Fractais clássicos - Aplicações à sala de aulas em São Tomé
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/28661 |
Resumo: | A ideia deste trabalho, é o de abordar o estudo dos fractais, evidenciando a sua beleza e importância matemática. Posteriormente, pretendemos mostrar que os fractais são um assunto relevante, estruturante e que o seu estudo deveria ser incorporado no ensino secundário de São Tomé e, nesse sentido, é importante os devidos contactos com as autoridades educativas do país para a possibilidade de introdução ao destes conceitos matemáticos nos programas de Matemática de S. Tomé e Príncipe. Nesta perspectiva, ao longo do trabalho vamos apresentar os conceitos matemáticos relativos aos fractais, com vista a específicar actividades pedagógicas a decorrer na sala de aula com o devido apoio do corpo docente, actividades essas a realizar pelos alunos em grupo ou de forma individual, consolidando assim o tema em estudo, ou seja, os fractais. O trabalho está organizado em três capítulos, estruturados da seguinte forma: − No primeiro capítulo, apresentamos uma breve nota histórica, de modo a preparar o leitor para uma acessível compreensão da geometria fractal e suas propriedades; − No segundo capítulo, descrevemos, de forma breve, mas rigorosa, alguns dos mais conhecidos fractais que ao longo de vários anos têm fascinado alunos dos vários níveis de ensino permitindo, assim, uma melhor compreensão de certos conteúdos matemáticos; − No terceiro capítulo, apresentamos algumas sugestões e/ou orientações, no sentido de proporcionar uma melhor identificação de aspectos essenciais do tema, e ajudar na seleção e implementação de estratégias que melhor rentabilizam o trabalho na sala de aula; − Por fim, no quarto capítulo apresentaremos as conclusões desta dissertação. De referir que este trabalho tem por base os trabalhos mencionados na bibliografia [1, 24]; Abstract: Classic Fractals-Applications to the Classroom in S˜ao Tom´e The idea of this work is to approach the study of fractals, highlighting their beauty and mathematical importance. Subsequently, we intend to show that fractals are a relevant, structuring subject and that their study should be incorporated into secondary education in S˜ao Tom´e and, in this sense, it is important to have the necessary contacts with the country’s educational authorities for the possibility of introducing these concepts mathematicians in the Mathematics programs of S. Tom´e and Pr´ıncipe. In this perspective, throughout the work we will present the mathematical concepts related to Fractals, with a view to specific pedagogical activities taking place in the classroom with the proper support of the teaching staff, activities to be carried out by students in groups or individually, consolidating thus the subject under study, that is, fractals. The work is organized in three chapters, structured as follows: − In the first chapter, we present a brief historical note, in order to prepare the reader for an accessible understanding of fractal geometry and its properties; − In the second chapter, we describe, briefly but rigorously, some of the most wellknown fractals that over the years have fascinated students at various levels of education, thus allowing a better understanding of certain mathematical content; − In the third chapter, we present some suggestions and/or guidelines, in order to provide a better identification of essential aspects of the theme, and to help in the selection and implementation of strategies that better profit the work in the classroom; − Finally, in the fourth chapter we will present the conclusions of this dissertation. It should be noted that this work is based on the works mentioned in the bibliography [1, 24]. |
id |
RCAP_7afce51f8ff645f923e45b9b009c9a4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/28661 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Fractais clássicos - Aplicações à sala de aulas em São ToméFractaisFractais ClássicosSistemas DinâmicosEnsino da MatemáticaFractalsClassic FractalsIterative SystemsMathematics TeachingA ideia deste trabalho, é o de abordar o estudo dos fractais, evidenciando a sua beleza e importância matemática. Posteriormente, pretendemos mostrar que os fractais são um assunto relevante, estruturante e que o seu estudo deveria ser incorporado no ensino secundário de São Tomé e, nesse sentido, é importante os devidos contactos com as autoridades educativas do país para a possibilidade de introdução ao destes conceitos matemáticos