Do ensino primário à educação básica: a progressiva extensão da lógica uniformizadora (1997-2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Formosinho, João
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Machado, Joaquim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/25656
Resumo: Este artigo identifica as principais alterações organizacionais e pedagógicas na edu-cação básica primária de 1997 a 2018 e analisa as suas consequências na reconfigu-ração da organização do processo de ensino, da profissionalidade docente e das prá-ticas pedagógicas na educação primária. Verifica a tendência uniformizadora que generaliza a lógica da compartimentação do ensino e interpreta-a comoum processo progressivo de colonização cultural da educação de infância.
id RCAP_7affb67de49c5d69672ee8b00d7ae3bc
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25656
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do ensino primário à educação básica: a progressiva extensão da lógica uniformizadora (1997-2018)Educação básicaOrganização pedagógicaUniformidadeDiversidadeProfissionalidade docenteBasic educationPedagogical organizationUniformityDiversityTeaching professionalismEste artigo identifica as principais alterações organizacionais e pedagógicas na edu-cação básica primária de 1997 a 2018 e analisa as suas consequências na reconfigu-ração da organização do processo de ensino, da profissionalidade docente e das prá-ticas pedagógicas na educação primária. Verifica a tendência uniformizadora que generaliza a lógica da compartimentação do ensino e interpreta-a comoum processo progressivo de colonização cultural da educação de infância.This article identifies the main organizational and pedagogical changes in primary education from 1997 to 2018 and analyzes its consequences in the reconfiguration of the organization of the teaching process, teaching professionalism and pedagog-ical practices in primary education. It verifies the unifying tendency that generalizes the logic of the compartmentalization of education and interprets it as a progressive process of cultural colonization of childhood education.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de SetúbalVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFormosinho, JoãoMachado, Joaquim2018-09-11T13:42:49Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/25656porFormosinho, J., Machado, J. (2018). Do ensino primário à educação básica: a progressiva extensão da lógica uniformizadora (1997-2018). Medi@ções, Revista Online, 6(1), 5-291647-3078info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:31:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:20:26.361857Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do ensino primário à educação básica: a progressiva extensão da lógica uniformizadora (1997-2018)
title Do ensino primário à educação básica: a progressiva extensão da lógica uniformizadora (1997-2018)
spellingShingle Do ensino primário à educação básica: a progressiva extensão da lógica uniformizadora (1997-2018)
Formosinho, João
Educação básica
Organização pedagógica
Uniformidade
Diversidade
Profissionalidade docente
Basic education
Pedagogical organization
Uniformity
Diversity
Teaching professionalism
title_short Do ensino primário à educação básica: a progressiva extensão da lógica uniformizadora (1997-2018)
title_full Do ensino primário à educação básica: a progressiva extensão da lógica uniformizadora (1997-2018)
title_fullStr Do ensino primário à educação básica: a progressiva extensão da lógica uniformizadora (1997-2018)
title_full_unstemmed Do ensino primário à educação básica: a progressiva extensão da lógica uniformizadora (1997-2018)
title_sort Do ensino primário à educação básica: a progressiva extensão da lógica uniformizadora (1997-2018)
author Formosinho, João
author_facet Formosinho, João
Machado, Joaquim
author_role author
author2 Machado, Joaquim
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Formosinho, João
Machado, Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Organização pedagógica
Uniformidade
Diversidade
Profissionalidade docente
Basic education
Pedagogical organization
Uniformity
Diversity
Teaching professionalism
topic Educação básica
Organização pedagógica
Uniformidade
Diversidade
Profissionalidade docente
Basic education
Pedagogical organization
Uniformity
Diversity
Teaching professionalism
description Este artigo identifica as principais alterações organizacionais e pedagógicas na edu-cação básica primária de 1997 a 2018 e analisa as suas consequências na reconfigu-ração da organização do processo de ensino, da profissionalidade docente e das prá-ticas pedagógicas na educação primária. Verifica a tendência uniformizadora que generaliza a lógica da compartimentação do ensino e interpreta-a comoum processo progressivo de colonização cultural da educação de infância.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-11T13:42:49Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/25656
url http://hdl.handle.net/10400.14/25656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Formosinho, J., Machado, J. (2018). Do ensino primário à educação básica: a progressiva extensão da lógica uniformizadora (1997-2018). Medi@ções, Revista Online, 6(1), 5-29
1647-3078
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131902268932096