A prática psicológica em contextos educativos: reflexão sobre a atividade profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balas, Andreia Sofia Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/43151
Resumo: Relatório de atividade profissional de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_7abe4920c7f4f2645ffaa567fa7fbfa3
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43151
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A prática psicológica em contextos educativos: reflexão sobre a atividade profissionalPsychological practice in educational contexts: a reflection on the professional activityPsicologia escolarAvaliação psicológicaIntervenção psicológicaSchool psychologyPsychological assessmentPsychological interventionCiências Sociais::PsicologiaRelatório de atividade profissional de mestrado integrado em PsicologiaÉ longa a tradição de trabalho dos psicólogos nas instituições de educação especial, verificando-se uma progressiva integração destes profissionais nos agrupamentos de escolas da rede pública. A psicologia escolar tem ocupado um papel de relevo no panorama educacional, aglutinando um conjunto de saberes e boas práticas aplicadas ao contexto escolar, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral do aluno e o sucesso educativo. Atende a diversos públicos (alunos, professores, encarregados de educação, escola e comunidade educativa), com níveis de intervenção (preventivo, remediativo e promocional) e sobre diferentes domínios (académicos, socioemocionais e vocacionais). Com o intuito de demonstrar as competências-chave adquiridas na área da Psicologia Escolar e da Educação, no presente relatório descrevem-se as atividades desenvolvidas nos últimos cinco anos de trabalho, enquanto psicóloga escolar em diversos agrupamentos de escolas da rede pública. Identificadas e caracterizadas as principais problemáticas, relacionadas com a aprendizagem, comportamento e atitudes dos alunos, e as necessidades dos contextos educativos, descrevem-se as atividades de avaliação e intervenção psicoeducacional a alunos e agentes educativos, atividades de orientação vocacional e ações de promoção do sistema de relações da comunidade educativa, enquadrando-as nas diferentes modalidades de avaliação e intervenção psicológica. Conclui-se com uma reflexão sobre o papel do psicólogo escolar, enquanto especialista de processos e gestor de recursos, teoricamente orientado pelo modelo psicoeducacional-sistémico-ecológico, antecipando os principais constrangimentos e desafios à prática profissional neste contexto.There is a long tradition of psychologists in special education institutions and progressive integration of these professionals in the public schools. The school psychology has played a major role in the educational landscape, bringing together a set of knowledge and best practices applied to the school context, in order to promote the comprehensive development of the student and the educational success. It serves various target population (students, teachers, parents, school and educational community), with levels of intervention (preventive, remedial and promotional), on different fields (academic, social-emotional and vocational). In order to demonstrate the key skills acquired in School Psychology and Education fields, in this report we describe the activities undertaken in the last five years, working as school psychologist in different public schools. The main problems related to learning, behavior and attitudes of students are identified and characterized, as well as the needs of educational settings. We also describe the evaluation activities and psychoeducational intervention to students and educators, vocational guidance activities and actions to promote system of relations of the educational community, framing them in the types of methods of evaluation and psychological intervention. We conclude with a reflection on the role of the school psychologist, as specialist processes and resource manager, theoretically guided by psychoeducational-systemic-ecological model, and anticipate the main constraints and challenges to professional practice in this context.Ribeiro, IolandaUniversidade do MinhoBalas, Andreia Sofia Rodrigues20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/43151por201280701info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43151Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:53.664417Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A prática psicológica em contextos educativos: reflexão sobre a atividade profissional
Psychological practice in educational contexts: a reflection on the professional activity
title A prática psicológica em contextos educativos: reflexão sobre a atividade profissional
spellingShingle A prática psicológica em contextos educativos: reflexão sobre a atividade profissional
Balas, Andreia Sofia Rodrigues
Psicologia escolar
Avaliação psicológica
Intervenção psicológica
School psychology
Psychological assessment
Psychological intervention
Ciências Sociais::Psicologia
title_short A prática psicológica em contextos educativos: reflexão sobre a atividade profissional
title_full A prática psicológica em contextos educativos: reflexão sobre a atividade profissional
title_fullStr A prática psicológica em contextos educativos: reflexão sobre a atividade profissional
title_full_unstemmed A prática psicológica em contextos educativos: reflexão sobre a atividade profissional
title_sort A prática psicológica em contextos educativos: reflexão sobre a atividade profissional
author Balas, Andreia Sofia Rodrigues
author_facet Balas, Andreia Sofia Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Iolanda
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Balas, Andreia Sofia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia escolar
Avaliação psicológica
Intervenção psicológica
School psychology
Psychological assessment
Psychological intervention
Ciências Sociais::Psicologia
topic Psicologia escolar
Avaliação psicológica
Intervenção psicológica
School psychology
Psychological assessment
Psychological intervention
Ciências Sociais::Psicologia
description Relatório de atividade profissional de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/43151
url https://hdl.handle.net/1822/43151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201280701
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132539361689600