Dormir com a lua: astronomia em contexto pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1382 |
Resumo: | O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do Mestrado em Educação Pré-Escolar encontrando-se estruturado em três partes. A primeira parte apresenta o contexto educativo onde decorreu a PES II, a segunda aborda o estudo desenvolvido nesse contexto e a terceira apresenta uma reflexão final sobre toda a Prática de Ensino Supervisionada. Na segunda parte deste relatório apresenta-se um estudo desenvolvido no contexto da PES II, na área do Conhecimento do Mundo, no qual se pretendeu avaliar as aprendizagens de conceitos de astronomia por um grupo de crianças que frequentavam uma sala de Jardim de Infância do agrupamento de escolas do Atlântico. O referido estudo desenvolveu-se em torno de uma questão de investigação: “Uma abordagem de conceitos de astronomia com crianças dos 4 aos 6 anos permite-lhes uma aprendizagem clara desses conceitos?”. Para o efeito foram definidos seis objetivos de modo a dar resposta à questão formulada. Neste estudo optou-se por uma metodologia qualitativa de natureza interpretativa, centrada num desenho de investigação-ação, tendo como participantes 20 crianças com idades compreendidas dos quatro aos seis anos. No referido estudo foram desenvolvidas oito atividades focadas na temática abordada. Para a recolha de dados optou-se pela utilização de vários instrumentos, designadamente, grelhas de observação naturalista, registos audiovisuais, notas de campo e desenhos realizados pelas crianças. Os dados recolhidos foram sujeitos a uma análise de conteúdo a partir da qual foram formuladas categorias emergentes. Os resultados deste estudo indicam que, apesar da temática do estudo não ser muito abordada na educação pré-escolar a maioria das crianças já manifestava algumas ideias prévias sobre os diferentes fenómenos abordados. Após a realização das diferentes atividades a maioria das crianças revelou ter compreendido os diferentes conceitos verbalizando conceitos relacionados com a Lua, as fases da Lua, a forma do planeta Terra, os planetas do sistema solar e seu posicionamento relativamente ao Sol e a ocorrência do dia e noite. Também revelaram terem construído teorias pessoais acerca dos conceitos abordados, manifestando-se as tarefas promotoras da observação focada em determinados fenómenos as que revelaram maior sucesso. |
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O referido estudo desenvolveu-se em torno de uma questão de investigação: “Uma abordagem de conceitos de astronomia com crianças dos 4 aos 6 anos permite-lhes uma aprendizagem clara desses conceitos?”. Para o efeito foram definidos seis objetivos de modo a dar resposta à questão formulada. Neste estudo optou-se por uma metodologia qualitativa de natureza interpretativa, centrada num desenho de investigação-ação, tendo como participantes 20 crianças com idades compreendidas dos quatro aos seis anos. No referido estudo foram desenvolvidas oito atividades focadas na temática abordada. Para a recolha de dados optou-se pela utilização de vários instrumentos, designadamente, grelhas de observação naturalista, registos audiovisuais, notas de campo e desenhos realizados pelas crianças. Os dados recolhidos foram sujeitos a uma análise de conteúdo a partir da qual foram formuladas categorias emergentes. Os resultados deste estudo indicam que, apesar da temática do estudo não ser muito abordada na educação pré-escolar a maioria das crianças já manifestava algumas ideias prévias sobre os diferentes fenómenos abordados. Após a realização das diferentes atividades a maioria das crianças revelou ter compreendido os diferentes conceitos verbalizando conceitos relacionados com a Lua, as fases da Lua, a forma do planeta Terra, os planetas do sistema solar e seu posicionamento relativamente ao Sol e a ocorrência do dia e noite. Também revelaram terem construído teorias pessoais acerca dos conceitos abordados, manifestando-se as tarefas promotoras da observação focada em determinados fenómenos as que revelaram maior sucesso.This report falls within the course of Supervised Teaching Practice II (PES II) the Master in Preschool Education which is structured in three parts. The first part presents the educational context where PES II took place, the second deals with a study developed in this context and the third presents a final reflection on the whole Supervised Teaching Practice. In the second part of this report a study carried out in the context of PES II is presented, in the area of Knowledge and understanding of the World, the study intended to assess the learning of concepts of astronomy by a group of children attending a kindergarten room grouping schools of the Atlantic. The study was developed around a research question: "An approach to concepts of astronomy with children from 4 to 6 years allows them a clear learning of these concepts?" For this purpose six goals were defined in order to respond to the question asked. In this study we chose a qualitative methodology of interpretative nature, centered on a design research-action and the participants were 20 children aged four to six years old. In this study were developed eight activities. For data collection we chose a variety of instruments, namely, naturalistic observation grids, audiovisual recordings, field notes and drawings made by the children. The data collected was subjected to content analysis from which emerging categories were formulated. The results of this study indicate that even though the theme of the study is seldom discussed in preschool education most children already showed some previous ideas about the different phenomena. After the completion of the various activities most children seem to have understood the different concepts. Verbalizing concepts related to the moon and it’s different phases of the moon, the shape of the Earth, the planets of the solar system and there position in relation to the Sun, and the occurrence of day and night. Also revealed that these children have built personal theories about these concepts, manifesting tasks focused on promoting the observation that certain phenomena revealed the most successful.2015-11-20T10:03:23Z2012-10-11T00:00:00Z2012-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1382porPereira, Raquel Sofia Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:41:31Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1382Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:18.185136Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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