Autocuidado na pessoa em situação crítica com insuficiência cardíaca :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Anabela Ribas Figueira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44279
Resumo: A Insuficiência Cardíaca revela-se um problema de saúde pública com grande incidência, estando associada a uma elevada mortalidade e morbilidade. É uma síndrome clínica que tem origem numa anomalia do funcionamento cardíaco. Essa condição provoca um conjunto de sintomas com impacto no bem-estar físico e psicológico da pessoa que dela sofre. Sendo uma patologia de evolução progressiva, causa barreiras à capacidade funcional da pessoa, gerando limitações no autocuidado da mesma na sua vida diária (Monteiro, Guia & Brás, 2018; Kemp & Conte, 2012). O presente relatório de estágio tem como objetivo geral adquirir e desenvolver competências especializadas de enfermagem na prestação de cuidados à pessoa com insuficiência cardíaca, tendo como referencial teórico de enfermagem a Teoria do Défice de Autocuidado (Orem, 2001). O documento apresenta o percurso de aquisição e desenvolvimento de competências para a obtenção do grau de mestre. A Revisão Integrativa da Literatura foi a linha metodológica que possibilitou identificar as intervenções de enfermagem promotoras do autocuidado da Pessoa em Situação Crítica com insuficiência cardíaca, determinando como objetivos específicos do estágio: consolidar competências de enfermagem na prestação de cuidados à Pessoa em Situação Crítica com insuficiência cardíaca e/ou em risco de falência orgânica e família; adquirir e desenvolver competências especializadas de enfermagem na prestação de cuidados à Pessoa em Situação Crítica com insuficiência cardíaca e família no contexto de Serviço de Urgência e adquirir e desenvolver competências especializadas de enfermagem na prestação de cuidados à Pessoa em Situação Crítica com insuficiência cardíaca e/ou falência orgânica e família em contexto de Unidade de Cuidados Intensivos. Apura-se que o cuidado de enfermagem por meio da intervenção apoio educação promove o autocuidado no desígnio individual, mas também fomenta a literacia em saúde, contribuindo para a redução das readmissões hospitalares e menores custos em saúde, fomentando a qualidade dos cuidados prestados (Pedro, Amaral, & Escoval, 2016; Silva, Carvalho & Guedes, 2020
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O presente relatório de estágio tem como objetivo geral adquirir e desenvolver competências especializadas de enfermagem na prestação de cuidados à pessoa com insuficiência cardíaca, tendo como referencial teórico de enfermagem a Teoria do Défice de Autocuidado (Orem, 2001). O documento apresenta o percurso de aquisição e desenvolvimento de competências para a obtenção do grau de mestre. A Revisão Integrativa da Literatura foi a linha metodológica que possibilitou identificar as intervenções de enfermagem promotoras do autocuidado da Pessoa em Situação Crítica com insuficiência cardíaca, determinando como objetivos específicos do estágio: consolidar competências de enfermagem na prestação de cuidados à Pessoa em Situação Crítica com insuficiência cardíaca e/ou em risco de falência orgânica e família; adquirir e desenvolver competências especializadas de enfermagem na prestação de cuidados à Pessoa em Situação Crítica com insuficiência cardíaca e família no contexto de Serviço de Urgência e adquirir e desenvolver competências especializadas de enfermagem na prestação de cuidados à Pessoa em Situação Crítica com insuficiência cardíaca e/ou falência orgânica e família em contexto de Unidade de Cuidados Intensivos. Apura-se que o cuidado de enfermagem por meio da intervenção apoio educação promove o autocuidado no desígnio individual, mas também fomenta a literacia em saúde, contribuindo para a redução das readmissões hospitalares e menores custos em saúde, fomentando a qualidade dos cuidados prestados (Pedro, Amaral, & Escoval, 2016; Silva, Carvalho & Guedes, 2020Heart failure proves to be a public health problem with high incidence, which is associated with high morbidity and mortality. It is a clinical syndrome caused by a cardiac functioning anomaly. This condition leads to signs and symptoms that cause changes in the physical and psychological well-being of the person who suffers from it. As a disease of progressive evolution, it causes barriers to the person’s functional capacity, generating limitations in self-care in their daily life (Monteiro et al., 2018; Kemp & Conte, 2012). Thus, this internship report aims to acquire and develop specialized nursing skills in providing care to people with heart failure, having as a theoretical reference of nursing the Self-Care Deficit Theory (Orem, 2001). The document presents the path of acquisition and development of skills to obtain a master’s degree. The Integrative Literature Review was the methodological line that made it possible to identify the nursing interventions that promote the self-care of the person in critical situation with heart failure, determining as specific objectives: Consolidate nursing skills in providing care to person in critical situation with heart failure as well as to the person at risk of organ failure and family; develop specialized nursing skills in providing care to person in critical situation with heart failure and family in the context of emergency and acquire and develop specialized nursing skills in providing care to person in critical situation with heart failure and family in the context of Critical Care Unit. It is found that nursing care through the support-education intervention, using strategies such as teaching, promotes the self-care in the individual design, but also promotes health literacy, contributing to a reduction in hospital readmissions and lower health costs, improving the quality of care provided (Pedro, Amaral, & Escoval, 2016; Silva, Carvalho & Guedes, 2020).Nascimento, Carla Alexandra Fernandes doRepositório ComumLopes, Anabela Ribas Figueira2023-03-22T09:39:37Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44279TID:203095057porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-23T07:15:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44279Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:45:08.865080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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