CONCEPTUALIZAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE UMA APLICAÇÃO INTERATIVA DE VÍDEO EM AMBIENTE WEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14411 |
Resumo: | A televisão e outras plataformas com suporte de vídeo têm sido utilizadas com êxito em contextos educativos desde meados do século passado. Por um lado, o avanço tecnológico, em particular a portabilidade e convergência dos média num só dispositivo tem alterado a forma como consumimos a informação e os conteúdos. Por outro, os estudantes têm vindo a mostrar alguma resistência na utilização dos recursos atuais (e.g. plataformas de learning management system, tutoriais online, ficheiros PDF). Neste sentido importa estudar estes comportamentos e desenvolver produtos tecnológicos que possam ir ao encontro das necessidades dos utilizadores, nomeadamente dos estudantes (e professores). Este estudo procura apresentar as principais alterações comportamentais por parte dos utilizadores destes dispositivos, apresentando posteriormente a conceptualização e prototipagem de uma aplicação interativa de vídeo em ambiente web que possa dar resposta a essas alterações. Concluiremos procurando demonstrar de que modo esta plataforma poderá ser útil num contexto de ensino aprendizagem. Palavras-chave: Convergência dos média, interatividade, prototipagem, recurso educativo, vídeo. |
id |
RCAP_7af3158c92438f63f202ea747183738b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14411 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
CONCEPTUALIZAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE UMA APLICAÇÃO INTERATIVA DE VÍDEO EM AMBIENTE WEBArtigosA televisão e outras plataformas com suporte de vídeo têm sido utilizadas com êxito em contextos educativos desde meados do século passado. Por um lado, o avanço tecnológico, em particular a portabilidade e convergência dos média num só dispositivo tem alterado a forma como consumimos a informação e os conteúdos. Por outro, os estudantes têm vindo a mostrar alguma resistência na utilização dos recursos atuais (e.g. plataformas de learning management system, tutoriais online, ficheiros PDF). Neste sentido importa estudar estes comportamentos e desenvolver produtos tecnológicos que possam ir ao encontro das necessidades dos utilizadores, nomeadamente dos estudantes (e professores). Este estudo procura apresentar as principais alterações comportamentais por parte dos utilizadores destes dispositivos, apresentando posteriormente a conceptualização e prototipagem de uma aplicação interativa de vídeo em ambiente web que possa dar resposta a essas alterações. Concluiremos procurando demonstrar de que modo esta plataforma poderá ser útil num contexto de ensino aprendizagem. Palavras-chave: Convergência dos média, interatividade, prototipagem, recurso educativo, vídeo.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2016-04-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14411por2182-9608Branco, PauloBarbas, Maria Potesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:21Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/14411Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:54.740419Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEPTUALIZAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE UMA APLICAÇÃO INTERATIVA DE VÍDEO EM AMBIENTE WEB |
title |
CONCEPTUALIZAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE UMA APLICAÇÃO INTERATIVA DE VÍDEO EM AMBIENTE WEB |
spellingShingle |
CONCEPTUALIZAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE UMA APLICAÇÃO INTERATIVA DE VÍDEO EM AMBIENTE WEB Branco, Paulo Artigos |
title_short |
CONCEPTUALIZAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE UMA APLICAÇÃO INTERATIVA DE VÍDEO EM AMBIENTE WEB |
title_full |
CONCEPTUALIZAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE UMA APLICAÇÃO INTERATIVA DE VÍDEO EM AMBIENTE WEB |
title_fullStr |
CONCEPTUALIZAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE UMA APLICAÇÃO INTERATIVA DE VÍDEO EM AMBIENTE WEB |
title_full_unstemmed |
CONCEPTUALIZAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE UMA APLICAÇÃO INTERATIVA DE VÍDEO EM AMBIENTE WEB |
title_sort |
CONCEPTUALIZAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE UMA APLICAÇÃO INTERATIVA DE VÍDEO EM AMBIENTE WEB |
author |
Branco, Paulo |
author_facet |
Branco, Paulo Barbas, Maria Potes |
author_role |
author |
author2 |
Barbas, Maria Potes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Branco, Paulo Barbas, Maria Potes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
A televisão e outras plataformas com suporte de vídeo têm sido utilizadas com êxito em contextos educativos desde meados do século passado. Por um lado, o avanço tecnológico, em particular a portabilidade e convergência dos média num só dispositivo tem alterado a forma como consumimos a informação e os conteúdos. Por outro, os estudantes têm vindo a mostrar alguma resistência na utilização dos recursos atuais (e.g. plataformas de learning management system, tutoriais online, ficheiros PDF). Neste sentido importa estudar estes comportamentos e desenvolver produtos tecnológicos que possam ir ao encontro das necessidades dos utilizadores, nomeadamente dos estudantes (e professores). Este estudo procura apresentar as principais alterações comportamentais por parte dos utilizadores destes dispositivos, apresentando posteriormente a conceptualização e prototipagem de uma aplicação interativa de vídeo em ambiente web que possa dar resposta a essas alterações. Concluiremos procurando demonstrar de que modo esta plataforma poderá ser útil num contexto de ensino aprendizagem. Palavras-chave: Convergência dos média, interatividade, prototipagem, recurso educativo, vídeo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14411 |
url |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130484210401280 |