Fractais clássicos - Aplicações à sala de aulas em São Tomé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Nelson Pires dos Santos Neto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28661
Resumo: A ideia deste trabalho, é o de abordar o estudo dos fractais, evidenciando a sua beleza e importância matemática. Posteriormente, pretendemos mostrar que os fractais são um assunto relevante, estruturante e que o seu estudo deveria ser incorporado no ensino secundário de São Tomé e, nesse sentido, é importante os devidos contactos com as autoridades educativas do país para a possibilidade de introdução ao destes conceitos matemáticos nos programas de Matemática de S. Tomé e Príncipe. Nesta perspectiva, ao longo do trabalho vamos apresentar os conceitos matemáticos relativos aos fractais, com vista a específicar actividades pedagógicas a decorrer na sala de aula com o devido apoio do corpo docente, actividades essas a realizar pelos alunos em grupo ou de forma individual, consolidando assim o tema em estudo, ou seja, os fractais. O trabalho está organizado em três capítulos, estruturados da seguinte forma: − No primeiro capítulo, apresentamos uma breve nota histórica, de modo a preparar o leitor para uma acessível compreensão da geometria fractal e suas propriedades; − No segundo capítulo, descrevemos, de forma breve, mas rigorosa, alguns dos mais conhecidos fractais que ao longo de vários anos têm fascinado alunos dos vários níveis de ensino permitindo, assim, uma melhor compreensão de certos conteúdos matemáticos; − No terceiro capítulo, apresentamos algumas sugestões e/ou orientações, no sentido de proporcionar uma melhor identificação de aspectos essenciais do tema, e ajudar na seleção e implementação de estratégias que melhor rentabilizam o trabalho na sala de aula; − Por fim, no quarto capítulo apresentaremos as conclusões desta dissertação. De referir que este trabalho tem por base os trabalhos mencionados na bibliografia [1, 24]; Abstract: Classic Fractals-Applications to the Classroom in S˜ao Tom´e The idea of this work is to approach the study of fractals, highlighting their beauty and mathematical importance. Subsequently, we intend to show that fractals are a relevant, structuring subject and that their study should be incorporated into secondary education in S˜ao Tom´e and, in this sense, it is important to have the necessary contacts with the country’s educational authorities for the possibility of introducing these concepts mathematicians in the Mathematics programs of S. Tom´e and Pr´ıncipe. In this perspective, throughout the work we will present the mathematical concepts related to Fractals, with a view to specific pedagogical activities taking place in the classroom with the proper support of the teaching staff, activities to be carried out by students in groups or individually, consolidating thus the subject under study, that is, fractals. The work is organized in three chapters, structured as follows: − In the first chapter, we present a brief historical note, in order to prepare the reader for an accessible understanding of fractal geometry and its properties; − In the second chapter, we describe, briefly but rigorously, some of the most wellknown fractals that over the years have fascinated students at various levels of education, thus allowing a better understanding of certain mathematical content; − In the third chapter, we present some suggestions and/or guidelines, in order to provide a better identification of essential aspects of the theme, and to help in the selection and implementation of strategies that better profit the work in the classroom; − Finally, in the fourth chapter we will present the conclusions of this dissertation. It should be noted that this work is based on the works mentioned in the bibliography [1, 24].
