As TIC na formação inicial de professores – Práticas de formação de formadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/199 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo apresentar e discutir, a partir das representações dos formadores de professores, as práticas de formação desenvolvidas com recurso à utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), e à promoção do seu uso, durante o processo de formação dos futuros professores. É um estudo descritivo e interpretativo centrado nos formadores de duas instituições públicas do Ensino Superior que formam professores em Portugal. Atendendo ao objetivo foram realizadas vinte entrevistas semidiretivas. Os resultados mostram que os formadores manifestam discursivamente preocupação em usá-las e em consciencializar os futuros professores para o seu uso pedagógico, mas nem sempre se observou total convergência de opinião e/ou de práticas em indicadores tidos como potencialmente inovadores e próximos do que se espera da formação inicial. As evidências apontam, sumariamente, para a dificuldade em oferecer oportunidades para que os futuros professores possam observar e experimentar exemplos de uso pedagógico com as TIC, devido, em parte, às crenças e atitudes que os próprios formadores têm sobre o ensino e as potencialidades das tecnologias, e ao défice de conhecimentos/formação dos próprios formadores na área que atuam como barreiras à promoção do seu uso. |
id |
RCAP_7af89876e88f8466ceeb65a3abd36cd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/199 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As TIC na formação inicial de professores – Práticas de formação de formadoresO artigo tem como objetivo apresentar e discutir, a partir das representações dos formadores de professores, as práticas de formação desenvolvidas com recurso à utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), e à promoção do seu uso, durante o processo de formação dos futuros professores. É um estudo descritivo e interpretativo centrado nos formadores de duas instituições públicas do Ensino Superior que formam professores em Portugal. Atendendo ao objetivo foram realizadas vinte entrevistas semidiretivas. Os resultados mostram que os formadores manifestam discursivamente preocupação em usá-las e em consciencializar os futuros professores para o seu uso pedagógico, mas nem sempre se observou total convergência de opinião e/ou de práticas em indicadores tidos como potencialmente inovadores e próximos do que se espera da formação inicial. As evidências apontam, sumariamente, para a dificuldade em oferecer oportunidades para que os futuros professores possam observar e experimentar exemplos de uso pedagógico com as TIC, devido, em parte, às crenças e atitudes que os próprios formadores têm sobre o ensino e as potencialidades das tecnologias, e ao défice de conhecimentos/formação dos próprios formadores na área que atuam como barreiras à promoção do seu uso.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2020-09-28T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/199oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/199Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 10 No. 2 (2020); 4-25Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 10 Núm. 2 (2020); 4-25Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 10 No. 2 (2020); 4-25Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 10 N.º 2 (2020); 4-252182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/199https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/199/345https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/199/353Direitos de Autor (c) 2020 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Gorete Ramos2022-09-22T10:36:35Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:33.847331Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As TIC na formação inicial de professores – Práticas de formação de formadores |
title |
As TIC na formação inicial de professores – Práticas de formação de formadores |
spellingShingle |
As TIC na formação inicial de professores – Práticas de formação de formadores Fonseca, Gorete Ramos |
title_short |
As TIC na formação inicial de professores – Práticas de formação de formadores |
title_full |
As TIC na formação inicial de professores – Práticas de formação de formadores |
title_fullStr |
As TIC na formação inicial de professores – Práticas de formação de formadores |
title_full_unstemmed |
As TIC na formação inicial de professores – Práticas de formação de formadores |
title_sort |
As TIC na formação inicial de professores – Práticas de formação de formadores |
author |
Fonseca, Gorete Ramos |
author_facet |
Fonseca, Gorete Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Gorete Ramos |
description |
O artigo tem como objetivo apresentar e discutir, a partir das representações dos formadores de professores, as práticas de formação desenvolvidas com recurso à utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC), e à promoção do seu uso, durante o processo de formação dos futuros professores. É um estudo descritivo e interpretativo centrado nos formadores de duas instituições públicas do Ensino Superior que formam professores em Portugal. Atendendo ao objetivo foram realizadas vinte entrevistas semidiretivas. Os resultados mostram que os formadores manifestam discursivamente preocupação em usá-las e em consciencializar os futuros professores para o seu uso pedagógico, mas nem sempre se observou total convergência de opinião e/ou de práticas em indicadores tidos como potencialmente inovadores e próximos do que se espera da formação inicial. As evidências apontam, sumariamente, para a dificuldade em oferecer oportunidades para que os futuros professores possam observar e experimentar exemplos de uso pedagógico com as TIC, devido, em parte, às crenças e atitudes que os próprios formadores têm sobre o ensino e as potencialidades das tecnologias, e ao défice de conhecimentos/formação dos próprios formadores na área que atuam como barreiras à promoção do seu uso. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-28T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/199 oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/199 |
url |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/199 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/199 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/199/345 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/199/353 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2020 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2020 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 10 No. 2 (2020); 4-25 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 10 Núm. 2 (2020); 4-25 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 10 No. 2 (2020); 4-25 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 10 N.º 2 (2020); 4-25 2182-1372 0874-9620 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130453107539968 |