O alinhamento entre estratégia de negócio, estratégia de operações e gestão operacional num contexto de aquisição: Um estudo de caso na Telefônica Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parnes, Claudia Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19565
Resumo: No Brasil, o crescimento do movimento de aquisição & fusão nos últimos anos tem proporcio-nado rico campo de pesquisa. O objetivo central desta dissertação é a pesquisa da aquisição de uma reconhecida empresa de telecomunicação (GVT) com oferta de serviços de telefonia fixa, TV por assinatura e "internet" em quase todo o país, pela multinacional Telefônica, com presença nacional na telefonia móvel e mercado restrito nos serviços de "internet", TV e Voz. Adotou-se, como estratégia de investigação do estudo de caso, as dimensões do papel da liderança para implementação da nova estratégia de negócio decorrente da aquisição e promoção da integra-ção. Complementando o estudo, a dimensão da gestão da estratégia de operação para preparar os canais de venda para a comercialização dos novos serviços e ofertas. O olhar investigativo também foi direcionado para a questão da integração cultural. Concluiu-se que a presença de uma liderança forte e a montagem de um escritório de integração para apoiar a todo o processo foram desafiados a buscar soluções e a superar dificuldades inicialmente desconsideradas. Os resultados foram obtidos através das pessoas e de seu comprometimento com a nova empresa. A liderança, em todos os níveis, teve um papel fundamental nesse processo. Os resultados apon-taram que, mesmo obtendo sucesso nesse processo, há indícios de que novas variáveis podem ser pesquisadas, como a análise da influência da cultura brasileira no processo. Sugere-se, ainda, pesquisar a eficácia da decisão pela manutenção dos executivos e times das duas empre-sas para os resultados obtidos.
id RCAP_7b01a8be7516a586d71acc911bed2468
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19565
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O alinhamento entre estratégia de negócio, estratégia de operações e gestão operacional num contexto de aquisição: Um estudo de caso na Telefônica BrasilAquisição & fusãoLiderançaGestão de operaçõesIntegração culturalAcquisition & mergerLeadershipOperation managementCultural integrationGestão estratégicaAquisição de empresa -- Acquisition of companyFusão de empresasImpacto culturalEstudo de casosBrasilNo Brasil, o crescimento do movimento de aquisição & fusão nos últimos anos tem proporcio-nado rico campo de pesquisa. O objetivo central desta dissertação é a pesquisa da aquisição de uma reconhecida empresa de telecomunicação (GVT) com oferta de serviços de telefonia fixa, TV por assinatura e "internet" em quase todo o país, pela multinacional Telefônica, com presença nacional na telefonia móvel e mercado restrito nos serviços de "internet", TV e Voz. Adotou-se, como estratégia de investigação do estudo de caso, as dimensões do papel da liderança para implementação da nova estratégia de negócio decorrente da aquisição e promoção da integra-ção. Complementando o estudo, a dimensão da gestão da estratégia de operação para preparar os canais de venda para a comercialização dos novos serviços e ofertas. O olhar investigativo também foi direcionado para a questão da integração cultural. Concluiu-se que a presença de uma liderança forte e a montagem de um escritório de integração para apoiar a todo o processo foram desafiados a buscar soluções e a superar dificuldades inicialmente desconsideradas. Os resultados foram obtidos através das pessoas e de seu comprometimento com a nova empresa. A liderança, em todos os níveis, teve um papel fundamental nesse processo. Os resultados apon-taram que, mesmo obtendo sucesso nesse processo, há indícios de que novas variáveis podem ser pesquisadas, como a análise da influência da cultura brasileira no processo. Sugere-se, ainda, pesquisar a eficácia da decisão pela manutenção dos executivos e times das duas empre-sas para os resultados obtidos.In Brazil, the growth of the acquisition & merger movement in recent years has provided a rich field of research. The main objective of this dissertation is the research of the acquisition of a renowned telecommunication company (GVT) with offer of fixed telephony, pay TV and In-ternet services in almost all the country, by the multinational Telefônica, with national presence in the mobile telephony. and restricted market in Internet, TV and Voice services. The case study's research strategy was based on the dimensions of leadership's role in implementing the new business strategy resulting from the acquisition and promotion of integration. Comple-menting the study, the management strategy dimension of the operation to prepare sales chan-nels for the commercialization of new services and offers. The investigative look was also di-rected to the issue of cultural integration. Analyzing the results, it was concluded that the pres-ence of strong leadership and the setting up of an integration office to support the entire process were challenged to seek solutions and overcome initially