id RCAP_7afce51f8ff645f923e45b9b009c9a4d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/28661
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fractais clássicos - Aplicações à sala de aulas em São ToméFractaisFractais ClássicosSistemas DinâmicosEnsino da MatemáticaFractalsClassic FractalsIterative SystemsMathematics TeachingA ideia deste trabalho, é o de abordar o estudo dos fractais, evidenciando a sua beleza e importância matemática. Posteriormente, pretendemos mostrar que os fractais são um assunto relevante, estruturante e que o seu estudo deveria ser incorporado no ensino secundário de São Tomé e, nesse sentido, é importante os devidos contactos com as autoridades educativas do país para a possibilidade de introdução ao destes conceitos matemáticos nos programas de Matemática de S. Tomé e Príncipe. Nesta perspectiva, ao longo do trabalho vamos apresentar os conceitos matemáticos relativos aos fractais, com vista a específicar actividades pedagógicas a decorrer na sala de aula com o devido apoio do corpo docente, actividades essas a realizar pelos alunos em grupo ou de forma individual, consolidando assim o tema em estudo, ou seja, os fractais. O trabalho está organizado em três capítulos, estruturados da seguinte forma: − No primeiro capítulo, apresentamos uma breve nota histórica, de modo a preparar o leitor para uma acessível compreensão da geometria fractal e suas propriedades; − No segundo capítulo, descrevemos, de forma breve, mas rigorosa, alguns dos mais conhecidos fractais que ao longo de vários anos têm fascinado alunos dos vários níveis de ensino permitindo, assim, uma melhor compreensão de certos conteúdos matemáticos; − No terceiro capítulo, apresentamos algumas sugestões e/ou orientações, no sentido de proporcionar uma melhor identificação de aspectos essenciais do tema, e ajudar na seleção e implementação de estratégias que melhor rentabilizam o trabalho na sala de aula; − Por fim, no quarto capítulo apresentaremos as conclusões desta dissertação. De referir que este trabalho tem por base os trabalhos mencionados na bibliografia [1, 24]; Abstract: Classic Fractals-Applications to the Classroom in S˜ao Tom´e The idea of this work is to approach the study of fractals, highlighting their beauty and mathematical importance. Subsequently, we intend to show that fractals are a relevant, structuring subject and that their study should be incorporated into secondary education in S˜ao Tom´e and, in this sense, it is important to have the necessary contacts with the country’s educational authorities for the possibility of introducing these concepts mathematicians in the Mathematics programs of S. Tom´e and Pr´ıncipe. In this perspective, throughout the work we will present the mathematical concepts related to Fractals, with a view to specific pedagogical activities taking place in the classroom with the proper support of the teaching staff, activities to be carried out by students in groups or individually, consolidating thus the subject under study, that is, fractals. The work is organized in three chapters, structured as follows: − In the first chapter, we present a brief historical note, in order to prepare the reader for an accessible understanding of fractal geometry and its properties; − In the second chapter, we describe, briefly but rigorously, some of the most wellknown fractals that over the years have fascinated students at various levels of education, thus allowing a better understanding of certain mathematical content; − In the third chapter, we present some suggestions and/or guidelines, in order to provide a better identification of essential aspects of the theme, and to help in the selection and implementation of strategies that better profit the work in the classroom; − Finally, in the fourth chapter we will present the conclusions of this dissertation. It should be noted that this work is based on the works mentioned in the bibliography [1, 24].Universidade de Évora2021-01-11T12:15:45Z2021-01-112020-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/28661http://hdl.handle.net/10174/28661TID:202572463porDepartamento de Matemáticapiresnelson111@gmail.com337Fernandes, Nelson Pires dos Santos Netoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:20Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28661Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:36.625677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fractais clássicos - Aplicações à sala de aulas em São Tomé
title Fractais clássicos - Aplicações à sala de aulas em São Tomé
spellingShingle Fractais clássicos - Aplicações à sala de aulas em São Tomé
Fernandes, Nelson Pires dos Santos Neto
Fractais
Fractais Clássicos
Sistemas Dinâmicos
Ensino da Matemática
Fractals
Classic Fractals
Iterative Systems
Mathematics Teaching
title_short Fractais clássicos - Aplicações à sala de aulas em São Tomé
