O envelhecimento ativo e o contexto digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Páscoa, Gina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gil, Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7523
Resumo: Na sociedade do presente e do futuro, novos são os desafios no diálogo idoso-tecnologia. O idoso assume uma consciência reflexiva que propicia a adaptação e desempenho de novos papéis e a (re)definição da sua atitude, na lógica da compreensão dos mecanismos que lhe permitirão assegurar “uma caminhada” mais saudável e feliz. O envelhecimento da população e a difusão das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) fazem parte da realidade de diversas regiões do mundo. Neste contexto, surge a presente investigação, que teve como objetivo geral identificar os fatores socioculturais que influenciam a opção pela aprendizagem das TIC, em populações 50+, e conhecer os impactos desta aprendizagem no Bem-estar, ao longo do processo de envelhecimento. Foi realizado um estudo misto de carácter quantitativo/qualitativo, envolvendo uma amostra de 374 participantes que responderam a um questionário e 5 diretores de 5 universidades seniores do distrito de Castelo Branco, Portugal, que foram entrevistados através de entrevista semiestruturada. Os resultados vieram demonstrar que os fatores que explicam a escolha da aprendizagem das TIC incluem a necessidade de atualização de conhecimentos, estar ativo intelectualmente e utilizar com mais facilidade o computador. Os impactos no Bem-estar mental incidem no estímulo da memória, nas aptidões intelectuais e no raciocínio; no Bem-estar social incidem na comunicação, na participação na sociedade digital e na relação entre inclusão digital e social. Em termos conclusivos, as pessoas idosas têm uma visão maioritariamente positiva sobre o uso das TIC, porque contribui para uma participação mais consistente e com efeitos globalmente benéficos sobre o seu Bem-estar, havendo, no entanto, algumas dificuldades na utilização das ferramentas digitais por parte deste segmento populacional. O contexto social influencia a forma como a pessoa idosa lida com as TIC, podendo suprir a ausência física de pessoas mais próximas e aumentar a comunicação dentro e/ou fora do ambiente familiar, reforçando relações intergeracionais.
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Neste contexto, surge a presente investigação, que teve como objetivo geral identificar os fatores socioculturais que influenciam a opção pela aprendizagem das TIC, em populações 50+, e conhecer os impactos desta aprendizagem no Bem-estar, ao longo do processo de envelhecimento. Foi realizado um estudo misto de carácter quantitativo/qualitativo, envolvendo uma amostra de 374 participantes que responderam a um questionário e 5 diretores de 5 universidades seniores do distrito de Castelo Branco, Portugal, que foram entrevistados através de entrevista semiestruturada. Os resultados vieram demonstrar que os fatores que explicam a escolha da aprendizagem das TIC incluem a necessidade de atualização de conhecimentos, estar ativo intelectualmente e utilizar com mais facilidade o computador. Os impactos no Bem-estar mental incidem no estímulo da memória, nas aptidões intelectuais e no raciocínio; no Bem-estar social incidem na comunicação, na participação na sociedade digital e na relação entre inclusão digital e social. Em termos conclusivos, as pessoas idosas têm uma visão maioritariamente positiva sobre o uso das TIC, porque contribui para uma participação mais consistente e com efeitos globalmente benéficos sobre o seu Bem-estar, havendo, no entanto, algumas dificuldades na utilização das ferramentas digitais por parte deste segmento populacional. O contexto social influencia a forma como a pessoa idosa lida com as TIC, podendo suprir a ausência física de pessoas mais próximas e aumentar a comunicação dentro e/ou fora do ambiente familiar, reforçando relações intergeracionais.The theme of 'active aging' refers to the process of development and maintenance of functional capacity, which contributes to the well-being of the elderly at the functional level (mental wellbeing) and the interaction of the person with the environment (social well-being). Population aging and the spread of Information and Communication Technologies (ICT) are part of the reality of various regions of the world. In this context, this research emerges whose general objective was to identify the sociocultural factors that influence the choice of ICT learning in 50+ populations, and to know the impacts of this learning on Well-being throughout the aging process. A mixed quantitative/qualitative study was conducted, involving a sample of 374 participants who answered a questionnaire and 5 directors from 5 senior universities in the Castelo Branco district, Portugal, who were interviewed through semi-structured interviews. The results show that the factors that explain the choice of ICT learning include the need to update knowledge, be intellectually active and use the computer more easily. Impacts on mental well-being focus on stimulating memory and intellectual reasoning skills; Social welfare focuses on communication, participation in digital society and the relationship between digital and social inclusion. In conclusion, older people have a mostly positive outlook on ICT use because it contributes to a more consistent and globally beneficial effect on their well-being, but there are some difficulties with the use of digital tools by ICTs population segment. The social context influences the way the elderly person deals with ICTs, which can address the physical absence of family and friends and increase communication within and / or outside the family environment and reinforce intergenerational relationships.El tema del "envejecimiento activo" se refiere al proceso de desarrollo y mantenimiento de la capacidad funcional, que contribuye al bienestar de las personas mayores a nivel funcional (bienestar mental) y la interacción de la persona con el medio ambiente (bienestar). ser social). El envejecimiento de la población y la difusión de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) son parte de la realidad de varias regiones del mundo. En este contexto, surge esta investigación cuyo objetivo general ha sido identificar los factores socioculturales que influyen en la elección del aprendizaje de las TIC poblaciones mayores de 50 años y conocer los impactos de este aprendizaje en el bienestar a lo largo del proceso de envejecimiento. Se realizó un estudio mixto cuantitativo / cualitativo, con una muestra de 374 participantes que respondieron un cuestionario y 5 directores de 5 universidades superiores en el distrito de Castelo Branco, Portugal, quienes fueron entrevistados a través de entrevistas semiestructuradas. Los resultados muestran que los factores que explican la elección del aprendizaje de las TIC incluyen la necesidad de actualizar el conocimiento, ser intelectualmente activo y usar la computadora con mayor facilidad. Los impactos en el bienestar mental se centran en estimular la memoria y las habilidades de razonamiento intelectual; El bienestar social se centra en la comunicación, la participación en la sociedad digital y la relación entre inclusión digital y social. En conclusión, las personas mayores tienen una perspectiva mayoritariamente positiva sobre el uso de las TIC porque contribuye a un efecto más coherente y globalmente beneficioso en su bienestar. Sin embargo, existen algunas dificultades con el uso de herramientas digitales por parte de este las TIC segmento de población. El contexto social influye en la forma en que la persona mayor se ocupa de las TIC, a ausencia física de personas cercanas y aumentar la comunicación dentro y/o fuera del entorno familiar y reforzar las relaciones intergeneracionales.Egitania ScienciaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPáscoa, GinaGil, Henrique2021-04-26T11:08:06Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7523porPáscoa, G. & Gil, H. (2020). O envelhecimento ativo e o contexto digital. Revista Egitania Sciencia, ISSN: 1646 – 884, N. 27, pp. 1-16.1646 – 884info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:48:07Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7523Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:02.130584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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