unidentified difficulties. The results were achieved through people and their commitment to the new company and leadership at all levels played a key role in this process. The results indicate that, even with success in this process, there are indications that new variables can be researched, such as the analysis of the influence of culture on the process. It is also worth researching the effectiveness of the decision by maintaining the executives and teams of both companies for the results obtained.2020-01-21T16:01:10Z2019-12-13T00:00:00Z2019-12-132019-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/19565TID:202358801porParnes, Claudia Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:43:53Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19565Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:45.070016Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O alinhamento entre estratégia de negócio, estratégia de operações e gestão operacional num contexto de aquisição: Um estudo de caso na Telefônica Brasil
title O alinhamento entre estratégia de negócio, estratégia de operações e gestão operacional num contexto de aquisição: Um estudo de caso na Telefônica Brasil
spellingShingle O alinhamento entre estratégia de negócio, estratégia de operações e gestão operacional num contexto de aquisição: Um estudo de caso na Telefônica Brasil
Parnes, Claudia Pereira
Aquisição & fusão
Liderança
Gestão de operações
Integração cultural
Acquisition & merger
Leadership
Operation management
Cultural integration
Gestão estratégica
Aquisição de empresa -- Acquisition of company
Fusão de empresas
Impacto cultural
Estudo de casos
Brasil
title_short O alinhamento entre estratégia de negócio, estratégia de operações e gestão operacional num contexto de aquisição: Um estudo de caso na Telefônica Brasil
title_full O alinhamento entre estratégia de negócio, estratégia de operações e gestão operacional num contexto de aquisição: Um estudo de caso na Telefônica Brasil
title_fullStr O alinhamento entre estratégia de negócio, estratégia de operações e gestão operacional num contexto de aquisição: Um estudo de caso na Telefônica Brasil
title_full_unstemmed O alinhamento entre estratégia de negócio, estratégia de operações e gestão operacional num contexto de aquisição: Um estudo de caso na Telefônica Brasil
title_sort O alinhamento entre estratégia de negócio, estratégia de operações e gestão operacional num contexto de aquisição: Um estudo de caso na Telefônica Brasil
author Parnes, Claudia Pereira
author_facet Parnes, Claudia Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Parnes, Claudia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Aquisição & fusão
Liderança
Gestão de operações
Integração cultural
Acquisition & merger
Leadership
Operation management
Cultural integration
Gestão estratégica
Aquisição de empresa -- Acquisition of company
Fusão de empresas
Impacto cultural
Estudo de casos
Brasil
topic Aquisição & fusão
Liderança
Gestão de operações
Integração cultural
Acquisition & merger
Leadership
Operation management
Cultural integration
Gestão estratégica
Aquisição de empresa -- Acquisition of company
Fusão de empresas
Impacto cultural
Estudo de casos
Brasil
description No Brasil, o crescimento do movimento de aquisição & fusão nos últimos anos tem proporcio-nado rico campo de pesquisa. O objetivo central desta dissertação é a pesquisa da aquisição de uma reconhecida empresa de telecomunicação (GVT) com oferta de serviços de telefonia fixa, TV por assinatura e "internet" em quase todo o país, pela multinacional Telefônica, com presença nacional na telefonia móvel e mercado restrito nos serviços de "internet", TV e Voz. Adotou-se, como estratégia de investigação do estudo de caso, as dimensões do papel da liderança para implementação da nova estratégia de negócio decorrente da aquisição e promoção da integra-ção. Complementando o estudo, a dimensão da gestão da estratégia de operação para preparar os canais de venda para a comercialização dos novos serviços e ofertas. O olhar investigativo também foi direcionado para a questão da integração cultural. Concluiu-se que a presença de uma liderança forte e a montagem de um escritório de integração para apoiar a todo o processo foram desafiados a buscar soluções e a superar dificuldades inicialmente desconsideradas. Os resultados foram obtidos através das pessoas e de seu comprometimento com a nova empresa. A liderança, em todos os níveis, teve um papel fundamental nesse processo. Os resultados apon-taram que, mesmo obtendo sucesso nesse processo, há indícios de que novas variáveis podem ser pesquisadas, como a análise da influência da cultura brasileira no processo. Sugere-se, ainda, pesquisar a eficácia da decisão pela manutenção dos executivos e times das duas empre-sas para os resultados obtidos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13T00:00:00Z
2019-12-13
2019-09
2020-01-21T16:01:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/19565
TID:202358801
url http://hdl.handle.net/10071/19565
identifier_str_mv TID:202358801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134767922282496