title_full Fractais clássicos - Aplicações à sala de aulas em São Tomé
title_fullStr Fractais clássicos - Aplicações à sala de aulas em São Tomé
title_full_unstemmed Fractais clássicos - Aplicações à sala de aulas em São Tomé
title_sort Fractais clássicos - Aplicações à sala de aulas em São Tomé
author Fernandes, Nelson Pires dos Santos Neto
author_facet Fernandes, Nelson Pires dos Santos Neto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Nelson Pires dos Santos Neto
dc.subject.por.fl_str_mv Fractais
Fractais Clássicos
Sistemas Dinâmicos
Ensino da Matemática
Fractals
Classic Fractals
Iterative Systems
Mathematics Teaching
topic Fractais
Fractais Clássicos
Sistemas Dinâmicos
Ensino da Matemática
Fractals
Classic Fractals
Iterative Systems
Mathematics Teaching
description A ideia deste trabalho, é o de abordar o estudo dos fractais, evidenciando a sua beleza e importância matemática. Posteriormente, pretendemos mostrar que os fractais são um assunto relevante, estruturante e que o seu estudo deveria ser incorporado no ensino secundário de São Tomé e, nesse sentido, é importante os devidos contactos com as autoridades educativas do país para a possibilidade de introdução ao destes conceitos matemáticos nos programas de Matemática de S. Tomé e Príncipe. Nesta perspectiva, ao longo do trabalho vamos apresentar os conceitos matemáticos relativos aos fractais, com vista a específicar actividades pedagógicas a decorrer na sala de aula com o devido apoio do corpo docente, actividades essas a realizar pelos alunos em grupo ou de forma individual, consolidando assim o tema em estudo, ou seja, os fractais. O trabalho está organizado em três capítulos, estruturados da seguinte forma: − No primeiro capítulo, apresentamos uma breve nota histórica, de modo a preparar o leitor para uma acessível compreensão da geometria fractal e suas propriedades; − No segundo capítulo, descrevemos, de forma breve, mas rigorosa, alguns dos mais conhecidos fractais que ao longo de vários anos têm fascinado alunos dos vários níveis de ensino permitindo, assim, uma melhor compreensão de certos conteúdos matemáticos; − No terceiro capítulo, apresentamos algumas sugestões e/ou orientações, no sentido de proporcionar uma melhor identificação de aspectos essenciais do tema, e ajudar na seleção e implementação de estratégias que melhor rentabilizam o trabalho na sala de aula; − Por fim, no quarto capítulo apresentaremos as conclusões desta dissertação. De referir que este trabalho tem por base os trabalhos mencionados na bibliografia [1, 24]; Abstract: Classic Fractals-Applications to the Classroom in S˜ao Tom´e The idea of this work is to approach the study of fractals, highlighting their beauty and mathematical importance. Subsequently, we intend to show that fractals are a relevant, structuring subject and that their study should be incorporated into secondary education in S˜ao Tom´e and, in this sense, it is important to have the necessary contacts with the country’s educational authorities for the possibility of introducing these concepts mathematicians in the Mathematics programs of S. Tom´e and Pr´ıncipe. In this perspective, throughout the work we will present the mathematical concepts related to Fractals, with a view to specific pedagogical activities taking place in the classroom with the proper support of the teaching staff, activities to be carried out by students in groups or individually, consolidating thus the subject under study, that is, fractals. The work is organized in three chapters, structured as follows: − In the first chapter, we present a brief historical note, in order to prepare the reader for an accessible understanding of fractal geometry and its properties; − In the second chapter, we describe, briefly but rigorously, some of the most wellknown fractals that over the years have fascinated students at various levels of education, thus allowing a better understanding of certain mathematical content; − In the third chapter, we present some suggestions and/or guidelines, in order to provide a better identification of essential aspects of the theme, and to help in the selection and implementation of strategies that better profit the work in the classroom; − Finally, in the fourth chapter we will present the conclusions of this dissertation. It should be noted that this work is based on the works mentioned in the bibliography [1, 24].
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-23T00:00:00Z
2021-01-11T12:15:45Z
2021-01-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/28661
http://hdl.handle.net/10174/28661
TID:202572463
url http://hdl.handle.net/10174/28661
identifier_str_mv TID:202572463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Matemática
piresnelson111@gmail.com
337
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136667626373120