Sinergias numa fusão de empresas:estudo de caso aplicado à "Transportes Tejo à Vista. Soc.Unip.,Lda" e "Gomes&Paredes, Lda."

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jordão, Pedro Fernando Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/918
Resumo: Dissertação, Mestrado, Contabilidade e Finanças, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2014
id RCAP_7ab62754118e60062ecb31e3f66b3e59
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/918
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sinergias numa fusão de empresas:estudo de caso aplicado à "Transportes Tejo à Vista. Soc.Unip.,Lda" e "Gomes&Paredes, Lda."Fusão de empresasSetor dos Transportes de MercadoriasSinergiasFree Cash Flow to the Firm (FCFF)Dissertação, Mestrado, Contabilidade e Finanças, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2014A principal motivação do estudo, passou por se tentar entender se a fusão das empresas em causa trará benefícios e se esta estratégia de reestruturação de empresas é vantajosa. O objetivo da realização deste estudo de caso, passa pelo cálculo dos custos e benefícios do processo de fusão de duas empresas, concluindo a presença ou não de Sinergias da fusão. Os objetos de análise serão as duas empresas de transportes do grupo Paredes, a Transportadora Tejo à Vista, Sociedade Unipessoal, Lda. e a Gomes&Paredes, Lda. Deste modo, pretendeu-se delinear uma fusão na perspetiva financeira na obtenção de valor. Assim, esta perspetiva financeira trabalhou áreas como a estratégia, o comportamento organizacional e o nível de gestão das operações (das empresas atuais e da que se vai gerar). Para se avaliar as empresas optou-se pela utilização do Método dos Free Cash Flow to the Firm (FCFF), para no fim se verificar a existência de Sinergias. Através de indicadores como o Earnings Before Interests and Taxes (EBIT), as depreciações, os investimentos em capital fixo e fundo de maneio, calculou-se os Free Cash Flow das empresas. Estes Free Cash Flow serão posteriormente devidamente atualizados. Com os FCFF atualizados, conseguiu-se apurar o valor do negócio de cada uma das empresas, e o valor desta após a possível fusão. Atualmente, verifica-se que as empresas atravessam uma situação difícil, reflexo do estado da economia do país e do mundo. No entanto, após a simulação da possível fusão, concluiu-se que esta operação criou valor, ou seja, sinergias para as empresas em causas. Assim, pensa-se que as empresas em causa necessitam rapidamente de uma estratégia de revitalização, e o presente estudo venha a ter um papel significativo na tomada de decisão.Lourenço, António MorãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémJordão, Pedro Fernando Ferreira2014-05-08T13:09:38Z2014-04-142014-04-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/918TID:201010518porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:30:08Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:22.896945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sinergias numa fusão de empresas:estudo de caso aplicado à "Transportes Tejo à Vista. Soc.Unip.,Lda" e "Gomes&Paredes, Lda."
title Sinergias numa fusão de empresas:estudo de caso aplicado à "Transportes Tejo à Vista. Soc.Unip.,Lda" e "Gomes&Paredes, Lda."
spellingShingle Sinergias numa fusão de empresas:estudo de caso aplicado à "Transportes Tejo à Vista. Soc.Unip.,Lda" e "Gomes&Paredes, Lda."
Jordão, Pedro Fernando Ferreira
Fusão de empresas
Setor dos Transportes de Mercadorias
Sinergias
Free Cash Flow to the Firm (FCFF)
title_short Sinergias numa fusão de empresas:estudo de caso aplicado à "Transportes Tejo à Vista. Soc.Unip.,Lda" e "Gomes&Paredes, Lda."
title_full Sinergias numa fusão de empresas:estudo de caso aplicado à "Transportes Tejo à Vista. Soc.Unip.,Lda" e "Gomes&Paredes, Lda."
title_fullStr Sinergias numa fusão de empresas:estudo de caso aplicado à "Transportes Tejo à Vista. Soc.Unip.,Lda" e "Gomes&Paredes, Lda."
title_full_unstemmed Sinergias numa fusão de empresas:estudo de caso aplicado à "Transportes Tejo à Vista. Soc.Unip.,Lda" e "Gomes&Paredes, Lda."
title_sort Sinergias numa fusão de empresas:estudo de caso aplicado à "Transportes Tejo à Vista. Soc.Unip.,Lda" e "Gomes&Paredes, Lda."
author Jordão, Pedro Fernando Ferreira
author_facet Jordão, Pedro Fernando Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lourenço, António Morão
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Jordão, Pedro Fernando Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Fusão de empresas
Setor dos Transportes de Mercadorias
Sinergias
Free Cash Flow to the Firm (FCFF)
topic Fusão de empresas
Setor dos Transportes de Mercadorias
Sinergias
Free Cash Flow to the Firm (FCFF)
description Dissertação, Mestrado, Contabilidade e Finanças, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Gestão e Tecnologia, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-08T13:09:38Z
2014-04-14
2014-04-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/918
TID:201010518
url http://hdl.handle.net/10400.15/918
identifier_str_mv TID:201010518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137024864681984