Imagem gráfica: impacto da comunicação visual na sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Marina Aurelie Piairo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6521
Resumo: Na Sociedade contemporânea a necessidade de comunicar é absoluta, e por isso, ao longo dos tempos foram criados meios alternativos de comunicação capazes de transmitir informação. A comunicação visual é um meio que tem vindo a evoluir tornando-se tão importante como a fala. Esta caracteriza-se pela transmissão de informação através de imagens. Cada vez mais é visível o uso recorrente da imagem para a transmissão de elementos e informações que consequentemente servem para comunicar como, por exemplo uma localização, um aviso ou um nome. O uso das imagens em muitas situações torna-se mais eficiente que o uso do texto para veicular uma informação. Esta consegue atingir instantaneamente o recetor, enquanto o texto precisa de ser lido e interpretado, dando margem a desvios de compreensão. O uso de elementos visuais como, o desenho, signos, imagens e gráficos, tem como principal característica atribuir particularidades à mensagem. Tomemos, como exemplo, o uso de um logótipo. Este, quando conhecido e famoso, dispensa o uso de textos explicativos para que o recetor consiga reconhecer a marca. Como a Nike. Por conseguinte, foi importante formar pessoas através de cursos especializados, tornando-os capazes de criar imagens eficientes, atrativas e inovadoras com o uso das novas tecnologias. Este progresso fez com que a comunicação visual evoluísse tornando-a indispensável na sociedade. A estes profissionais designamos por Designers. Atualmente, o design gráfico tem-se apropriado cada vez mais do uso de imagens como meio de comunicar a mensagem desejada de uma forma mais cativante e eficaz. Este foi democratizada com a máquina digital e programas informáticos. O quotidiano da vida moderna encontra-se rodeado por mensagens gráficas, tornando-se parte do mesmo. O relatório está repartido em oito capítulos. O primeiro capítulo é constituído pela introdução, o segundo capítulo escrevo sobre a comunicação visual, no terceiro capítulo relaciono a comunicação visual com o design gráfico, bem como a evolução deste último, o quarto capítulo é constituído pelos processos do design, o quinto capítulo é sobre a empresa, o sexto capítulo descrevo todos os projetos que integrei, o sétimo descrevo os resultados obtidos e, por fim, o oitavo capítulo a conclusão.
id RCAP_7a81381aa6716ccd38ada54a54a42a64
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6521
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Imagem gráfica: impacto da comunicação visual na sociedadeComunicação visualImagemDesign gráficoNa Sociedade contemporânea a necessidade de comunicar é absoluta, e por isso, ao longo dos tempos foram criados meios alternativos de comunicação capazes de transmitir informação. A comunicação visual é um meio que tem vindo a evoluir tornando-se tão importante como a fala. Esta caracteriza-se pela transmissão de informação através de imagens. Cada vez mais é visível o uso recorrente da imagem para a transmissão de elementos e informações que consequentemente servem para comunicar como, por exemplo uma localização, um aviso ou um nome. O uso das imagens em muitas situações torna-se mais eficiente que o uso do texto para veicular uma informação. Esta consegue atingir instantaneamente o recetor, enquanto o texto precisa de ser lido e interpretado, dando margem a desvios de compreensão. O uso de elementos visuais como, o desenho, signos, imagens e gráficos, tem como principal característica atribuir particularidades à mensagem. Tomemos, como exemplo, o uso de um logótipo. Este, quando conhecido e famoso, dispensa o uso de textos explicativos para que o recetor consiga reconhecer a marca. Como a Nike. Por conseguinte, foi importante formar pessoas através de cursos especializados, tornando-os capazes de criar imagens eficientes, atrativas e inovadoras com o uso das novas tecnologias. Este progresso fez com que a comunicação visual evoluísse tornando-a indispensável na sociedade. A estes profissionais designamos por Designers. Atualmente, o design gráfico tem-se apropriado cada vez mais do uso de imagens como meio de comunicar a mensagem desejada de uma forma mais cativante e eficaz. Este foi democratizada com a máquina digital e programas informáticos. O quotidiano da vida moderna encontra-se rodeado por mensagens gráficas, tornando-se parte do mesmo. O relatório está repartido em oito capítulos. O primeiro capítulo é constituído pela introdução, o segundo capítulo escrevo sobre a comunicação visual, no terceiro capítulo relaciono a comunicação visual com o design gráfico, bem como a evolução deste último, o quarto capítulo é constituído pelos processos do design, o quinto capítulo é sobre a empresa, o sexto capítulo descrevo todos os projetos que integrei, o sétimo descrevo os resultados obtidos e, por fim, o oitavo capítulo a conclusão.In the contemporary society communication is a must, and so, over the time it was created alternative ways of transmitting information. Visual communication is a mean that has evolved to become as important as speaking. This importance has been characterized by the transmission and flow of information through images. We can see that constant use of images to transmit bits information which consequently are used to communicate, for example, a place, a warning, or even a name. The use of images in a variety of situations become more and more efficient than the use of text to address a piece of information. This method can reach instantaneously the recipient whereas a text needs to be read and interpreted, giving place to