Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a resolução de problemas de adição e subtração numa turma de 1.º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/2053 |
Resumo: | O presente relatório, realizado no âmbito da realização do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico,encontra-se dividido em duas partes, sendo que a Parte I diz respeito à dimensão reflexiva e a Parte II diz respeito à dimensão investigativa. Na Parte I deste relatório apresentam-se duas reflexões críticas e fundamentadas, uma sobre o contexto de Pré-Escolar e outra sobre o contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas reflexões procuram traduzir o percurso realizado ao longo do Mestrado, bem como algumas mudanças sentidas em vários níveis, nomeadamente, na planificação, intervenção e reflexão, mostrando também diversas dificuldades e aprendizagens realizadas. Na Parte II deste relatório apresenta-se uma investigação realizada numa turma de 1.º ano de escolaridade, que incidiu na resolução de problemas envolvendo os diferentes sentidos das operações de adição e subtração. Esta investigação revestiu carácter qualitativo, uma vez que se pretendeu analisar e compreender as estratégias utilizadas pelos alunos aquando da resolução de problemas bem como o modo como as estratégias usadas evoluem. Os resultados obtidos mostram que as estratégias utilizadas pelos alunos não foram muito diversificadas, sendo que o recurso a estratégias associadas aos níveis de cálculo por contagem foram as mais utilizadas ao longo do tempo em que se recolheram os dados. |
id |
RCAP_7b16306bf566c20df1fac81bda707f3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2053 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a resolução de problemas de adição e subtração numa turma de 1.º anoEnsino básico do 1º cicloMatemáticaEnsino da matemáticaAdiçãoSubtraçãoDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório, realizado no âmbito da realização do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico,encontra-se dividido em duas partes, sendo que a Parte I diz respeito à dimensão reflexiva e a Parte II diz respeito à dimensão investigativa. Na Parte I deste relatório apresentam-se duas reflexões críticas e fundamentadas, uma sobre o contexto de Pré-Escolar e outra sobre o contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas reflexões procuram traduzir o percurso realizado ao longo do Mestrado, bem como algumas mudanças sentidas em vários níveis, nomeadamente, na planificação, intervenção e reflexão, mostrando também diversas dificuldades e aprendizagens realizadas. Na Parte II deste relatório apresenta-se uma investigação realizada numa turma de 1.º ano de escolaridade, que incidiu na resolução de problemas envolvendo os diferentes sentidos das operações de adição e subtração. Esta investigação revestiu carácter qualitativo, uma vez que se pretendeu analisar e compreender as estratégias utilizadas pelos alunos aquando da resolução de problemas bem como o modo como as estratégias usadas evoluem. Os resultados obtidos mostram que as estratégias utilizadas pelos alunos não foram muito diversificadas, sendo que o recurso a estratégias associadas aos níveis de cálculo por contagem foram as mais utilizadas ao longo do tempo em que se recolheram os dados.Rebelo, Isabel Sofia Godinho da SilvaIC-OnlineCastelhano, Suse Paula da Silva2016-07-28T10:29:11Z2016-06-202016-06-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2053TID:201217457porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:44:14Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:30.601103Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a resolução de problemas de adição e subtração numa turma de 1.º ano |
title |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a resolução de problemas de adição e subtração numa turma de 1.º ano |
spellingShingle |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a resolução de problemas de adição e subtração numa turma de 1.º ano Castelhano, Suse Paula da Silva Ensino básico do 1º ciclo Matemática Ensino da matemática Adição Subtração Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a resolução de problemas de adição e subtração numa turma de 1.º ano |
title_full |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a resolução de problemas de adição e subtração numa turma de 1.º ano |
title_fullStr |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a resolução de problemas de adição e subtração numa turma de 1.º ano |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a resolução de problemas de adição e subtração numa turma de 1.º ano |
title_sort |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: a resolução de problemas de adição e subtração numa turma de 1.º ano |
author |
Castelhano, Suse Paula da Silva |
author_facet |
Castelhano, Suse Paula da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castelhano, Suse Paula da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino básico do 1º ciclo Matemática Ensino da matemática Adição Subtração Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Ensino básico do 1º ciclo Matemática Ensino da matemática Adição Subtração Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O presente relatório, realizado no âmbito da realização do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico,encontra-se dividido em duas partes, sendo que a Parte I diz respeito à dimensão reflexiva e a Parte II diz respeito à dimensão investigativa. Na Parte I deste relatório apresentam-se duas reflexões críticas e fundamentadas, uma sobre o contexto de Pré-Escolar e outra sobre o contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas reflexões procuram traduzir o percurso realizado ao longo do Mestrado, bem como algumas mudanças sentidas em vários níveis, nomeadamente, na planificação, intervenção e reflexão, mostrando também diversas dificuldades e aprendizagens realizadas. Na Parte II deste relatório apresenta-se uma investigação realizada numa turma de 1.º ano de escolaridade, que incidiu na resolução de problemas envolvendo os diferentes sentidos das operações de adição e subtração. Esta investigação revestiu carácter qualitativo, uma vez que se pretendeu analisar e compreender as estratégias utilizadas pelos alunos aquando da resolução de problemas bem como o modo como as estratégias usadas evoluem. Os resultados obtidos mostram que as estratégias utilizadas pelos alunos não foram muito diversificadas, sendo que o recurso a estratégias associadas aos níveis de cálculo por contagem foram as mais utilizadas ao longo do tempo em que se recolheram os dados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-28T10:29:11Z 2016-06-20 2016-06-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/2053 TID:201217457 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/2053 |
identifier_str_mv |
TID:201217457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136960186417152 |