Dançar, Tocar Música e Fazer de Conta - os clubes escolares de cariz artístico no 2º e 3º ciclos do ensino básico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Leonor Célia Alves Baptista
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82461
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Sociologia apresentado à Faculdade de Economia
id RCAP_7afe19186b6658a7c72b9ac2cdd84e3d
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/82461
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dançar, Tocar Música e Fazer de Conta - os clubes escolares de cariz artístico no 2º e 3º ciclos do ensino básico.Dancing, Playing music and role-playing Related to the artistic school clubes in the 2nd and 3rd cycles.escolaeducação artisticadançamusicateatroschoolartistic educationdancemusictheaterRelatório de Estágio do Mestrado em Sociologia apresentado à Faculdade de EconomiaUm dos grandes desafios das sociedades passa pela análise e enquadramento da escola e do papel da Educação no tecido e nas práticas sociais atuais. As mudanças sociais registadas nas últimas décadas, nomeadamente aquelas referentes à globalização em curso, obrigam a repensar as estratégias, os conteúdos, modelos de avaliação e o posicionamento das matrizes curriculares numa articulação crítica com o mercado de trabalho e sistemas produtivos. A evolução tecnológica obrigou a reequacionar a relação desequilibrada entre o que o sistema de ensino confere através do diploma – hard skills e as soft skills. Esta questão faz repensar o lugar das artes no sistema educativo, na medida em que são elas, em certa medida, responsáveis pela aquisição dessas competências transversais e tão valorizadas pelas sociedades globais. Neste trabalho, pretende-se, após o enquadramento destas questões do ensino, compreender o lugar das artes, nomeadamente do ensino da dança, música e do teatro, no sistema educativo português. Como ainda não se encontrou um lugar esclarecido e bem definido para a criatividade, musicalidade e para a representação dramática, as escolas procuram responder aos desafios existentes e daí a importância dos clubes que, sob a forma de atividades extracurriculares, vão colmatando as lacunas derivadas da inexistência de áreas artísticas em boa parte dos currículos escolares. Neste trabalho, está relatada uma experiência do desenvolvimento de atividades artísticas numa escola, Centro de Estudos de Fátima (CEF), que funcionam como clubes escolares. Privilegiando a observação direta e a participação ativa pode-se verificar e compreender as dinâmicas que se vão desenvolvendo nesses clubes e na comunidade escolar envolvente. Foi possível sistematizar uma vasta e longa experiência que tem atravessado sucessivos anos letivos (nesta escola, os clubes, na sua modalidade atual, funcionam desde 1993 até à atualidade) e que procura concretizar as expectativas dos alunos, pais e restantes educadores e intervenientes sociais. O estágio curricular efetuado permitiu compreender que tipo de atividades são desenvolvidas nos clubes, como interagem os seus intervenientes e como concretizam os seus objetivos.Palavras – Chave: escola, educação artística, dança, música, teatro.One of the great challenges of societies is the analysis and framing of the school and the role of education in the social context and in current social practices. The social changes registered in the last decades, in particular those concerning globalization in progress, require a rethinking of the strategies, contents, models of evaluation and the positioning of curricular matrices in a critical articulation with the labor market and productive systems. The technological evolution forced to rethinking the unbalanced relationship between what the education system gives through the diploma - hard skills and soft skills. This question brings with it the need of rethinking the place of the arts in the educational system, inasmuch as they are to a certain extent responsible for the acquisition of those transversal competences so valued by global societies. In this work, it is intended, after framing these teaching questions, to understand the place of the arts, namely the teaching of dance, music and theater, in the Portuguese educational system. A clear and well-defined place for creativity, musicality and dramatic representation has not yet been found; so, schools seek to respond to existing challenges and, therefore, we can see the importance of clubs that, in the form of extracurricular activities, provide some answers to the absence of artistic areas in most school curricula. In this work, we will report an experience of the development of artistic activities in a school, Centro de Estudos de Fátima (CEF), that operates through school clubs focused in the education for the arts. By privileging direct observation and active participation, one can verify and understand the dynamics that were developed in those clubs and in the surrounding school community. It was possible to systematize a vast and long experience that has crossed successive years (in this school, the clubs, in their current modality, have worked since 1993 until now) and that seeks to fulfill the expectations of students, parents and other educators and social actors. The curricular internship in which this report is based has made it possible to understand what kind of activities are developed in the clubs, how their players interact and how they achieve their goals. Keywords: school, artistic education, dance, music, theater.2017-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82461http://hdl.handle.net/10316/82461TID:202111008porMendes, Leonor Célia Alves Baptistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-10-01T14:27:36Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82461Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:21.725656Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dançar, Tocar Música e Fazer de Conta - os clubes escolares de cariz artístico no 2º e 3º ciclos do ensino básico.
Dancing, Playing music and role-playing Related to the artistic school clubes in the 2nd and 3rd cycles.
title Dançar, Tocar Música e Fazer de Conta - os clubes escolares de cariz artístico no 2º e 3º ciclos do ensino básico.
spellingShingle Dançar, Tocar Música e Fazer de Conta - os clubes escolares de cariz artístico no 2º e 3º ciclos do ensino básico.
Mendes, Leonor Célia Alves Baptista
escola
educação artistica
dança
musica
teatro
school
artistic education
dance
music
theater
title_short Dançar, Tocar Música e Fazer de Conta - os clubes escolares de cariz artístico no 2º e 3º ciclos do ensino básico.
title_full Dançar, Tocar Música e Fazer de Conta - os clubes escolares de cariz artístico no 2º e 3º ciclos do ensino básico.
title_fullStr Dançar, Tocar Música e Fazer de Conta - os clubes escolares de cariz artístico no 2º e 3º ciclos do ensino básico.
title_full_unstemmed Dançar, Tocar Música e Fazer de Conta - os clubes escolares de cariz artístico no 2º e 3º ciclos do ensino básico.
title_sort Dançar, Tocar Música e Fazer de Conta - os clubes escolares de cariz artístico no 2º e 3º ciclos do ensino básico.
author Mendes, Leonor Célia Alves Baptista
author_facet Mendes, Leonor Célia Alves Baptista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Leonor Célia Alves Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv escola
educação artistica
dança
musica
teatro
school
artistic education
dance
music
theater
topic escola
educação artistica
dança
musica
teatro
school
artistic education
dance
music
theater
description Relatório de Estágio do Mestrado em Sociologia apresentado à Faculdade de Economia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/82461
http://hdl.handle.net/10316/82461
TID:202111008
url http://hdl.handle.net/10316/82461
identifier_str_mv TID:202111008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133936267296768