O paradigma da educação contábil: políticas educativas e perspectivas gerencialistas no ensino superior em Portugal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Licínio C.
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/11788
Resumo: Tendências em termos de políticas sociais e de educação, especialmente presentes nos países centrais a partir do início da década de oitenta e objeto de processos de globalização e de recontextualização noutros países, como Portugal, apontam para o que aqui designo de educação contábil. Trata-se de uma constelação de elementos diversos, tais como a privatização e a desregulação, o mercado educacional e as políticas de livre escolha, a avaliação institucional, o controle da qualidade e a aferição da eficácia nas organizações educativas, entre outros. Estas perspectivas gerencialistas e neocientíficas e a defesa da adoção por parte das escolas de ensino superior em Portugal, designadamente das universidades, de modos de organização e gestão considerados típicos dos setores privados e produtivos são analisados criticamente à luz da democratização da educação universitária enquanto parte integrante do domínio público.
id RCAP_7a62f6c80a2b2278c34b2bc1b7436869
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11788
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O paradigma da educação contábil: políticas educativas e perspectivas gerencialistas no ensino superior em Portugal.Tendências em termos de políticas sociais e de educação, especialmente presentes nos países centrais a partir do início da década de oitenta e objeto de processos de globalização e de recontextualização noutros países, como Portugal, apontam para o que aqui designo de educação contábil. Trata-se de uma constelação de elementos diversos, tais como a privatização e a desregulação, o mercado educacional e as políticas de livre escolha, a avaliação institucional, o controle da qualidade e a aferição da eficácia nas organizações educativas, entre outros. Estas perspectivas gerencialistas e neocientíficas e a defesa da adoção por parte das escolas de ensino superior em Portugal, designadamente das universidades, de modos de organização e gestão considerados típicos dos setores privados e produtivos são analisados criticamente à luz da democratização da educação universitária enquanto parte integrante do domínio público.Universidade do MinhoLima, Licínio C.19971997-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/11788por"Revista Brasileira de Educação". ISSN 1413-2478. 4 (Jan./Fev./Mar./Abr.1997) 43-59.1413-24781809-449Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:41:53.717053Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O paradigma da educação contábil: políticas educativas e perspectivas gerencialistas no ensino superior em Portugal.
title O paradigma da educação contábil: políticas educativas e perspectivas gerencialistas no ensino superior em Portugal.
spellingShingle O paradigma da educação contábil: políticas educativas e perspectivas gerencialistas no ensino superior em Portugal.
Lima, Licínio C.
title_short O paradigma da educação contábil: políticas educativas e perspectivas gerencialistas no ensino superior em Portugal.
title_full O paradigma da educação contábil: políticas educativas e perspectivas gerencialistas no ensino superior em Portugal.
title_fullStr O paradigma da educação contábil: políticas educativas e perspectivas gerencialistas no ensino superior em Portugal.
title_full_unstemmed O paradigma da educação contábil: políticas educativas e perspectivas gerencialistas no ensino superior em Portugal.
title_sort O paradigma da educação contábil: políticas educativas e perspectivas gerencialistas no ensino superior em Portugal.
author Lima, Licínio C.
author_facet Lima, Licínio C.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Licínio C.
description Tendências em termos de políticas sociais e de educação, especialmente presentes nos países centrais a partir do início da década de oitenta e objeto de processos de globalização e de recontextualização noutros países, como Portugal, apontam para o que aqui designo de educação contábil. Trata-se de uma constelação de elementos diversos, tais como a privatização e a desregulação, o mercado educacional e as políticas de livre escolha, a avaliação institucional, o controle da qualidade e a aferição da eficácia nas organizações educativas, entre outros. Estas perspectivas gerencialistas e neocientíficas e a defesa da adoção por parte das escolas de ensino superior em Portugal, designadamente das universidades, de modos de organização e gestão considerados típicos dos setores privados e produtivos são analisados criticamente à luz da democratização da educação universitária enquanto parte integrante do domínio público.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/11788
url https://hdl.handle.net/1822/11788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Revista Brasileira de Educação". ISSN 1413-2478. 4 (Jan./Fev./Mar./Abr.1997) 43-59.
1413-2478
1809-449X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132970280288256