Processo criativo multilinear: análise e reflexão baseadas na prática compositiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/17153 |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado é constituída por uma componente prática, sob a forma de composições musicais, consequência da aplicação de práticas resultantes da relação entre música e pintura no processo criativo, e por um estudo teórico que explora a potencialidade desta relação multidisciplinar, tendo como propósito a sua aplicação na composição musical. A abordagem deste tema é fruto do profundo interesse pessoal da autora deste projeto, que para além de compositora é pintora. Este facto adquire uma relevante importância para o desenvolvimento do presente trabalho, pois as duas vertentes artísticas referidas confluem na poética compositiva desde um ponto de vista prático. Num primeiro momento, abordar-se-ão os fenómenos da abstração e da mimese no processo criativo, tanto do ponto de vista contextual - como perspetiva geral - como do ponto de vista da sua aplicação na composição pessoal - como perspetiva aplicada. Num segundo momento, será apresentada uma análise de sete obras desenvolvidas ao longo do mestrado, que tiveram como marco teórico principal o pensamento estético de Wassily Kandinsky e de Paul Klee. Metodologicamente, após alguns estudos empíricos que levaram à composição de algumas obras apresentadas no capítulo 2, procedeu-se, como resultado de uma necessidade sentida, à elaboração de uma reflexão fundada no marco teórico abstração-mimese, presente no capítulo 1. |
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Processo criativo multilinear: análise e reflexão baseadas na prática compositivaProcesso criativoAbstraçãoMimeseElementoLinhaWassily KandinskyPaul KleeCreative processAbstractionMimesisElementLineA presente dissertação de mestrado é constituída por uma componente prática, sob a forma de composições musicais, consequência da aplicação de práticas resultantes da relação entre música e pintura no processo criativo, e por um estudo teórico que explora a potencialidade desta relação multidisciplinar, tendo como propósito a sua aplicação na composição musical. A abordagem deste tema é fruto do profundo interesse pessoal da autora deste projeto, que para além de compositora é pintora. Este facto adquire uma relevante importância para o desenvolvimento do presente trabalho, pois as duas vertentes artísticas referidas confluem na poética compositiva desde um ponto de vista prático. Num primeiro momento, abordar-se-ão os fenómenos da abstração e da mimese no processo criativo, tanto do ponto de vista contextual - como perspetiva geral - como do ponto de vista da sua aplicação na composição pessoal - como perspetiva aplicada. Num segundo momento, será apresentada uma análise de sete obras desenvolvidas ao longo do mestrado, que tiveram como marco teórico principal o pensamento estético de Wassily Kandinsky e de Paul Klee. Metodologicamente, após alguns estudos empíricos que levaram à composição de algumas obras apresentadas no capítulo 2, procedeu-se, como resultado de uma necessidade sentida, à elaboração de uma reflexão fundada no marco teórico abstração-mimese, presente no capítulo 1.The present master’s dissertation is founded by a practical component, in the form of musical composition, a consequence of the practical application of the relationship between music and painting in the creative process; and by a theoretical study that explores the potential of this multidisciplinary relationship, with the purpose of its application in musical composition. The approach to this theme is the result of the deep personal interest of the author of this project, who in addiction of being a composer, is also a painter. This fact is important for the development of the present work, since the two artistic aspects are related in compositional poetics from a practical sight. In a first moment, the phenomena of abstraction and mimesis in the creative process will be approached, both from a contextual point of view – as a general perspective – and from the point of view of their application in personal composition – as an applied perspective. In a second step, an analysis of seven works developed during the master’s degree will be presented, which will have as main theoretical framework the aesthetic thought of Wassily Kandinsky and Paul Klee. Methodologically, after some empirical studies that led to the composition of some works presented in chapter 2, it was proceeded, as a result of a felt need, to the elaboration of a reflection based on the theoretical framework abstraction-mimesis, presented in chapter 1.Resende, Eugénio Manuel de AmorimFreijo, Ana Isabel NistalRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAzevedo, Solange Miranda2022-01-06T01:30:44Z2021-02-082021-02-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17153TID:202645924porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:52Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:15.962034Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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