Acerca do riso em Baudelaire: um problema de tradução entre o sujeito e a vida
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/132077 |
Resumo: | O presente trabalho procura esclarecer algumas das confusões relativas ao fenómeno do riso. Embora o fenómeno esteja identificado desde a Antiguidade, só mais tarde, com alguns desenvolvimentos medievais e modernos, se encontra algo como o seu estudo mais completo e sistemático. Acresce ainda a este argumento a própria natureza e estrutura do riso que, embora aparentemente disponível, é esquiva, equívoca e ambígua. Na verdade, porque grande parte dos empreendimentos à volta do riso acaba, inevitavelmente, por o reconduzir à história do ridículo, será necessário encontrar as suas determinações mais fundamentais que fazem daquele um objeto de estudo com corpo próprio. Com esta ideia em mente, a proposta é simples: acompanhando a leitura do texto De l’essence du rire et généralement du comique dans les arts plastiques, de Baudelaire, devem extrair-se os principais aspetos do riso. Para isso, destacam-se três pontos: i) todo o estudo do fenómeno parte da compreensão que se faz de caricatura. Deste modo, porque o que está em causa na caricatura é sempre um riso de escárnio, deve ser esse o âmbito particular do nosso trabalho; ii) uma vez que o autor pensa o fenómeno à luz da tradição cristã, é preciso, de igual forma, pensá-lo nessas condições; iii) toda a leitura deste texto deve depender da máxima baudelairiana Le Sage ne rit qu’en tremblant. O objetivo deste estudo, à luz de Baudelaire, é mostrar, essencialmente, que todo o cómico depende do sujeito, e que todo o riso, enquanto consciência do conflito existencial, deve incluir uma determinação de escárnio. |
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Acerca do riso em Baudelaire: um problema de tradução entre o sujeito e a vidaBaudelaireTraduçãoRisoCaricaturaEscárnioSuperioridadePretensão de lucidezDistorçãoComédiaSérioGrotescoSábioConflitoContradiçãoLaughterCaricatureDerisionSuperiorityPresumption of lucidityDistortionComedySeriousGrotesqueSageConflictContradictionDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoO presente trabalho procura esclarecer algumas das confusões relativas ao fenómeno do riso. Embora o fenómeno esteja identificado desde a Antiguidade, só mais tarde, com alguns desenvolvimentos medievais e modernos, se encontra algo como o seu estudo mais completo e sistemático. Acresce ainda a este argumento a própria natureza e estrutura do riso que, embora aparentemente disponível, é esquiva, equívoca e ambígua. Na verdade, porque grande parte dos empreendimentos à volta do riso acaba, inevitavelmente, por o reconduzir à história do ridículo, será necessário encontrar as suas determinações mais fundamentais que fazem daquele um objeto de estudo com corpo próprio. Com esta ideia em mente, a proposta é simples: acompanhando a leitura do texto De l’essence du rire et généralement du comique dans les arts plastiques, de Baudelaire, devem extrair-se os principais aspetos do riso. Para isso, destacam-se três pontos: i) todo o estudo do fenómeno parte da compreensão que se faz de caricatura. Deste modo, porque o que está em causa na caricatura é sempre um riso de escárnio, deve ser esse o âmbito particular do nosso trabalho; ii) uma vez que o autor pensa o fenómeno à luz da tradição cristã, é preciso, de igual forma, pensá-lo nessas condições; iii) toda a leitura deste texto deve depender da máxima baudelairiana Le Sage ne rit qu’en tremblant. O objetivo deste estudo, à luz de Baudelaire, é mostrar, essencialmente, que todo o cómico depende do sujeito, e que todo o riso, enquanto consciência do conflito existencial, deve incluir uma determinação de escárnio.The present work seeks to clarify some of the confusion related to the phenomenon of laughter. Although the phenomenon has been identified since Antiquity, only later, with some medieval and modern developments, can a more complete and systematic study be found. Added to this argument is the very nature and structure of laughter which, although apparently available, is elusive, equivocal, and ambiguous. In fact, because many ventures around laughter inevitable end up taking it back to the history of ridicule, it is necessary to find its most fundamental determinations that make it an object of study in its own right. With this idea in mind, the proposal is simple: following the reading of the text De l’essence du rire et généralement du comique dans les arts plastiques, by Baudelaire, the main aspects of laughter should be extracted. For that, three points stand out: i) the whole study of the phenomenon lies in the understanding that it is made of caricature. Therefore, because what is at issue in the caricature is always a derisive laughter, this must be the particular scope of our work; ii) since the author thinks about the phenomenon in the light of Christian tradition, it is also necessary to think about it under these conditions; iii) the entire reading of this text must depend on the Baudelairean maxim Le Sage ne rit qu’en tremblant. The aim of this study, concerning Baudelaire, is to show, essentially, that everything comic depends on the subject, and that all laughter, as an awareness of existential conflict, must include a determination of derision.Ferro, Nuno Vieira da Rosa eRUNCruz, João Gonçalves Martins2022-02-02T13:30:39Z2021-12-102021-08-282021-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/132077TID:202857166porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:10:46Zoai:run.unl.pt:10362/132077Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:47:20.687554Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente trabalho procura esclarecer algumas das confusões relativas ao fenómeno do riso. Embora o fenómeno esteja identificado desde a Antiguidade, só mais tarde, com alguns desenvolvimentos medievais e modernos, se encontra algo como o seu estudo mais completo e sistemático. Acresce ainda a este argumento a própria natureza e estrutura do riso que, embora aparentemente disponível, é esquiva, equívoca e ambígua. Na verdade, porque grande parte dos empreendimentos à volta do riso acaba, inevitavelmente, por o reconduzir à história do ridículo, será necessário encontrar as suas determinações mais fundamentais que fazem daquele um objeto de estudo com corpo próprio. Com esta ideia em mente, a proposta é simples: acompanhando a leitura do texto De l’essence du rire et généralement du comique dans les arts plastiques, de Baudelaire, devem extrair-se os principais aspetos do riso. Para isso, destacam-se três pontos: i) todo o estudo do fenómeno parte da compreensão que se faz de caricatura. Deste modo, porque o que está em causa na caricatura é sempre um riso de escárnio, deve ser esse o âmbito particular do nosso trabalho; ii) uma vez que o autor pensa o fenómeno à luz da tradição cristã, é preciso, de igual forma, pensá-lo nessas condições; iii) toda a leitura deste texto deve depender da máxima baudelairiana Le Sage ne rit qu’en tremblant. O objetivo deste estudo, à luz de Baudelaire, é mostrar, essencialmente, que todo o cómico depende do sujeito, e que todo o riso, enquanto consciência do conflito existencial, deve incluir uma determinação de escárnio. |
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