Processo criativo multilinear: análise e reflexão baseadas na prática compositiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Solange Miranda
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17153
Resumo: A presente dissertação de mestrado é constituída por uma componente prática, sob a forma de composições musicais, consequência da aplicação de práticas resultantes da relação entre música e pintura no processo criativo, e por um estudo teórico que explora a potencialidade desta relação multidisciplinar, tendo como propósito a sua aplicação na composição musical. A abordagem deste tema é fruto do profundo interesse pessoal da autora deste projeto, que para além de compositora é pintora. Este facto adquire uma relevante importância para o desenvolvimento do presente trabalho, pois as duas vertentes artísticas referidas confluem na poética compositiva desde um ponto de vista prático. Num primeiro momento, abordar-se-ão os fenómenos da abstração e da mimese no processo criativo, tanto do ponto de vista contextual - como perspetiva geral - como do ponto de vista da sua aplicação na composição pessoal - como perspetiva aplicada. Num segundo momento, será apresentada uma análise de sete obras desenvolvidas ao longo do mestrado, que tiveram como marco teórico principal o pensamento estético de Wassily Kandinsky e de Paul Klee. Metodologicamente, após alguns estudos empíricos que levaram à composição de algumas obras apresentadas no capítulo 2, procedeu-se, como resultado de uma necessidade sentida, à elaboração de uma reflexão fundada no marco teórico abstração-mimese, presente no capítulo 1.
id RCAP_7aa333a7517b49074a241f1551b7ccc1
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/17153
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processo criativo multilinear: análise e reflexão baseadas na prática compositivaProcesso criativoAbstraçãoMimeseElementoLinhaWassily KandinskyPaul KleeCreative processAbstractionMimesisElementLineA presente dissertação de mestrado é constituída por uma componente prática, sob a forma de composições musicais, consequência da aplicação de práticas resultantes da relação entre música e pintura no processo criativo, e por um estudo teórico que explora a potencialidade desta relação multidisciplinar, tendo como propósito a sua aplicação na composição musical. A abordagem deste tema é fruto do profundo interesse pessoal da autora deste projeto, que para além de compositora é pintora. Este facto adquire uma relevante importância para o desenvolvimento do presente trabalho, pois as duas vertentes artísticas referidas confluem na poética compositiva desde um ponto de vista prático. Num primeiro momento, abordar-se-ão os fenómenos da abstração e da mimese no processo criativo, tanto do ponto de vista contextual - como perspetiva geral - como do ponto de vista da sua aplicação na composição pessoal - como perspetiva aplicada. Num segundo momento, será apresentada uma análise de sete obras desenvolvidas ao longo do mestrado, que tiveram como marco teórico principal o pensamento estético de Wassily Kandinsky e de Paul Klee. Metodologicamente, após alguns estudos empíricos que levaram à composição de algumas obras apresentadas no capítulo 2, procedeu-se, como resultado de uma necessidade sentida, à elaboração de uma reflexão fundada no marco teórico abstração-mimese, presente no capítulo 1.The present master’s dissertation is founded by a practical component, in the form of musical composition, a consequence of the practical application of the relationship between music and painting in the creative process; and by a theoretical study that explores the potential of this multidisciplinary relationship, with the purpose of its application in musical composition. The approach to this theme is the result of the deep personal interest of the author of this project, who in addiction of being a composer, is also a painter. This fact is important for the development of the present work, since the two artistic aspects are related in compositional poetics from a practical sight. In a first moment, the phenomena of abstraction and mimesis in the creative process will be approached, both from a contextual point of view – as a general perspective – and from the point of view of their application in personal composition – as an applied perspective. In a second step, an analysis of seven works developed during the master’s degree will be presented, which will have as main theoretical framework the aesthetic thought of Wassily Kandinsky and Paul Klee. Methodologically, after some empirical studies that led to the composition of some works presented in chapter 2, it was proceeded, as a result of a felt need, to the elaboration of a reflection based on the theoretical framework abstraction-mimesis, presented in chapter 1.Resende, Eugénio Manuel de AmorimFreijo, Ana Isabel NistalRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAzevedo, Solange Miranda2022-01-06T01:30:44Z2021-02-082021-02-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17153TID:202645924porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:52Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:15.962034Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processo criativo multilinear: análise e reflexão baseadas na prática compositiva
title Processo criativo multilinear: análise e reflexão baseadas na prática compositiva
spellingShingle Processo criativo multilinear: análise e reflexão baseadas na prática compositiva
Azevedo, Solange Miranda
Processo criativo
Abstração
Mimese
Elemento
Linha
Wassily Kandinsky
Paul Klee
Creative process
Abstraction
Mimesis
Element
Line
title_short Processo criativo multilinear: análise e reflexão baseadas na prática compositiva
title_full Processo criativo multilinear: análise e reflexão baseadas na prática compositiva
title_fullStr Processo criativo multilinear: análise e reflexão baseadas na prática compositiva
title_full_unstemmed Processo criativo multilinear: análise e reflexão baseadas na prática compositiva
title_sort Processo criativo multilinear: análise e reflexão baseadas na prática compositiva
author Azevedo, Solange Miranda
author_facet Azevedo, Solange Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Resende, Eugénio Manuel de Amorim
Freijo, Ana Isabel Nistal
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Solange Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Processo criativo
Abstração
Mimese
Elemento
Linha
Wassily Kandinsky
Paul Klee
Creative process
Abstraction
Mimesis
Element
Line
topic Processo criativo
Abstração
Mimese
Elemento
Linha
Wassily Kandinsky
Paul Klee
Creative process
Abstraction
Mimesis
Element
Line
description A presente dissertação de mestrado é constituída por uma componente prática, sob a forma de composições musicais, consequência da aplicação de práticas resultantes da relação entre música e pintura no processo criativo, e por um estudo teórico que explora a potencialidade desta relação multidisciplinar, tendo como propósito a sua aplicação na composição musical. A abordagem deste tema é fruto do profundo interesse pessoal da autora deste projeto, que para além de compositora é pintora. Este facto adquire uma relevante importância para o desenvolvimento do presente trabalho, pois as duas vertentes artísticas referidas confluem na poética compositiva desde um ponto de vista prático. Num primeiro momento, abordar-se-ão os fenómenos da abstração e da mimese no processo criativo, tanto do ponto de vista contextual - como perspetiva geral - como do ponto de vista da sua aplicação na composição pessoal - como perspetiva aplicada. Num segundo momento, será apresentada uma análise de sete obras desenvolvidas ao longo do mestrado, que tiveram como marco teórico principal o pensamento estético de Wassily Kandinsky e de Paul Klee. Metodologicamente, após alguns estudos empíricos que levaram à composição de algumas obras apresentadas no capítulo 2, procedeu-se, como resultado de uma necessidade sentida, à elaboração de uma reflexão fundada no marco teórico abstração-mimese, presente no capítulo 1.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-08
2021-02-08T00:00:00Z
2022-01-06T01:30:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/17153
TID:202645924
url http://hdl.handle.net/10400.22/17153
identifier_str_mv TID:202645924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131471880912896