth
title Paralelismos e perpendicularidades em dois cenários de Stéphane Alberto: Macbeth e a Tragédia de Macbeth
spellingShingle Paralelismos e perpendicularidades em dois cenários de Stéphane Alberto: Macbeth e a Tragédia de Macbeth
Santos, Beatriz Grácio
Teatro
Design de cena
Primeiros Sintomas
Macbeth
William Shakespeare
Stéphane Alberto
Theater
Scenic design
title_short Paralelismos e perpendicularidades em dois cenários de Stéphane Alberto: Macbeth e a Tragédia de Macbeth
title_full Paralelismos e perpendicularidades em dois cenários de Stéphane Alberto: Macbeth e a Tragédia de Macbeth
title_fullStr Paralelismos e perpendicularidades em dois cenários de Stéphane Alberto: Macbeth e a Tragédia de Macbeth
title_full_unstemmed Paralelismos e perpendicularidades em dois cenários de Stéphane Alberto: Macbeth e a Tragédia de Macbeth
title_sort Paralelismos e perpendicularidades em dois cenários de Stéphane Alberto: Macbeth e a Tragédia de Macbeth
author Santos, Beatriz Grácio
author_facet Santos, Beatriz Grácio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cordeiro, Marta
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Beatriz Grácio
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Design de cena
Primeiros Sintomas
Macbeth
William Shakespeare
Stéphane Alberto
Theater
Scenic design
topic Teatro
Design de cena
Primeiros Sintomas
Macbeth
William Shakespeare
Stéphane Alberto
Theater
Scenic design
description Relatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - Especialização em Design de Cena
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22T10:27:03Z
2023-12-19
2023-12-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16730
TID:203439627
url http://hdl.handle.net/10400.21/16730
identifier_str_mv TID:203439627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136448153124864