nos programas de Matemática de S. Tomé e Príncipe. Nesta perspectiva, ao longo do trabalho vamos apresentar os conceitos matemáticos relativos aos fractais, com vista a específicar actividades pedagógicas a decorrer na sala de aula com o devido apoio do corpo docente, actividades essas a realizar pelos alunos em grupo ou de forma individual, consolidando assim o tema em estudo, ou seja, os fractais. O trabalho está organizado em três capítulos, estruturados da seguinte forma: − No primeiro capítulo, apresentamos uma breve nota histórica, de modo a preparar o leitor para uma acessível compreensão da geometria fractal e suas propriedades; − No segundo capítulo, descrevemos, de forma breve, mas rigorosa, alguns dos mais conhecidos fractais que ao longo de vários anos têm fascinado alunos dos vários níveis de ensino permitindo, assim, uma melhor compreensão de certos conteúdos matemáticos; − No terceiro capítulo, apresentamos algumas sugestões e/ou orientações, no sentido de proporcionar uma melhor identificação de aspectos essenciais do tema, e ajudar na seleção e implementação de estratégias que melhor rentabilizam o trabalho na sala de aula; − Por fim, no quarto capítulo apresentaremos as conclusões desta dissertação. De referir que este trabalho tem por base os trabalhos mencionados na bibliografia [1, 24]; Abstract: Classic Fractals-Applications to the Classroom in S˜ao Tom´e The idea of this work is to approach the study of fractals, highlighting their beauty and mathematical importance. Subsequently, we intend to show that fractals are a relevant, structuring subject and that their study should be incorporated into secondary education in S˜ao Tom´e and, in this sense, it is important to have the necessary contacts with the country’s educational authorities for the possibility of introducing these concepts mathematicians in the Mathematics programs of S. Tom´e and Pr´ıncipe. In this perspective, throughout the work we will present the mathematical concepts related to Fractals, with a view to specific pedagogical activities taking place in the classroom with the proper support of the teaching staff, activities to be carried out by students in groups or individually, consolidating thus the subject under study, that is, fractals. The work is organized in three chapters, structured as follows: − In the first chapter, we present a brief historical note, in order to prepare the reader for an accessible understanding of fractal geometry and its properties; − In the second chapter, we describe, briefly but rigorously, some of the most wellknown fractals that over the years have fascinated students at various levels of education, thus allowing a better understanding of certain mathematical content; − In the third chapter, we present some suggestions and/or guidelines, in order to provide a better identification of essential aspects of the theme, and to help in the selection and implementation of strategies that better profit the work in the classroom; − Finally, in the fourth chapter we will present the conclusions of this dissertation. It should be noted that this work is based on the works mentioned in the bibliography [1, 24].Universidade de Évora2021-01-11T12:15:45Z2021-01-112020-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/28661http://hdl.handle.net/10174/28661TID:202572463porDepartamento de Matemáticapiresnelson111@gmail.com337Fernandes, Nelson Pires dos Santos Netoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:20Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28661Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:36.625677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fractais clássicos - Aplicações à sala de aulas em São Tomé |
title |
Fractais clássicos - Aplicações à sala de aulas em São Tomé |
spellingShingle |
Fractais clássicos - Aplicações à sala de aulas em São Tomé Fernandes, Nelson Pires dos Santos Neto Fractais Fractais Clássicos Sistemas Dinâmicos Ensino da Matemática Fractals Classic Fractals Iterative Systems Mathematics Teaching |
title_short |
Fractais clássicos - Aplicações à sala de aulas em São Tomé |
title_full |
Fractais clássicos - Aplicações à sala de aulas em São Tomé |
title_fullStr |
Fractais clássicos - Aplicações à sala de aulas em São Tomé |
title_full_unstemmed |
Fractais clássicos - Aplicações à sala de aulas em São Tomé |
title_sort |
Fractais clássicos - Aplicações à sala de aulas em São Tomé |
author |
Fernandes, Nelson Pires dos Santos Neto |
author_facet |
