Do ensino primário à educação básica: a progressiva extensão da lógica uniformizadora (1997-2018)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/25656 |
Resumo: | Este artigo identifica as principais alterações organizacionais e pedagógicas na edu-cação básica primária de 1997 a 2018 e analisa as suas consequências na reconfigu-ração da organização do processo de ensino, da profissionalidade docente e das prá-ticas pedagógicas na educação primária. Verifica a tendência uniformizadora que generaliza a lógica da compartimentação do ensino e interpreta-a comoum processo progressivo de colonização cultural da educação de infância. |
id |
RCAP_7affb67de49c5d69672ee8b00d7ae3bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25656 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Do ensino primário à educação básica: a progressiva extensão da lógica uniformizadora (1997-2018)Educação básicaOrganização pedagógicaUniformidadeDiversidadeProfissionalidade docenteBasic educationPedagogical organizationUniformityDiversityTeaching professionalismEste artigo identifica as principais alterações organizacionais e pedagógicas na edu-cação básica primária de 1997 a 2018 e analisa as suas consequências na reconfigu-ração da organização do processo de ensino, da profissionalidade docente e das prá-ticas pedagógicas na educação primária. Verifica a tendência uniformizadora que generaliza a lógica da compartimentação do ensino e interpreta-a comoum processo progressivo de colonização cultural da educação de infância.This article identifies the main organizational and pedagogical changes in primary education from 1997 to 2018 and analyzes its consequences in the reconfiguration of the organization of the teaching process, teaching professionalism and pedagog-ical practices in primary education. It verifies the unifying tendency that generalizes the logic of the compartmentalization of education and interprets it as a progressive process of cultural colonization of childhood education.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de SetúbalVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFormosinho, JoãoMachado, Joaquim2018-09-11T13:42:49Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/25656porFormosinho, J., Machado, J. (2018). Do ensino primário à educação básica: a progressiva extensão da lógica uniformizadora (1997-2018). Medi@ções, Revista Online, 6(1), 5-291647-3078info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:31:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:20:26.361857Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do ensino primário à educação básica: a progressiva extensão da lógica uniformizadora (1997-2018) |
title |
Do ensino primário à educação básica: a progressiva extensão da lógica uniformizadora (1997-2018) |
spellingShingle |
Do ensino primário à educação básica: a progressiva extensão da lógica uniformizadora (1997-2018) Formosinho, João Educação básica Organização pedagógica Uniformidade Diversidade Profissionalidade docente Basic education Pedagogical organization Uniformity Diversity Teaching professionalism |
title_short |
Do ensino primário à educação básica: a progressiva extensão da lógica uniformizadora (1997-2018) |
title_full |
Do ensino primário à educação básica: a progressiva extensão da lógica uniformizadora (1997-2018) |
title_fullStr |
Do ensino primário à educação básica: a progressiva extensão da lógica uniformizadora (1997-2018) |
title_full_unstemmed |
Do ensino primário à educação básica: a progressiva extensão da lógica uniformizadora (1997-2018) |
title_sort |
Do ensino primário à educação básica: a progressiva extensão da lógica uniformizadora (1997-2018) |
author |
Formosinho, João |
author_facet |
Formosinho, João Machado, Joaquim |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Joaquim |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Formosinho, João Machado, Joaquim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação básica Organização pedagógica Uniformidade Diversidade Profissionalidade docente Basic education Pedagogical organization Uniformity Diversity Teaching professionalism |
topic |
Educação básica Organização pedagógica Uniformidade Diversidade Profissionalidade docente Basic education Pedagogical organization Uniformity Diversity Teaching professionalism |
description |
Este artigo identifica as principais alterações organizacionais e pedagógicas na edu-cação básica primária de 1997 a 2018 e analisa as suas consequências na reconfigu-ração da organização do processo de ensino, da profissionalidade docente e das prá-ticas pedagógicas na educação primária. Verifica a tendência uniformizadora que generaliza a lógica da compartimentação do ensino e interpreta-a comoum processo progressivo de colonização cultural da educação de infância. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-11T13:42:49Z 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/25656 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/25656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Formosinho, J., Machado, J. (2018). Do ensino primário à educação básica: a progressiva extensão da lógica uniformizadora (1997-2018). Medi@ções, Revista Online, 6(1), 5-29 1647-3078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131902268932096 |