one's interpretation and perspective which lead consequently to a strayed comprehension of the matter being transmitted in the first place. The use of visual elements such as drawings, signs, images and graphics, have as a primary role facilitate little details that bring uniqueness to the message. Take it for example, a Nike. This, when renown and famous, is free from any use of meta-texts so that the recipient can recognize the matter being transmitted in brands, i.e. Nike. With all this new need to reach such an important status, training people through specialized course making them able to create efficient images has become more and more important for which the new technologies are taking such a critical role. This process allowed visual communication to take a positive trend regarding its evolution, making it vital in nowadays society. This type of people we call them Designers. Currently, graphic design has been taking more and more usage of images has a mean of passing the desired message in the most creative, simple, efficient way. This ways have been consolidated along with the digital camera and the design software. Modern's way of life has found itself surrounded by all sort of graphic images making them part of the same. This paper work is divided in eight chapters. Firstly, an introduction will be made. Secondly I will follow with a text about visual communication. In the third chapter there will be an analysis done by me on how the visual communication and the graphic design are connected, as well as the evolution of the latter. The fourth chapter will count with a description of the processes of design. The fifth will we will have an approach about the company. The sixth I will describe all the projects which I took part in. The seventh we will have shown the results achieved. Last but not least we will have a conclusion on the last chapter, the eighth.2016-09-29T11:33:42Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6521pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Marina Aurelie Piairoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:51:42Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6521Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:18.214496Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Imagem gráfica: impacto da comunicação visual na sociedade
title Imagem gráfica: impacto da comunicação visual na sociedade
spellingShingle Imagem gráfica: impacto da comunicação visual na sociedade
Gomes, Marina Aurelie Piairo
Comunicação visual
Imagem
Design gráfico
title_short Imagem gráfica: impacto da comunicação visual na sociedade
title_full Imagem gráfica: impacto da comunicação visual na sociedade
title_fullStr Imagem gráfica: impacto da comunicação visual na sociedade
title_full_unstemmed Imagem gráfica: impacto da comunicação visual na sociedade
title_sort Imagem gráfica: impacto da comunicação visual na sociedade
author Gomes, Marina Aurelie Piairo
author_facet Gomes, Marina Aurelie Piairo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Marina Aurelie Piairo
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação visual
Imagem
Design gráfico
topic Comunicação visual
Imagem
Design gráfico
description Na Sociedade contemporânea a necessidade de comunicar é absoluta, e por isso, ao longo dos tempos foram criados meios alternativos de comunicação capazes de transmitir informação. A comunicação visual é um meio que tem vindo a evoluir tornando-se tão importante como a fala. Esta caracteriza-se pela transmissão de informação através de imagens. Cada vez mais é visível o uso recorrente da imagem para a transmissão de elementos e informações que consequentemente servem para comunicar como, por exemplo uma localização, um aviso ou um nome. O uso das imagens em muitas situações torna-se mais eficiente que o uso do texto para veicular uma informação. Esta consegue atingir instantaneamente o recetor, enquanto o texto precisa de ser lido e interpretado, dando margem a desvios de compreensão. O uso de elementos visuais como, o desenho, signos, imagens e gráficos, tem como principal característica atribuir particularidades à mensagem. Tomemos, como exemplo, o uso de um logótipo. Este, quando conhecido e famoso, dispensa o uso de textos explicativos para que o recetor consiga reconhecer a marca. Como a Nike. Por conseguinte, foi importante formar pessoas através de cursos especializados, tornando-os capazes de criar imagens eficientes, atrativas e inovadoras com o uso das novas tecnologias. Este progresso fez com que a comunicação visual evoluísse tornando-a indispensável na sociedade. A estes profissionais designamos por Designers. Atualmente, o design gráfico tem-se apropriado cada vez mais do uso de imagens como meio de comunicar a mensagem desejada de uma forma mais cativante e eficaz. Este foi democratizada com a máquina digital e programas informáticos. O quotidiano da vida moderna encontra-se rodeado por mensagens gráficas, tornando-se parte do mesmo. O relatório está repartido em oito capítulos. O primeiro capítulo é constituído pela introdução, o segundo capítulo escrevo sobre a comunicação visual, no terceiro capítulo relaciono a comunicação visual com o design gráfico, bem como a evolução deste último, o quarto capítulo é constituído pelos processos do design, o quinto capítulo é sobre a empresa, o sexto capítulo descrevo todos os projetos que integrei, o sétimo descrevo os resultados obtidos e, por fim, o oitavo capítulo a conclusão.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-09-29T11:33:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6521
url http://hdl.handle.net/10348/6521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137140086407168