Fernandes, Nelson Pires dos Santos Neto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Nelson Pires dos Santos Neto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fractais Fractais Clássicos Sistemas Dinâmicos Ensino da Matemática Fractals Classic Fractals Iterative Systems Mathematics Teaching |
topic |
Fractais Fractais Clássicos Sistemas Dinâmicos Ensino da Matemática Fractals Classic Fractals Iterative Systems Mathematics Teaching |
description |
A ideia deste trabalho, é o de abordar o estudo dos fractais, evidenciando a sua beleza e importância matemática. Posteriormente, pretendemos mostrar que os fractais são um assunto relevante, estruturante e que o seu estudo deveria ser incorporado no ensino secundário de São Tomé e, nesse sentido, é importante os devidos contactos com as autoridades educativas do país para a possibilidade de introdução ao destes conceitos matemáticos nos programas de Matemática de S. Tomé e Príncipe. Nesta perspectiva, ao longo do trabalho vamos apresentar os conceitos matemáticos relativos aos fractais, com vista a específicar actividades pedagógicas a decorrer na sala de aula com o devido apoio do corpo docente, actividades essas a realizar pelos alunos em grupo ou de forma individual, consolidando assim o tema em estudo, ou seja, os fractais. O trabalho está organizado em três capítulos, estruturados da seguinte forma: − No primeiro capítulo, apresentamos uma breve nota histórica, de modo a preparar o leitor para uma acessível compreensão da geometria fractal e suas propriedades; − No segundo capítulo, descrevemos, de forma breve, mas rigorosa, alguns dos mais conhecidos fractais que ao longo de vários anos têm fascinado alunos dos vários níveis de ensino permitindo, assim, uma melhor compreensão de certos conteúdos matemáticos; − No terceiro capítulo, apresentamos algumas sugestões e/ou orientações, no sentido de proporcionar uma melhor identificação de aspectos essenciais do tema, e ajudar na seleção e implementação de estratégias que melhor rentabilizam o trabalho na sala de aula; − Por fim, no quarto capítulo apresentaremos as conclusões desta dissertação. De referir que este trabalho tem por base os trabalhos mencionados na bibliografia [1, 24]; Abstract: Classic Fractals-Applications to the Classroom in S˜ao Tom´e The idea of this work is to approach the study of fractals, highlighting their beauty and mathematical importance. Subsequently, we intend to show that fractals are a relevant, structuring subject and that their study should be incorporated into secondary education in S˜ao Tom´e and, in this sense, it is important to have the necessary contacts with the country’s educational authorities for the possibility of introducing these concepts mathematicians in the Mathematics programs of S. Tom´e and Pr´ıncipe. In this perspective, throughout the work we will present the mathematical concepts related to Fractals, with a view to specific pedagogical activities taking place in the classroom with the proper support of the teaching staff, activities to be carried out by students in groups or individually, consolidating thus the subject under study, that is, fractals. The work is organized in three chapters, structured as follows: − In the first chapter, we present a brief historical note, in order to prepare the reader for an accessible understanding of fractal geometry and its properties; − In the second chapter, we describe, briefly but rigorously, some of the most wellknown fractals that over the years have fascinated students at various levels of education, thus allowing a better understanding of certain mathematical content; − In the third chapter, we present some suggestions and/or guidelines, in order to provide a better identification of essential aspects of the theme, and to help in the selection and implementation of strategies that better profit the work in the classroom; − Finally, in the fourth chapter we will present the conclusions of this dissertation. It should be noted that this work is based on the works mentioned in the bibliography [1, 24]. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-23T00:00:00Z 2021-01-11T12:15:45Z 2021-01-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/28661 http://hdl.handle.net/10174/28661 TID:202572463 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/28661 |
identifier_str_mv |
TID:202572463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Matemática piresnelson111@gmail.com 337 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136667626373120 |